O Corolla possui 50.000.000 unidades vendidas acumuladas desde quando o carro foi lançado até 2021 e com seu sucesso de comercialização seus modelos vêm sendo melhorados a cada ano que passa.
Já deu para perceber que a Toyota não estava para brincadeira quando idealizou o Corolla?
Independentemente da sua resposta, você vai sair renovado daqui após ler esse artigo.
Vamos te mostrar uma breve história do Toyota Corolla apontando os pontos mais importantes, interessantes e curiosos dessa trajetória de mais de 50 anos do modelo.
Também haverá um bônus de 6 curiosidades sobre esse carro no final do texto.
Então, se eu fosse você eu embarcaria nessa aventura de descobertas sobre o “Coroa de Flores” (calma, já já você vai entender o porquê desse nome!).
Pontapé inicial
A Toyota “deu à luz” ao primeiro carro desta série em outubro de 1966, que recebeu nacionalidade japonesa (foi criado no Japão), mas acabou se tornando mais um habitante do mundo, já que, desde 1968 começou a ser exportado para os mais diversos cantos do planeta.
Ele foi idealizado para suprir as novas necessidades que o mercado japonês adquiriu na época.
Seus primeiros modelos eram especialmente de tração traseira, tendo os seus sucessores contrariando o que era a princípio, sendo de tração dianteira.
Significado do nome:
O nome dele vem do latim que significa “Coroa de Flores”, esses últimos então, significam felicidade e triunfo, sensações que os donos da Corolla e os clientes conhecem bem.
O começo de um enorme sucesso
O Corolla foi o carro mais vendido do mundo em 1974, com cerca de apenas 8 anos de lançamento, além de que, no ano de 1977 ele superou o Fusca, sendo a placa de identificação de carro mais vendida do mundo e de lá para cá, continua reinando no setor automotivo.
Corolla no Brasil
Esse automóvel começou a ser importado no Brasil em 1992, na versão LE, tendo um motor de 1,2 L,16 válvulas e 45 cavalos.
Foi fabricado em 1996 pela primeira vez no país na fábrica de Indaiatuba (São Paulo), na oitava geração, produzindo cerca de mais de 1,4 milhão de exemplares até hoje.
Os exemplares feitos nesta fábrica são exportados para outros países da América Latina como: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia.
No crash test **(em português “teste de batida”), um teste exigido por lei para as montadoras de carros verificarem o nível de segurança de um automóvel a Latin NCap (um dos programas que realiza esse teste), registrou 4 estrelas de 5 para o Corolla do Brasil.
Tudo pareceu muito triunfante até aqui, não é? Continue lendo para saber porque nem só de conquistas viveu a produtora do Corolla.
Sim, apesar do nome do carro (“Coroa de Flores”) nem tudo na sua história foram apenas flores, já que, em 2010 houve o maior recall da Toyota sendo feito no mundo todo.
O motivo disso? O tapete do Corolla é escorregadio, podendo ocasionar acidentes, no caso, fazer com que o motorista acelere ou freie imprevistamente.
Com isso, a Toyota chegou até a ter suas vendas proibidas no estado de Minas Gerais por determinação do Procon, a mando do Ministério Público.
As 12 gerações
Primeira geração
Ocorreu no ano de nascimento do Toyota Corolla (1966) até 1970, possuindo como chefe de desenvolvimento do primeiro modelo, o japonês Tatsuo Hasegawa.
Tatsuo e a sua equipe queriam superar as expectativas com sua criação apostando em qualidade, possuindo no carro pioneiro 3,85 metros de comprimento e 2,28 de entre-eixos.
Podemos citar também, que o avanço da primeira geração do Corolla foi influenciada em boa parte pelo sucesso e aprendizado adquirido pela Toyota com o automóvel lançado anteriormente chamado Toyota Publica.
Segunda geração
A segunda geração estreou em 1970 se mantendo até o ano de 1974, com isso, o Corolla veio com um corpo mais arredondado.
Já no ano de estreia dessa geração ele foi o segundo carro mais vendido do mundo.
Terceira geração
Surgiu em 1974 a terceira geração do “Coroa de Flores” se estendendo a 1979, dessa vez os modelos novatos até então, ficaram com peso e porte maiores.
Quarta geração
De 1979 a 1983 a quarta geração esteve presente, além disso, ela não só esteve presente como nos presenteou com um design renovado do carro, ganhando uma borda quadrada.
Quinta geração
Entre 1983 a 1987 a quinta geração foi destaque sendo a primeira geração que veio com tração dianteira.
Sexta geração
“Dando as caras” entre 1987 a 1991 a quarta geração do Corolla trouxe com ela um modelo mais refinado do que os outros mais antigos.
Sétima geração
O Corolla foi reformulado nessa época com a intenção de ser maior, obter mais peso e possuir a forma aerodinâmica completamente arredondada.
Tendo o “ar da graça” da sétima geração ocorrendo entre meados de 1991 a 1995.
Oitava geração
Os anos que abrangeram a oitava geração foram 1995 a 2000.
Vindo com um design ligeiramente alterado em todas as partes possíveis (e inimagináveis), o catálogo de modelos mudou a partir daqui, já que a Toyota notou que com mais opções de estilos distintos as vendas poderiam aumentar, atraindo mais clientes.
Nona geração
Esses foram os anos da nona geração: 2000 a 2007.
Ousadia e tecnologia foram os novos atributos dessa geração, porque seus equipamentos estavam mais bem equipados.
Obteve um enorme sucesso entre o público do país do futebol (e também muito entusiasta com o mundo dos automóveis, claro).
Décima geração
Foi introduzida em 2006 se alongando até 2013, mudanças foram feitas tornando o Toyota Corolla mais seguro e sendo vendido pela décima geração em dois modelos, elaborados para cumprir as regulamentações do governo japonês.
Décima primeira geração
Vendida de 2012 a 2019, essa atualização foi mais estética do que mecânica.
Décima segunda geração
De 2018 até o momento, a décima geração está disponível em três modelos diferentes: sedã, hatchback e perua.
O sucesso atualmente
Com o sucesso da marca, a Toyota expandiu seu mercado de produção.
Para você ter uma noção, em tempos não tão distantes assim (2017 para mais precisão) os modelos e versões do Corolla eram fabricados em 11 países, sendo eles: Japão, Brasil, Canadá, China, Paquistão, África do Sul, Taiwan, Tailândia, Turquia, Reino Unido e os Estados Unidos.
Porém, anteriormente o Corolla era produzido em outras 7 nacionalidades: Austrália, Índia, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas e Vietnã.
Também, foi o primeiro carro a introduzir luzes de inversão brancas que hoje todos os carros usam e além disso tudo, ele continua sendo um dos modelos de carros mais vendidos em todo o mundo, altamente rentável.
O Toyota também atualmente é líder de vendas entre os sedãs médios no mercado do Brasil com 5 versões, três delas possuindo o padronizado motor térmico 2.0 de 177 cavalos, juntamente com duas híbridas com motor flex 1.8 de 101 cavalos, recebendo ajuda de dois elétricos de 72 cavalos.
“Por que o Toyota Corolla vende tanto?””
- O Corolla é muito comercializado por ser também muito produzido, tanto que, a Toyota em 1980 produziu diariamente em média 2.364 unidades, batendo um recorde.
- A inovação ocorre frequentemente nas gerações do Corolla, não é à toa que o modelo de carro tem 12 gerações.
- O Corolla é fabricado há mais de 5 décadas, transmitindo confiabilidade nas pessoas. Ao longo desse tempo a Toyota construiu uma boa reputação com o público, transmitindo ao mercado em geral, uma sensação de segurança com a marca (e com o Corolla).
- Além de ele possuir alta tecnologia aliada a um design simples, prático e direto, sem muitas frescuras.
Bônus: 6 curiosidades sobre o Toyota Corolla
1- Com 16 anos e 4 meses do lançamento do Corolla, a montadora japonesa vendeu 10 milhões de “Corollas”.
2 – Ele superou o cargo de veículo mais vendido de todos os tempos que antes era do Fusca.
3 – O Corolla já foi estrela na música, ganhando ênfase em canções como “Novo Corolla” de MC Hariel, “Passei de Corolla”, MC Charada, “Menor de Corolla” de MC Rodolfinho e “Corolla” do cantor Dalsin.
4 – O ator Brad Pitt foi o garoto propaganda do Toyota Corolla da nona geração, o modelo do carro ficou até conhecido com essa associação.
5 – A fabricante do carro foi homenageada com uma cidade com seu nome no Japão.
Você deve estar se perguntando “como assim?” Mas o que aconteceu foi que a cidade, que até então se chamava “Korona” decidiu fazer um tributo ao negócio mais bem-sucedido do país.
6 – Outra curiosidade sobre a produtora do Corolla, é que em 2013, a Toyota foi a primeira empresa automobilística a fabricar em um ano mais de 10 milhões de carros.
Conclusão
Essa foi a nossa breve história sobre o Toyota Corolla, entre sucesso e renovação constante esse automóvel parece nunca decepcionar.
Espero que você tenha saído renovado após ler, entendendo que quando a Toyota lançou o Corolla para o mundo, ela definitivamente não estava para brincadeira.
Por isso, os resultados se mantêm bons desde o pontapé inicial de sua criação.
Tentamos trazer um artigo o mais completo possível para você, então, se ele foi útil ou te ajudou, por favor, não se esqueça de compartilhar!
Gratidão por ler!