Fundador
É difícil creditar a um só nome a criação da marca Jeep por vários fatores que ainda serão listados, mas se fosse necessário atribuir a só uma pessoa a gênesis da marca seria, provavelmente, a Karl Probst, projetista da American Bantam Car Company. Ele não fundou a montadora Jeep, mas foi o pai do primeiro jeep.
Prost foi um engenheiro automobilístico estadunidense nascido no século XIX, mas que marcou o seguinte século com a sua maior criação: o Jeep.
Início da Marca
Antevendo uma eminente guerra, o exército dos Estados Unidos da América queria um carro que atendesse suas necessidades e, para isso, consultou 135 empresas do ramo. 3 responderam. Bantam, Ford e Willys Overland se propuseram a criar o carro que o exército americano precisava. A primeira montadora sabia do tamanho desse desafio e chamou Karl Probst para conceber o carro. Probst desenhou o modelo com as especificações do exército, mas excedeu o peso em 250kg. Na hora de testar o carro, o sobrepeso não foi um problema e o protótipo foi aceito pelo exército. Depois que as Forças Armadas empossaram-se sobre o projeto do jeep, tanto Ford quanto Willys tiveram acesso aos modelos do carro e, paralelamente, desenvolveram suas versões do jeep de Probst.
Na licitação final entre as três empresas, o modelo da Willys era o mais potente e o acordo foi então fechado entre o exército e Willys Overland.
A empresa só pôde começar a usar o nome jeep depois de 1956, data de falência da Bantam, que detinha os direitos legais do termo.
Origem do Nome
Não existe uma história oficial por trás do nome Jeep, mas a mais difundida delas é que este termo foi uma gíria militar que se popularizou nas primeiras décadas do século XX.
Os militares chamavam todo aparelho que chegava para uso e achavam bobo de GP (General Purpose, propósito genérico, em português), desde aviões até armas. A gíria pegou e quando foram fazer um veículo para os próprios militares, o nome serviu muito bem.
Primeiro Modelo
Como supracitado, a Willys Overland produziu inúmeros modelos para servir durante a Segunda Guerra Mundial, porém o primeiro veículo civil foi o CJ-2A. Este foi o primeiro com as setes aberturas características na frente. O CJ-2A foi pensado para uso rural e poderia receber equipamentos para facilitar a vida no campo.
O modelo desmilitarizado apresentava faróis maiores, um bocal externo para o tanque de gasolina e uma porta traseira. Também ostentava um motor 2.2, de quatro cilindros e 61 cavalos.
Produção no Brasil
Segundo a montadora, a fábrica da Jeep no Brasil é a mais moderna fábrica Jeep do Mundo. Com uma linha de montagem eficiente, o primeiro carro que saiu de Goiana, Pernambuco, para as lojas detinha um índice de componentes nacionais que ultrapassava os 70%.
A Fiat Chrysler Automobiles, detentora da Jeep, criou todo um parque de fornecedores com mais 16 empresas agregadas, gerando assim milhares de empregos na região.
Na fábrica pernambucana são produzidos 45 modelos por hora, gerando 8 mil empregos e sendo responsável por cerca de 6.5% do PIB do estado.
Unidades Vendidas
De acordo com apuração do Estadão, entre 2015 e 2019 no Brasil, o emplacamento de carros da Jeep supera os 100 mil veículos. Resultando, em média, em quase 30 mil novos carros da montadora nas ruas brasileiras anualmente.
Elétricos e Híbridos
No começo de 2020, a Jeep anunciou que está desenvolvendo o seu primeiro carro 100% elétrico. Não foi mencionado ainda qual será o carro movido integralmente por energia elétrica, tão pouco se será um carro novo ou um já conhecido.
A marca lança em 2021 modelos híbridos plug-in, que podem ser carregados em tomadas específicas ou abastecidos em postos regularmente.
Curiosidade
4 de abril é, decretado por lei na cidade de São Paulo, Dia do Jeep. A escolha da data 4/4 remete à tração 4×4 do carro.
Principais Modelos Jeep
Compass
Este é um utilitário esportivo médio da marca produzido desde 2007. A motorização é 2.0 podendo rodar na gamarchas. O modelo ainda conta com park assist e um aviso de mudança de faixa.
Grand Cherokee
Sucessor direto do Grand Wagoneer, o Grand Cherokee ganhou as ruas ainda em 1993. O carro deixou de ser aquele simples SUV robusto, grosseiro e que carecia em conforto. Os modelos mais atuais contam com aviso de mudança de faixa, aviso de colisão frontal e park assist, por exemplo. E apesar de todo o conforto que o carro ganhou, ele não perdeu em nada de motorização. Muito pelo contrário. Com um motor 3.0 V6 e potência de 241 cavalos, o Grand Cherokee não decepciona.
Renegade
Lançado no começo de 2015, é um SUV compacto com motor 1.8 (álcool e gasolina) e com potência a partir de 130 cavalos. O carro pode ter até 9 marchas e ser abastecido também com diesel. Produzido na Itália e na Alemanha, além do Brasil, o Renegade já vendeu mais de 250 mil modelos em solo brasileiro desde seu lançamento.
Wrangler
Produzido desde 1987, o Wrangler está hoje em sua quarta geração (JL). YJ (1987–1996), TJ (1997–2006) e JK (2006–2018) foram as anteriores. Com motor 2.0 turbo 4×4 e 272 cavalos, o modelo mais antigo da marca ainda em produção conta também com câmbio automático de 8 marchas.
Modelo clássico Jeep, mas descontinuado…
Cherokee
A primeira geração do Jeep Cherokee foi lançada no longínquo ano de 1974 e, apesar da idade, esse SUV se garantiu como um dos mais amados e respeitados da categoria. Seu primeiro modelo era duas portas, com três ferozes tipos de motorização e já ostentava um moderno câmbio automático. Redesenhada quatro vezes ao longo do tempo, a Cherokee foi descontinuada no Brasil, mas segue encantando mundo afora.