Fundador
Maurice Wilks nasceu no começo do século passado, na Inglaterra. Ele foi engenheiro aeronáutico e automobilístico e marcou o mundo dos carros com a sua maior criação, o Land Rover.
Após a Segunda Guerra Mundial, Wilks estava em sua casa de campo, no País de Gales, quando pilotou um jeep americano. Ficou fascinado. Ele então começou a desenhar um carro semelhante e que pudesse andar em todo terreno. Até os chassis do jeep americano foram usados no protótipo de Wilks. Ele conseguiu que seu modelo fosse produzido em passa no ano seguinte.
Maurice Wilks faleceu em 1963, como presidente da montadora de carros Land Rover.
Imagem: Reprodução / Wikipedia
Início da Marca
No verão de 1947, a Rover Car Company, empresa para qual Wilks e seu irmão trabalhavam, autorizou a produção de 50 modelos da versão inglesa do jeep. A ideia do seu criador era ser um carro mais rural e que fosse útil no dia a dia do campo. O nome Land Rover (algo como veículo de campo, em português) serviu muito bem. O veículo foi lançado no ano seguinte, em Amsterdam.
Poupo a pouco, Maurice e Spencer Wilks foram promovidos dentro da Rover até dividirem a diretoria da empresa. Depois da morte de ambos, a Rover Car Company passou por vários conglomerados, mudou de nome até ser a Land Rover que conhecemos hoje.
Origem do Nome e Logo
A Rover (termo usado para veículos All-terrain, qualquer terreno) aproveitou a ideia de Wilks de ter um modelo voltado para o campo (land, em inglês) e colocou na frente do nome. Logo, um Land Rover é, literalmente, um veículo de campo para todos os terrenos.
O logo, como conhecemos hoje, é recente. Existe apenas desde 1989. O verde foi a novidade e os símbolos ao lado das palavras Land e Rover unidos formam um Z. O Z fazia parte do logo antes de 89 e traduzia o lema da empresa, algo como “acima e além”.
Imagem: Divulgação/Land Rover
Primeiro Modelo
O Land Rover Serie I tinha tração nas quatro rodas permanentemente e a lataria era toda de alumínio de aviação. O modelo dotava de um motor 1.6 com 50 cavalos e o detalhe estético e funcional do Serie I era o estepe no capô. Desde seu lançamento em 1948, até uma década mais tarde, o modelo passou por algumas mudanças, mas só foi definitivamente ultrapassado pelo Serie II em 58.
Produção no Brasil
No ano de 1998, a Land Rover inaugura uma linha de montagem dos modelos Defender em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Mas é só em 2016 que a marca inaugura sua primeira fábrica longe de solo inglês. Foi em Itatiaia, Rio de Janeiro, que começaram a ser produzidos os modelos Evoque e Discovery. Dois anos depois, essa mesma fábrica parou de produzir o Evoque.
Unidades Vendidas
De acordo com o jornal Folha Vitória, no primeiro semestre de 2018 a montadora inglesa superou os 4 mil carros emplacados e um aumento na compra de carros da marca é citado na matéria. Com isso, não é exagero dizer que a Land Rover aproxima-se dos 10 mil emplacamentos anuais no Brasil.
Mundo Esportivo
A montadora da terra da rainha já subiu no pódio do rally Paris-Dakar em 6 oportunidades. 2 vezes como campeã, 2 como vice e mais 2 em terceiro lugar. Todos os carros eram Range Rovers V8. Porém, já faz tempo que a Land Rover não figura entre os 3 primeiros do principal rally do mundo. A última vez foi em 1988, um terceiro lugar.
Elétricos e Híbridos
A Land Rover já tem um carro híbrido para chamar de seu. O Híbrido Plug-In tem motor que pode ter até 400 cavalos, combinando gasolina com eletricidade, e dá a opção do motorista escolher a partir de qual fonte rodar. A autonomia da bateria é de 48km e economiza gasolina nas velocidades abaixo de 100km/h.
Curiosidade
Apesar da sua criação ser inspirada em um veículo bélico (Jeep, da Willys Overland), essa não é a única relação da Land Rover com a Segunda Guerra Mundial. A cor do Serie I era verde claro, tinta que sobrava da pintura dos aviões militares da época.
Principais Modelos Land Rover Off-Road
Defender 90
Produzido desde 1983, o Land Rover Defender 90 tem motor 2.0 e 3.0 e câmbios de 5 ou 6 marchas. O primeiro modelo a ser produzido em solo brasileiro, o Defender 90 já provou seu valor em todos os terrenos.
Defender 110
O “irmão maior” do Defender 90, a versão 7 bancos tem design semelhante com a óbvia diferença da extensão. O Defender 110 possui cabine estendida, 300 cavalos de potência com transmissão automática. Mais robusto que o anterior, o 110 também se sai bem em todos os terrenos.
Discovery
Em produção desde 1989, o Discovery une em harmonia conforto e robustez. Aproveitando-se do mesmo chassi do Defender 90, esse modelo foi pensado para ser um carro de família, não à toa os 7 lugares. Apesar de ter chego no Brasil com apenas 3 portas, logo no ano seguinte recebeu a versão 5 portas que atendia melhor o seu mercado.
Novo Discovery Sport
Com 249 cavalos, essa versão vem ainda mais potente que a Discovery que estávamos acostumados. Com 5 bancos e dois opcionais, esse modelo ostenta tração nas quatro rodas que pode ser usada na estrada, a fim de otimizar as manobras.
Range Rover
Esse tradicional modelo da marca é fabricado desde os anos 70 e segue a pleno vapor até hoje. Este utilitário esportivo de luxo abraça sua essência de carro robusto do campo com muito conforto e tecnologia. O modelo atual conta com motor 2.0 a diesel – existe a versão a gasolina também, apesar de ser menos comum – sistema de suspensão pneumática, transmissão automática de 8 marchas e até 7 assentos.
Range Rover Evoque
Apresentado ao mundo no Salão de Paris, em 2010, o Range Rover Evoque é a reestilização da família Range Rover. Trouxe consigo um design inovador para a categoria e 300 cavalos de potência na versão mais nova. O Evoque pode ser abastecido com gasolina ou diesel.
Range Rover Sport
Concebido em 2005, essa versão maior que o Range Rover convencional conta com ainda mais conforto e uma motorização mais potente. O compromisso da fabricante com a performance do veículo em qualquer terreno é levado a sério e este carro é a prova disso.
Range Rover Velar
O mais novo modelo da Land Rover foi lançado há pouco, em 2017. O design remete à família Range Rover, mas é ainda mais despojado e vanguardista. Com maçanetas retráteis e um aerofólio integrado para melhorar a performance na estrada, o Velar é ápice da tecnologia nos SUVs de luxo
O projeto do Range Rover Velar, porém, data da década de 60. Em 1969, os testes com o primeiro Range Rover tinham o símbolo da marca e o nome do carro ocultados pelo nome Velar, derivado da palavra italiana “velare”, algo como “cobrir com um véu”.
Modelo clássico Land Rover Off-Road, mas descontinuado…
Freelander
O início da sua produção data de 1996, época em que a montadora ainda pertencia a alemã BMW. Especialmente no Brasil, esse modelo ganhou os corações dos amantes da marca e as ruas. A Freelander chegou a representar quase metade de veículos vendidos pela Land Rover em território nacional. O modelo foi descontinuado em 2016 devido a queda nas vendas gerada pela concorrência com a Evoque e a Discovery Sport.
Range Rover Vogue
Anunciado pela Land Rover em 2012, o mais elegante e espaçoso da linha Range Rover esbanjava luxo. Oferecendo motores V6 e V8 e, mais recentemente, um motor híbrido 4 cilindros plug-in. O luxuoso modelo britânico nunca foi produzido ou mesmo muito vendido por aqui, logo, as importações cessaram pouco tempo depois da sua chegada por aqui. Especula-se que em 2021 o Vogue possa ganhar uma nova versão.