O que é a Cobertura de Colisão?
A cobertura de colisão é um tipo de proteção oferecida por seguradoras que cobre os danos ao veículo causados por acidentes, como colisões com outros veículos, capotamentos ou quedas de objetos. Essa cobertura é fundamental para garantir que os custos de reparo sejam arcados, minimizando o impacto financeiro do motorista após um acidente.
Diferença entre Perda Parcial e Perda Total
Danos Parciais
Danos parciais são aqueles em que os custos de reparo do veículo ficam abaixo de 75% do seu valor de mercado, geralmente avaliado pela Tabela Fipe. Por exemplo, se um carro vale R$ 50.000,00 e os danos causados em um acidente totalizam R$ 30.000,00, isso é considerado uma perda parcial. O limite para que seja considerada perda parcial é R$ 37.500,00 — qualquer valor acima disso configura uma perda total.
Perda Total
A perda total ocorre quando os custos para reparo excedem 75% do valor de mercado do veículo. Por exemplo, se um veículo avaliado em R$ 70.000,00 sofre um acidente e o custo para reparo é de R$ 55.000,00, será considerado uma perda total (PT). Neste caso, a seguradora pode optar por indenizar o segurado pelo valor de mercado do carro.
Como Acionar a Cobertura de Colisão?
Se você é segurado da Neon Seguros, basta você entrar em contato com seu agente de seguros e informar o ocorrido para ele mesmo abrir o processo de sinistro junto a sua seguradora.
Porém se não é nosso segurado, entre em contato com seu corretor de seguros para dar abertura no aviso de sinistro.
Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, nós da Neon Seguros, criamos o primeiro eBook sobre Sinistro de Seguro Automóvel criado por uma corretora de seguros. Basta clicar aqui para acessar o eBook gratuitamente, e lembrando, para ter acesso a este eBook você não precisará ser nosso segurado.
Franquia
A Franquia é a participação obrigatória do segurado. Esta está descrita em valores na apólice. Seus números não se alteram ao longo da vigência do seguro, a não ser que o contratante solicite um endosso de franquia. Lembrando que o valor da franquia é inverso ao do seguro, ou seja, quanto maior o valor da franquia, menor o valor total do seguro, e vice-versa, se tornando uma boa opção para pessoas que queiram pagar um pouco menos no valor do seguro.
Um exemplo de como funciona: caso um carro segurado bata em um poste na rua e o custo do reparo do veículo seja de R$5.000,00, no entanto, a franquia é de R$2.000,00, o segurado terá de arcar com este valor para o reparo do veículo. Os R$3.000,00 restantes são de responsabilidade da companhia seguradora de realizar o pagamento.
O carro possui uma franquia para o veículo como um todo, descrita na apólice como Franquia Casco. Contudo algumas partes específicas dos carros possuem sua própria franquia, como os vidros, retrovisores, lanternas e faróis. Por exemplo: Franquia Casco de um veículo R$2.000,00, Franquia Para-brisa e Vigia de R$300.00, Franquia Lanterna e Farol de R$250,00 e Franquia Retrovisor de R$200,00. Lembrando que estes valores citados são hipotéticos.
Durante a vigência de seu seguro, você poderá alterar o valor da franquia do veículo. Alguns segurados optam por diminuir a franquia do carro ao longo do seguro, isto pode ser realizado, ou ao contrário, aumentar este valor. Porém para realizar esta alteração a seguradora solicita uma vistoria do veículo para realizar este endosso, alterando para mais ou para menos o valor da franquia.
Como funciona a indenização?
Após realizada a vistoria no veículo segurado e apresentado todos os documentos solicitados pela seguradora, como documento do carro, CNH do condutor no momento do incidente, entre outras confirmações. O segurado precisará apresentar três orçamentos diferentes de oficinas para reparo de seu carro. Assim a companhia irá comprar os valores para poder aprovar o reparo.
Conforme todos documentos entregues para a companhia, está irá analisar todo ocorrido para realizar o reembolso, o período de análise, é determinado pela SUSEP por no máximo 30 dias corridos após a entrega de todos documentos. Portanto, caso a seguradora não cumpra este período, esta terá que indenizar o valor acrescido de mora por conta do atraso.
Escolha da Oficina
O segurado poderá levar seu carro em uma oficina de sua preferência, porém a companhia terá que aprovar o orçamento.
Caso o segurado escolha a opção de realizar os reparos com uma oficina credenciada de sua seguradora, ele terá diversos benefícios, dependendo de cada companhia, como:
- desconto na franquia;
- parcelamento da franquia;
- mais diárias para acionamento de carro reserva;
- controle de qualidade da oficina que a seguradora garante;
- mais agilidade entre seguradora e oficina.
Conclusão
A cobertura de colisão é um aspecto crucial do seguro automotivo, proporcionando segurança financeira em situações inesperadas. Compreender como funciona essa cobertura, as diferenças entre perda parcial e total, e o processo de acionamento pode fazer toda a diferença na sua proteção e tranquilidade ao dirigir.