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BYD Investe R$5,5 Bilhões em Camaçari

BYD Investe R$5,5 Bilhões em Camaçari: Impulsionando a Revolução dos Veículos Elétricos no Brasil, aumentando sua competitividade.
BYD Investe R$ 5,5 Bilhões em Camaçari

Sumário

BYD e sua importância global

A presença global da BYD na promoção da energia solar, armazenamento de energia e mobilidade elétrica para combater a poluição, melhorar a qualidade de vida e impulsionar empregos verdes é um testemunho do sonho de Wang Chuanfu, o fundador e CEO atual da empresa.

Desde o seu início em 1995, a BYD, que significa “Construa Seus Sonhos”, tem sido uma força motriz no desenvolvimento sustentável.

Com sede em Shenzhen, na China, a BYD é reconhecida por sua experiência em baterias recarregáveis e seu compromisso com um futuro sustentável. A empresa lidera o caminho na criação de um Ecossistema de Energia com Emissões Zero, abrangendo energia solar, armazenamento de energia e transporte eletrificado.

Além disso, a BYD se destacou como um dos maiores fabricantes globais de baterias de lítio-ferro e veículos elétricos plug-in. Com presença em seis continentes e operações em mais de 300 cidades de 50 países, a empresa emprega mais de 600 mil pessoas em mais de 400 cidades, com uma extensa rede de operações.

Sua influência vai além do setor de veículos elétricos, pois também é a segunda maior fornecedora de componentes para dispositivos móveis e é a única empresa a oferecer uma gama completa de componentes estruturais e fabricação de produtos completos.

Com mais de 38 mil patentes desenvolvidas e mais de 26 mil aprovadas, a BYD continua a ser uma líder incontestável na inovação e sustentabilidade.

BYD investirá R$ 5,5 bilhões em nova fábrica na Bahia, quase o dobro do planejado inicialmente

A BYD anunciou um investimento de R$5,5 bilhões para a construção de sua fábrica na Bahia, quase o dobro do previsto inicialmente. Na segunda-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues e representantes da Build Your Dreams (BYD) realizaram uma visita técnica ao Complexo Industrial Automobilístico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador.

O grupo inspecionou os diversos espaços do empreendimento, que irá abrigar três unidades fabris da montadora chinesa. Com investimento aproximado de R$5,5 bilhões, a adequação da planta deve ser concluída até o final deste ano.

“Além da consolidação dos compromissos da BYD com a implantação da indústria em Camaçari, nós tivemos um aumento significativo do valor anunciado da última reunião para esta hoje. Hoje, a BYD anunciou 5,5 bilhões de reais nesta parte inicial da planta. Nós estamos falando de saída de 3 bi para 5 bilhões e meio. Portanto, quase o dobro do valor de investimentos”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues.

A expectativa é de que sejam gerados mais de dez mil empregos, entre diretos e indiretos. “Teremos a alegria das oportunidades de empregos que iremos gerar e a alegria de constatar que o mundo vai saber que a BYD, uma indústria chinesa, produz e monta carros aqui, em Camaçari”, completou o chefe do executivo.

“A cada mês que vocês vierem aqui, verão essa fábrica diferente. Vamos colocar, aqui, a mais alta tecnologia. Será uma das fábricas mais avançadas e modernas do mundo”, prometeu Stella Li, CEO Américas e vice-presidente global da BYD. Ela levantou a possibilidade de o presidente chinês, Xi Jinping, vir para o Brasil para a inauguração.

As unidades irão produzir chassis de veículos de passeio elétricos e híbridos, e de ônibus e caminhões elétricos. O local também será usado para processamento de lítio e ferro fosfato para exportação. Está prevista a construção de um centro de pesquisa, para desenvolver um carro híbrido, mas que, também, utilize eletricidade e etanol aqui no estado.

Instalação na Bahia será ainda em 2024

Na primeira etapa, a fábrica baiana será responsável por abastecer o mercado automotivo com três modelos. Os escolhidos foram o hatch Dolphin e o SUV Yuan Plus, de início, e o híbrido Song Plus, no segundo momento. É prevista que a capacidade inicial seja de 150 mil unidades por ano.

A segunda fase será dedicada à indústria química, para processamento de lítio e ferro fosfato para beneficiamento e exportação de 100% da produção para a China. A terceira e última etapa será a fabricação de chassis para montagem e produção de ônibus e caminhões elétricos.

A estimativa é de que a produção comece no último trimestre de 2024, como destaca o conselheiro especial da BYD, Alexandre Baldy. “As obras, agora, oficialmente, podem ser iniciadas. Hoje, o governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, trouxe aqui toda a sua equipe e, também, a licença necessária para que permita que essas obras civis possam iniciar já no dia de amanhã. E eu desejo que nós consigamos acelerar ao máximo esse processo, para que, em poucos meses, a gente consiga cumprir a fase inicial, que é da montagem dos carros, podendo ser no último trimestre de 2024, para que a gente possa iniciar, de fato, a produção integral já em meados de 2025. A implementação de toda a fábrica levará dois anos”, detalhou.

A empresa já solicitou a licença de instalação, autorização de supressão de vegetação e autorização para manejo de fauna, junto à Secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema). O processo foi concluído e está prestes a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Outra importante medida para a instalação da montadora no território baiano foi o compromisso assumido pelo Governo do Estado de conceder incentivos fiscais previstos nos programas Proauto e Desenvolvê, que visa complementar e diversificar a matriz industrial e agroindustrial do estado, mediante fomento à instalação de novos empreendimentos industriais e à expansão, reativação e/ou modernização de empreendimentos já instalados, por meio da desoneração do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de bens destinados ao ativo fixo.

Aliado a isso, o Estado da Bahia aprovou a desoneração do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos elétricos de até R$ 300 mil.

Houve, ainda, a proposta de alteração no nome da via que dá acesso à empresa, de Henry Ford para Estrada dos Sonhos. A visita também contou com as presenças dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, e da Fazenda, Manoel Vitório.

Localização estratégica da fábrica:

A escolha das instalações de fabricação é guiada pela estratégia da empresa, considerando as vantagens geográficas e os recursos disponíveis, afirmou a empresa chinesa de tecnologia verde.

Com uma capacidade de 150 mil unidades por ano, a produção nacional desempenha um papel crucial na expansão planejada da BYD. Durante uma coletiva de imprensa em Shenzhen, China, na sede da empresa, Stella Li, enfatizou a importância estratégica do Brasil devido à sua localização central na América do Sul.

Ela destacou que o país tem potencial para se tornar um centro de produção não apenas para o mercado brasileiro, mas também para os países vizinhos.

Impacto econômico do investimento de R$5,5 bilhões

Há grandes expectativas em relação aos benefícios positivos que a empresa chinesa BYD poderá trazer para a Bahia, especialmente em Camaçari, após os impactos negativos causados pela saída da Ford na economia e no mercado de trabalho. Esta é uma página que empresários, profissionais desempregados, especialistas e governantes estão ansiosos para virar.

Os dados sobre os danos causados pela saída da Ford são impressionantes. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que 50 mil pessoas perderam seus empregos em toda a cadeia produtiva da montadora, incluindo fornecedores de alimentação, transporte de funcionários, segurança patrimonial e outros serviços. Apenas na linha de produção, são 15 mil trabalhadores desempregados.

A prefeitura de Camaçari estima que cerca de R$20 milhões por mês deixaram de circular na economia local, levando em consideração apenas os salários dos funcionários diretos da montadora e dos fornecedores.

Entidades empresariais do estado, líderes trabalhistas, economistas e o governo estão determinados a superar essa situação com a chegada da BYD, que planeja estabelecer uma fábrica de chassis de ônibus e caminhões elétricos, além de uma fábrica de baterias de lítio. Prevê-se que o complexo criará cerca de 5 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Armando Avena, economista com mestrado em Planejamento Global e Política Econômica e doutorado em Ciências Sociais, ex-secretário de Planejamento da Bahia, acredita que a BYD colocará o estado em destaque na indústria de veículos elétricos e híbridos no Brasil.

Ele destaca que a BYD é a maior produtora mundial de carros elétricos, superando a Tesla de Elon Musk, e possui tecnologia de ponta. Avena também vê oportunidades de sinergia entre BYD e Stellantis, que possui uma fábrica em Goiana (Pernambuco).

Carlos Henrique Passos, presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), afirma que a BYD trará um novo ciclo positivo para a indústria local, impulsionado pelas oportunidades tecnológicas proporcionadas pela transição para veículos elétricos ou híbridos.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari está discutindo formas de aproveitar a mão de obra disponível na região para atender à demanda do complexo automotivo. A expectativa é utilizar a experiência dos trabalhadores desempregados pela Ford.

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil), vê na BYD a oportunidade de não apenas revitalizar a indústria automotiva local, mas também de estabelecer um polo automotivo abrangente na região. Ele destaca a disposição da empresa em colaborar para o desenvolvimento regional, priorizando fornecedores locais. A criação de um ecossistema forte é vista como benéfica para todos os envolvidos.

Inovação e tecnologia:

Quanto ao avanço tecnológico, Avena destaca o potencial transformador da BYD para a Bahia e o Brasil, destacando a oportunidade de combinar a expertise já existente com os recursos do centro tecnológico Senai Cimatec Park. Este parque tecnológico, situado em Camaçari, abrange uma área de quatro milhões de metros quadrados.

Equipado com laboratórios de ponta, instalações de grande escala para testes piloto, zonas seguras para experimentação e operações de alto risco, além de uma pista de testes automotivos, o Cimatec foi originalmente estabelecido com o apoio da Ford.

Após a saída da montadora, o Cimatec permanece ativo graças ao apoio contínuo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Este centro conta com uma equipe de dois mil engenheiros altamente especializados”, enfatiza o ex-secretário.

Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental:

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, a chegada da BYD trará um impulso significativo para a economia do estado, especialmente após a saída da Ford.

Almeida destaca que além do impacto econômico positivo, a BYD também contribuirá para avanços na sustentabilidade e na adoção de uma matriz energética mais limpa. Isso inclui a redução das emissões de gases do efeito estufa e o estímulo a novos investimentos no setor na Bahia.

Ele enfatiza que essa parceria estratégica não apenas fortalecerá a economia local, mas também abrirá novas oportunidades para um crescimento sustentável e inovador.

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