A grande aposta das montadoras para os próximos anos sem dúvida alguma são os carros elétricos, porém como o salto é muito grande, de carros a combustão para carros com baterias. As fabricantes estão realizando a transformação por etapas, e podemos dizer que estamos agora passando pela fase dos carros híbridos.
Os carros híbridos é bem a fase intermediária de toda essa inovação, pois conta com os carros a combustão, como normalmente já conhecemos, porém as montadoras incluíram uma bateria no carro, assim tornando mais econômico.
Com estes carros, as montadoras preparam o público para um momento que não haverá mais os carros nem a combustão, nem sequer híbridos, apenas elétricos, que é o objetivo principal. Mas sabemos que ainda é um futuro bem distante, ainda mais pelo país extremamente burocrático e recheado de tributos que vivemos.
Atualmemte, todos os carros híbridos comercializados no Brasil são derivados de carros a combustão, a montadora apenas adapta um motor a combustão, geralmente menos potente, e um outro motor elétrico, trabalhando os dois em conjunto, assim entregando uma potência combinada os dois.
Tipos de Carros Híbridos
Existem dois tipos de funcionamento para carros híbridos, um modelo o proprietário não consegue recarregar a bateria, não possui nenhuma entrada e cabo para poder carregar novamente. O próprio sistema do carro que recarrega automaticamente, este sistema está principalmente presente nos carros da Toyota, como o Corolla e Corolla Cross. Com um sistema inteligente o carro recarrega a bateria enquanto anda, principalmente enquanto o condutor freia o carro.
O outro funcionamento, que é o mais famoso, é o de recarregar a bateria em estações específicas, como nas espalhadas pela cidade, shoppings, e parques, ou mesmo instalada na residência do proprietário do carro. Neste, além de carregar a bateria, também é necessário abastecer o carro com gasolina, até porque é um carro híbrido, logo, possui dois motores.
Melhores carros híbridos para comprar em 2022
O Corolla, tradicional carro japonês, que por muito tempo foi topo de lista de carros mais vendidos, sua evolução com motor hibrido também não deixa a desejar, ficando na lista de carro hibrido mais vendido no Brasil. Com seu motor a combustão 1.8 de 4 cilindros com 101 cavalos, e seu motor elétrico de 72 cavalos, juntos entregam 122 cavalos de potência. Possui um torque de 16,6 kgfm, com seu câmbio CVT consegue fazer 0 a 100 km/h em 12 segundos. Clique para saber mais sobre o Toyota Corolla Altis Hybrid.
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid
Derivado do corolla sedan, o Corolla Cross chega com a opção de quem quer ter na garagem a segurança de ter um Corolla e o conforto de ter um SUV. Assim nasce o Corolla Cross, com a mesma mecânica e números do corolla sedan, porém pouco mais pesado. Também possui seu motor 1.8 combinado com um motor elétrico, resultando em 122 cavalos, com seu câmbio CVT seu 0 a 100 km/h é de 13 segundos, 1 segundo a mais que o sedan por conta do peso do SUV. Clique aqui para saber mais sobre o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid.
Herdado a plataforma do XC40 a combustão, sua versão híbrida possui um motor 1.5 de 3 cilindros de 180 cavalos, combinado com um motor elétrico de 82 cavalos, combinados resultam em 262 cavalos para o pequeno SUV. Seu torque combinado fica em 43,3 kgfm, seu 0 a 100 km/h fica em 7 segundos. Segundo testes, seu consumo urbano fica na casa dos 25 km/l.
Porém, no dia 15 de Dezembro de 2021, a Volvo anunciou a descontinuidade do modelo em questão, seguindo apenas com o XC40 100% Elétrico. Clique aqui para saber mais sobre o Volvo XC40 Recharge Híbrido.
O híbrido virá com seu motor 1.3 turbo de 180 cavalos flex e outro motor elétrico de 60 cavalos, que irá entregar no total cerca de 240 cavalos para o carro, que será capaz de realizar de 0 a 100 Km/h em cerca de 7 segundos, tempo bem bom para um SUV. A recarga da bateria de lítio tem um tempo estimado de 3 horas, para chegar em 100%.
O Jeep Compass 4xe contará com tração integral, diferente do tradicional modelo adotado nas outras versões batizado de eAWD. O eixo dianteiro será alimentado pelo motor a combustão, enquanto o motor elétrico será responsável por dar a tração ao eixo traseiro. Clique aqui para saber mais sobre o Jeep Compass 4xe.
MINI Cooper SE Countryman ALL4
O clássico carro inglês com toque esportivo também possui sua versão híbrido, combinando motor a combustão e um motor elétrico. Seu motor a combustão de 1.5 l de três cilindros é capaz de entregar 136 cavalos, e seu motor elétrico entrega mais 88 cavalos, resultando na junção de 224 cavalos. A combinação dos dois motores é capaz de fazer 0 a 100 km/h em 6,8 segundos com seu torque combinado de 39,3 kgfm. Segundo dados seu consumo urbano é de 22,3 km/l. Clique aqui para saber mais sobre o MINI Cooper SE Countryman ALL4.
A montadora de luxo japonesa também não fica para trás quanto aos carros sustentáveis, seus modelos de SUV também já contam com versões híbridas. O mais vendido atualmente é o UX Luxury 250h com seu motor 2.0 de quatro cilindros é capaz de gerar 145 cavalos, já o motor elétrico consegue gerar 107 cavalos, combinando 184 cavalos de potência. Seu 0 a 100 km/h é de aproximadamente 8 segundos, o consumo urbano do híbrido é de 16,7 km/l segundo a montadora. Clique aqui para saber mais sobre o Lexus UX Luxury 250h Híbrido.
O SUV de luxo da montadora japonesa ganha as ruas com sua versão híbrida, com seu motor a combustão de 4 cilindros de 2.5L consegue gerar 178 cavalos, combinando com seu motor elétrico gera uma força total de 222 cavalos o carro, com um torque de 27,9 kgfm. Seu câmbio é o CVT e simula 6 marchas, a tração do carro é 4×4. O consumo do carro na cidade é de aproximadamente 14,3 km/l. Clique aqui para saber mais sobre o Toyota RAV4 SX Connect Hybrid.
O luxuoso sedan da Honda é o primeiro veículo híbrido da montadora no Brasil, chega em sua versão com um motor de 4 cilindros de 2.0l, capaz de gerar 145 cavalos, já o motor elétrico gera cerca de 184 cavalos, combinando os dois motores resulta em 215 cavalos e um torque de 32,1 kgfm. Com seu câmbio CVT o carro é capaz de fazer 0 a 100km/h em 7,5 segundos, e o consumo na cidade fica em torno de 17,6 km/l. Clique aqui para saber mais sobre o Honda Accord Híbrido.
O luxuoso SUV alemão em sua versão intermediária chega no Brasil com sua versão híbrida com dois motores, seu motor a combustão de 4 cilindros de 2.0l capaz de gerar 184 cavalos, e seu motor elétrico capaz de gerar 109 cavalos. Combinando 292 cavalos para o carro, com um torque combinado de 42,8 kgfm. O SUV é capaz de fazer 6 segundos de 0 a 100km/h, o consumo na cidade fica na casa de 20,7 km/l.
O luxuoso sedan da Honda é o primeiro veículo híbrido da montadora no Brasil, chega em sua versão com um motor de 4 cilindros de 2.0l, capaz de gerar 145 cavalos, já o motor elétrico gera cerca de 184 cavalos, combinando os dois motores resulta em 215 cavalos e um torque de 32,1 kgfm. Com seu câmbio CVT o carro é capaz de fazer 0 a 100km/h em 7,5 segundos, e o consumo na cidade fica em torno de 17,6 km/l. Clique aqui para saber mais sobre a BMW X3 Híbrido.
A BMW não ficou para trás e desenvolveu seu sedan híbrido também. O sedan possui a mesma motorização que o X3 Híbrido, com mesmos motores, tanto a cobustão como elétrico, e mesmo câmbio. Números de força são os mesmo. Por ser um pouco mais leve o consumo é maior também, chegando a fazer quase 24km/l na cidade, o 0 a 100km/h é de menos de 6 segundos. Clique aqui para saber mais sobre a BMW 330e Híbrido.