Fazer a blindagem do seu carro é algo que diversas pessoas procuram. Afinal, infelizmente, na atualidade, toda a segurança que podemos ter ainda parece pouca. Sendo uma opção cada vez mais considerada pelos motoristas, existem diversos processos ao qual devemos estar atentos em relação a blindagem automobilística, para que possamos fazê-la sem quaisquer problemas.
Como blindar um carro?
Para blindar sue carro é preciso, antes de tudo, possuir uma autorização de blindagem. Tal autorização pode ser solicitada no Exército e em qualquer posto de atendimento do mesmo. Com o documento em mãos, a blindadora que contratar pode iniciar o processo que inclui o total desmonte do carro. Após tal passo, será aplicado os materiais balísticos e, por fim, o veículo será remontado. Tal processo pode demorar até 120 dias.
Quais os tipos de blindagem?
Existem diferentes tipos de blindagem para se realizar em um carro. Ao total, essas são 6, que são:
· Blindagem tipo I – proteção contra munições de calibre .22 e .38;
· Blindagem tipo II e II-A – proteção contra munições de calibre .9mm (pistolas) e .357 magnum;
· Blindagem tipo III-A – proteção contra munições de calibre .9mm (submetralhadoras) e .44 magnum;
· Blindagem tipo III – proteção contra munições de fuzis;
· Blindagem tipo IV – Proibido para uso civil;
Vale lembrar, ainda, que a tipo IV é proibida em território brasileiro. Oficialmente, em nosso país, somente é possível aplicar até o tipo III-A.
Mantenha-se atento a documentação. O dono de um carro blindado precisa possuir um Certificado de Registro ao Exército para que possa andar livremente com o automóvel.
Quais os principais carros blindados?
Carros blindados têm aceitação no seguro?
Sim! Se o veículo em questão tiver rodando legalmente, emplacado e com os documentos em dia – requisitos para aceitação de qualquer tipo de veículo para as seguradoras. Ao contratar o seguro, a companhia irá realizar a vistoria para analisar o risco de aceitação do serviço. Se aprovado o veículo na vistoria da seguradora, o carro então passa a ter a cobertura.
Meus vidros terão cobertura?
Sim! Porém dependendo da seguradora, e previamente avisada e descrita a cobertura em apólice.
Qual o valor contratado?
O valor contratado da blindagem do veículo contratado como cobertura em apólice será o valor fornecido pelo segurado, com a depreciação da blindagem já calculada, ou seja, se o veículo for 0Km o valor da cobertura para a blindagem será o valor pago a blindadora, sendo que nos anos seguintes, a companhia seguradora irá calcular além da depreciação do próprio veículo, da blindagem também.