Nome
O nome Pajero TR4 não é uma alcunha mundial, podendo variar entre países. No Reino Unido e no Japão, por exemplo, usa-se Shogun e em países hispânicos o nome é Montero.
A origem do nome está em um felino, Leopardus pajeros, encontrado na América do Sul. A escolha foi feita pensando na imposição do veículo perante os outros, uma analogia a imposição do felino nas matas americanas.
PRODUÇÃO NO BRASIL
O Pajero TR4 começou a ser produzido em território nacional em 2002, em Catalão, sudeste de Goiás. O modelo brasileiro sofreu ligeiras atualizações perante seu antecessor (Pajero Io/Pinin).
A versão era movida a gasolina, tinha transmissão manual de 5 marchas e automática de 4, alavanca própria para alterar a tração do veículo entre 4×2 e 4×4. A marcha 4×4 reduzida também estava inclusa e aumentava a força do motor.
Com estética robusta, retilínea e muito semelhante ainda ao Pajero IO, o TR4 agradou quem queria usá-la como carro de passeio – apesar da sua baixa autonomia, menos de 7km por litro na cidade – ou quem queria se aventurar em passeios off-road.
Primeiro Modelo
A primeira versão do carro ainda nem se chamava Pajero TR4, mas Pajero Junior. Um carro compacto pensado para rodas na estreitas e cheias ruas nipônicas. Porém, contemporâneo ao Junior, a Mitsubishi também tinha o Pajero Mini, uma versão ainda menor e em que todas as especificidades técnicas se encaixavam no conceito japonês de kei car, uma vertente de carros menores que sofrem relaxamentos tributários.
O pai do Pajero TR4, o Pajero IO, já era maior. Com 4 portas,era mais alto, mais largo e mais profundo que seus antepassados. Foi este modelo que fez a montadora japonesa tomar proporção mundial, visto que este modelo era visto como ideal para famílias, o que não aconteciam com outros veículos fora de estrada. Em outros pontos do globo, o IO é chamado de Pinin, homenagem ao estúdio Pininfarina, na Itália.
É então que o nome Pajero TR4 aparece pela primeira vez, como uma atualização do modelo IO. Suas primeiras versões poderiam ter até 140 cavalos e 17kgfm de torque. Um carro pequeno, mas com motor valente.
Unidades Vendidas
Em seus mais de 12 anos sendo produzidos no Brasil, o Pajero TR4 vendeu mais de 100 mil carros, chegando a representar 25% das vendas da Mitsubishi. Apesar de sua tiragem de 1200 carros mensais, em média, e sendo superior a qualquer outro veículo da montadora, o xodó dos pilotos off-road parou de ser produzido em 2015.
Produção no Brasil
A Mitsubishi Motors chegou ao Brasil em 1991, sendo uma das primeiras marcas internacionais a se instalar por aqui. Assim, nasceu a Mitsubishi Motors do Brasil, um braço nacional da empresa japonesa. Logo em 1997, a empresa inaugurou uma sede em Goiás, na cidade de Catalão. Com isso, se tornou a primeira fábrica automotiva no país com capital 100% nacional.
Em julho do ano seguinte, saía de Catalão o primeiro Mitsubishi genuinamente brasileiro. O carro em questão era uma L200 cabine dupla, a diesel e tração nas 4 rodas.
Atualmente, a Mitsubishi Motors do Brasil emprega mais de 2500 funcionários que produzem diariamente mais de 200 carros.
Mundo Esportivo
A Mitsubishi Motors aposta o sucesso de seus carros também no mundo competitivo. O rally mais famoso do mundo, o Rally Dakar, é super tradicional e acontece todos os anos desde 1979 (exceção feita ao ano de 2008, quando a prova foi cancelada por motivos de segurança). O Pajero, principal carro de competição da marca, já faturou o primeiro lugar 12 vezes – fazendo da Mitsubishi a montadora com mais títulos – além de figurar no pódio mais 26 vezes. A empresa japonesa dá aula quando o assunto é rally de velocidade.
Além da imponência no rally mais famoso do mundo, a Mitsubishi também faz bonito em eventos nacionais. O “Rally dos Sertões” é o mais famoso e completo rally de velocidades em solo brasileiro. A marca japonesa também ostenta prêmios por aqui. Em 2019, a Mitsubishi foi a maior campeã e foi a melhor em 4 categorias. Outra conquista simbólica da marca estava no grid, 60% dos carros que participaram da prova tinham o diamante triplo na frente do carro.
Curiosidade
Existe uma versão chinesa do Pajero TR4 produzida pela Changfeng Automobile, o Changfeng Liebao Feiteng CFA 6400. A empresa chinesa tem licença da Mitsubishi para a produção e comercialização dos veículos desde 1995.
Pajero Mini
O patriarca dos Pajeros foi lançado no Japão e suas características eram de um kei car, um carro pequeno e de pouco motor, ideal para as megalópoles japonesas. Sua bolha era inspirada no Minica e tinha apenas 4 cilindros. Este modelo foi produzido em alguns lugares até 2012.
Pajero Junior
A versão seguinte ao Mini não se encaixava em todos os requisitos de um kei car, por isso havia tributação diferente. Este modelo foi produzido apenas no Japão e durou apenas 3 anos. Ele tinha 80 cavalos e 4 cilindros 1.1e só tinha na versão duas portas.
Pajero IO/Pinin
O IO foi produzida com o modelo 2 portas e logo ganhou a versão 4 portas. IO é o correspondente italiano para “eu” e, segundo a montadora, sugere facilidade de dirigir por ser algo seu. Na Europa, é conhecida como Pinin. Sua carroceria era maior que de seu antecessor e seu motor tinha mais potência.
Pajero TR4
5 anos após sua chegada ao Brasil, o TR4 ganhou uma (discreta) reformulação estética. Agora, seus faróis seriam duplos e redondos. As lanternas passaram pela mesma repaginação. No interior nada mudou. No ano seguinte, o primeiro modelo Flex chegou às ruas.
Pajero Tr4
De novo, sem ousar muito, a Mitsubishi decidiu mexer no visual do seu carro de entrada. Mas pouco o fez. A frente ganhou curvas mais orgânicas e alongadas e um protetor central cinza. Na traseira, lanternas com lentes cinza e o para choque também ganhou curvas. O interior ganhou um painel reformulado e um computador de bordo moderno.
Pajero TR4 O’Neill
Em sua versão de despedida, a montadora japonesa lançou a limitada versão O’Neill. O último Pajero TR4 a ser produzido ostentava um novo protetor dianteiro robusto, faixas decorativas, rack personalizado e além de maçanetas brancas, assim como os retrovisores.