Após 70 anos de muita história e produção da Kombi no Brasil, a Volkswagen realizou um evento em São Paulo no Ginásio do Ibirapuera, reunindo mais de 5.000 pessoas para comemorar as 7 décadas de produção dos veículos alemães em território brasileiro. Para fazer jus aos 70 anos da marca no país, a montadora irá comercializar 70 exemplares desta releitura da lendária Kombi.
A empresa aproveitou o evento e a data tão marcante para apresentar a revolução de um dos seus marcos automobilísticos. A famosa perua da montadora agora volta as ruas brasileiras, carregada de inovações e artefatos que relembram sua “Velha Senhora”.
Recheada de história a antiga Kombi que já teve diversos tipos de motorização, como carburada, injetara a água ou a ar, alimentada por gasolina ou álcool, ou até mesmo em sua versão com motor a diesel do motor da Saveiro da época. Agora a nova perua vem com apenas uma “motorização”, se tornando a Kombi Elétrica, ou como anunciada pela VW, ID.Buzz.
“O ID.Buzz une passado e presente.”
70 anos de história, muita coisa mudou…
Com sua produção iniciada em 1953 junto do Fusca, sendo os primeiros veículos feitos pela montadora alemã em território brasileiro. Na época, a produção era toda feita em um galpão no bairro do Ipiranga na capital de São Paulo, lá foram feitos mais de 500 veículos.
Com o aumento da produção, 4 anos depois, em 1957, a planta foi transferida para Sao Bernardo do Campo, onde reside até hoje sua produção. De lá para cá foram comercializados cerca de 1.5 milhões de Kombi.
Após 60 anos de montagem da Kombi, com novas leis para comercialização de veículos, como, obrigatoriedade dos veículos serem vendidos com airbags e freios ABS como equipamentos de série, a perua teve sua produção interrompida.
Mesmo com sua interrupção de quase 10 anos de produção, a Kombi até hoje se consagra sendo o veículo mais utilizado por empresas no país. Segundo dados de uma pesquisa, a van se mantém nas ruas brasileiras operado por empresas e ativa por um período de quase 20 anos, em média.
“Após 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, os brasileiros poderão reviver a liberdade, independência e emoção da Velha Senhora, agora zero emissão e totalmente sustentável.”
Nova ID.Buzz ou Kombi Elétrica
A nova linha de carros elétricos da Volkswagen chamada de ID utilizam a mesma plataforma elétrica modular, assim compartilhando algumas funções. Assim a nova Kombi Elétrica, ou ID.Buzz como chamada pela VW, irá compartilhar sua plataforma e muita das funções com o ID.4. As principais funções compartilhadas serão, assistente de voz, volante, multimídia do veículo, painel de instrumentos, sistema de luzes LED e um sistema de frenagem autônoma.
Talvez uma das maiores diferenças de dirigibilidade da clássica Kombi para esta nova, além da motorização, seja a posição de guiar o veículo. Pois na antiga o motorista tinha seu banco montado bem acima do eixo dianteiro do carro, com o enorme volante montado quase que na horizontal, algo que não vemos mais.

A dirigibilidade agora remete bem mais a um carro comum, sem aquele pula-pula dos bancos resultando em uma fadiga prematura, isso não vemos na ID.Buzz. Outro aspecto que ajuda no conforto do motorista é o posicionamento das baterias, que ficam na parte do assoalho, assim reduzindo o centro de gravidade. E falando em conforto para quem dirige, o carro vem equipado com bancos que fazem massagem.
Motorização
Aqui nada motor carburado ou injetado, muito menos gasolina ou álcool, muito menos a diesel, estamos falando de 0 emissões de poluentes, pois a nova Kombi vem equipada com um motor 100% elétrico.
Aqui vemos uma grande característica herdada da clássica Kombi, a tração apenas para o eixo traseiro, e seu motor elétrico montado no próprio eixo. Segunda a montadora alemã o motor gera cerca de 150 Kw, o que dá aproximadamente 203 cavalos (mais que o dobro da “Velha Senhora”). Seu torque impressiona, cerca de 31 kgfm.

Sua bateria de lítio possui uma capacidade total de 77 kWh, que se instala pelo assoalho da van, algo comum no mundo dos veículos elétricos.
Tudo indica que a ID.Buzz irá possuir uma velocidade máxima limitada em 145 Km/h. E irá conseguir realizar 0 a 100 Km/h na casa dos 10 segundos.
Design e Tecnologia
Fato é que a Kombi passou por uma grande restilizacao, mas muito do design e características da nova versão são trazidos do veículo produzido há algumas décadas atrás. Assim, como uma das características que mais chame a atenção seja a clássica “blusa e saia”, a pintura de duas cores na carroceria, formando um V no capô do carro, como em antecessora.

O atual design vem inspirado de um dos maiores clássicos da Kombi, a T1, ou como era ou ainda é popularmente conhecida, Kombi Corujinha, comercializada entre 1950 e 1975.
Outras características herdadas de sua irmã mais velha são as portas laterais e as clássicas alças no teto do veículo para quem viaja nos bancos de trás do veículo. Nesta nova versão, vem equipada com duas portas traseiras de correr e com acionamento elétrico. O grande destaque vai para o seu porta-malas com mais de 1.100 litros de capacidade.

A ID.Buzz vem equipada com diversos equipamentos e tecnologias de segurança atuais, como um pacote ADAS de segurança ativa e passiva, ACC adoptivo e até mesmo frenagem autônoma.
Na parte central do painel a van vem equipada com uma tela de multimídia de 10 polegadas touch-screen, e um painel de instrumentos para o motorista localizado atrás do volante, sob uma tela de 5,3 polegadas.

Na parte interna da van ao invés dos 9 lugares como era a antiga Kombi, na nova serão apenas 5 pessoas que poderão viajar dentro do carro. Nos Estados Unidos uma versão que irá comportar até 8 pessoas está para ser lançada, porém nenhuma previsão para esta vir ao Brasil, por enquanto, que adquirir a ID.Buzz terá que se contentar em viagens com apenas 5 pessoas dentro do veículo.
Autonomia
Como uma das maiores preocupações ao comprar um carro elétrico é a autonomia do veículo e quantos quilômetros o mesmo consegue percorrer sem a necessidade de recarga, a nova Kombi elétrica, conhecida como ID.Buzz, chega ao mercado para atender a essas expectativas de forma impressionante.
Equipada com uma bateria de 170 kW, a ID.Buzz oferece uma autonomia de até 420 km, permitindo viagens mais longas sem a necessidade de recarregar. Além disso, graças à capacidade de carregamento rápido, a bateria pode ser recarregada de 5% até 80% em cerca de 30 minutos em uma estação de recarga rápida.
Valores
Por ora nada de produção Brasileira, ao contrário do que imaginavam os entusiastas ao irem no evento de 70 anos de Volkswagen no Brasil, a ID.Buzz será produzida na Alemanha, na cidade de Hannover.
As 70 unidades que virão para o Brasil não serão vendidas pela Volkswagen Brasil, mas sim entrarão em um plano de assinatura, ou seja, para aqueles que desejam ter um exemplar em sua garagem não poderá comprar inicialmente. O interessado terá que pagar uma taxa mensal para assim possuir uma Kombi elétrica.
Quando acabar o período de assinatura do ID.Buzz, os veículos poderão ser adquiridos pelos assinantes ou vendidos para outras pessoas como um carro já usado. Como inicialmente serão apenas 70 unidades importadas do veículo, não espere ver muitas nas ruas.
Já disponível para vendas na Europa e com filas para adquirir o modelo, lá fora o veículo é comercializado por valor de 65 mil euros, em uma conversão diretas chegamos no valor de 340 mil reais, o que pode aumentar com a variação do câmbio e taxas de importação. Assim o veículo irá possuir o título nacional de carro da Volkswagen mais caro a ser comercializado no Brasil.
Porém a montadora alemã ainda não confirmou valores e data para a chegada do veículo oficialmente.
Para saber mais sobre o Seguro Automóvel Neon Seguros clique aqui.
