Com a alta do preço do barril do petróleo e preocupação com o meio ambiente, por conta de alta emissão de co2 nos últimos anos, e projeção de muito mais nos próximos anos. As montadoras se viram refém de investir na criação de carros elétricos.
A falecida montadora Gurgel, foi uma das pioneiras, a fabricante brasileira desenvolveu seu carro elétricos a décadas atrás, o Itaipu, porém seu projeto não foi para frente, assim como seus outros clássicos carros.
Nos útlimos dois anos mais que dobrou a quantidade de carros elétricos comercializados no mundo, cada vez mais as montadoras correm atrás para desenvolverem carros mais tecnológicos.
Principais Objetivos:
As montadoras ao desenvolverem projetos possuem alguns objetivos principais para seus carros elétricos, como:
Autonomia
Uma das principais preocupações de quem compra um carro sem a possibilidade de abastacer com algum combustível fossíl, é quanto irá durar a bateria do carro. Então cada vez mais as empresas se esforçam para criarem baterias melhores, capaz de levar o carro durante vários km sem recarregar.
Um grande desafio é o peso da bateria, pois uma boa bateria destes carros podem pesar entre 500 a 700 kg, e como em qualquer outro carro, quanto mais pesado está o carro, pior sua autonomia. Então não basta criar baterias maiores, e sim baterias melhores, com mais potencial de armazenar carga.
Tempo de Carga
Este é um tema que entra em pauta para qualquer comprador deste carro, pois ninguém quer ficar com o carro por horas e horas carregando e usar poucos km. Basicamente existem atualmente diferentes possibilidades de carregamento do carro elétrico, a mais convencional ainda é instalar um carregador para o carro na residência do proprietário.
O problema deste método de carregamento é o alto tempo de carregamento, um carro pode demorar de 8 a 10 horas para completar a carga de sua bateria. Agora, em carregadores de recarga rápido, geralmente instalados em lugares públicos, como postos, shoppings, parques, entre outros, pode demorar menos de 1 hora para ter a recarga completa.
Atualmente, o carregador mais rápido que tem instalado no Brasil, que é de 200 kWh está instalado na concessionária de carros da Volvo, na cidade de São Paulo. A montadora suéca é uma das que mais investe na tecnologia no país, inclusive no final de 2021 a empresa divulgou que realizará um investimento de 10 milhões de reias para investir na tecnologia. Atualmente a montadora não comercializa mais nenhum veículo 100% combustível fossível, em seu catálogo só possui disponível carros elétricos ou híbridos.
Carregamento
Um outro grande problema, por enquanto, ainda é a disponibilidade de carregadores públicos espalhados pelas cidades. Enquanto no Brasil inteiro possui menos de mil carregadores de carros elétricos, nos Estados Unidos possuem mais de cinquenta mil. A diferença é grande, e justifica a diferença de frota destes carros nos EUA.
Um dos maiores impedimentos antes de alguém adquirir um carro elétrico no Brasil hoje possivelmente é a questão da disponibilidade de carregadores, pois ningúem quer comprar um carro de meio milhão de reais, e ficar em “Pane Seca”.
Para aqueles que desejam adquirir o carregador residencial e instalar por conta própria ainda possui duas barreiras, a primeira é que é o alto custo de conta de eletricidade no país, que no final do mês não se torna muito atrativo, mas ainda assim compensa quando comparado com o custo da gasolina ou diesel.
Outro impedimento referente aos carregadores residenciais é a questão de condomínios, pois para aqueles que moram em condomínios de prédios ou casas estão reféns da aprovação da instalação. Alguns proprietários até conseguem conversar e instalar, porém o carregador é ligado no relógio da residência do mesmo. Outros condomínios possuem projetos para terem carregadores desses para todos os moradores.
Melhores carros elétricos para comprar em 2022
O esportivo elétrico alemão foi o carro elétrico mais vendido no ano de 2021. Atualmente são comercializados 6 versões do Taycan no Brasil, em sua versão mais básica, o Taycan vem com potência de 300 Kw ou 408 cavalos, assim realizando o 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Sua autonomia pode chegar até 432 km. Clique para saber mais sobre o Porsche Taycan.
O SUV alemão que entrega até 300 kW, equivalentes a 408 cavalos, com seu torque imediato, resultando em uma autonomia de até 446 km de alcance. Com seus 36 módulos de Íon, consegue realizar 0 a 100 Km/h em apenas 5,7 segundos. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos, e 50 minutos para chegar a 100% da bateria. Clique para saber mais sobre o Audi e-Tron.
O Volvo XC40 Recharge 100% elétrico é o primeiro SUV compacto da fabricante sueca apenas com motor elétrico. O carro possui uma autonomia de até 418 Km e em estações de carregamento rápido de 150 kW o carro carrega 80% de sua bateria em apenas 40 minutos. Seu motor consegue entregar 408 cavalos, fazendo seu 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Clique para saber mais sobre o Volvo XC40 Recharge Elétrico.
A montadora inglesa de carros de luxo não poderia ficar para trás de seus concorrentes, então desenvolveu seu SUV de luco 100% elétrico, o I-Pace, com seu motor de 400 cavalos realizando o 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos com seu torque instantâneo. Sua autonomia pode chegar a 470 km. A montadora diz que em um carregador de 100 kW o carro carrega até 127 km a cada 15 minutos. Clique para saber mais sobre o Jaguar I-Pace.
O carro mais vendido nos Estados Unidos não poderia deixar de ser um destaque em território brasileiro tambémm. Com enorme sucesso nos últimos anos, a Tesla vem supreendendo o mundo com seus carro inovadores, o íconico Model 3 também é visto no Brasil. Seu motor elétrico é capaz de gerar 283 cavalos de força e ir de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. A autonomia do carro fica na casa dos 570 km. Clique para saber mais sobre o Tesla Model 3.
O elétrico japônes foi o carro elétrico mais vendido por um bom tempo aqui no Brasil, principalmente pela baixa concorrência e o preço, bem competitivo comparado aos outros elétricos. O carro é equipado com 9 baterias, possuindo uma autonomia de 272 km. A montadora diz que em carregadores de rápida recarga é possível carregar 80% da bateria em 40 min. O carro possui 149 cavalos, conseguindo realizar 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Clique para saber mais sobre o Nissan Leaf.
O pequeno inglês também possui sua versão 100% elétrico, com sua versão de 3 portas. O carro vem equipado com 12 módulos, gerando 184 cavalos para o carro, com seu torque instantâneo. A montadora diz que o 0 a 100 km/h do carro é 7,3 segundos. A autonomia do carro fica em 234 km, para recarregar o carro em carregadores de 50 kW, leva cerca de 36 minutos para chegar em 80% da bateria. Clique para saber mais sobre o Mini Cooper SE.
Um dos queridinhos do mundo dos elétricos é o Bolt, o compacto da Chevroltet. Equipado com uma bateria de 66 kW consegue entregar uma autonomia de 416 Km, com incríveis 203 cavalos de força, consegue realizar 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Clique para saber mais sobre o Chevrolet Bolt.
O SUV alemão possui dois motores elétricos, entregando cerca de 408 cavalos, a fabricante diz que seu carro possui uma autonomia máxima de até 417 km. O seu 0 a 100 km/h são incríveis 5,1 segundos. A Mercedes garante até 8 horas de recarga em estações de recarga rápida. Clique para saber mais sobre o Mercedes-Benz EQC 400.