Fundador
No ano de 1994, no Ceará, Rogério Farias fundou a empresa Troller. Mas, logo dois anos depois, a marca foi comprada por Mário Araripe, quem realmente investiu no crescimento da empresa. O segundo é tido hoje como fundador da montadora, apesar de ter adquirido-a dois anos após sua criação.
Natural de Crato, Ceará, Mário Araújo Alencar Araripe é um engenheiro e empresário e fundador da Casa dos Ventos, maior responsável pela geração de energia eólica em território nacional.
Hoje, graças ao investimento em energias renováveis, a fortuna de Araripe passa dos 1.3 bilhões de dólares.
Início da Marca
O começo da montadora visava criar carros para rally e, a partir da aquisição por parte de Mário Araripe, o investimento na linha de montagem se intensificou.
Rebatizada em 1997 por Troller Veículos Especiais S.A., a montadora nacional se destacou pelos carros robustos e próprios para trilhas e rallys.
Origem do Nome e Logo
O nome Troller deriva da criatura norueguesa Troll, um personagem fictício que habita florestas e montanhas escandinavas. As analogias entre o ser mágico e o carro brasileiro estão na valentia, agressividade, defesa do seu hábitat e bom trânsito em terrenos árduos.
Não existem explicações concretas sobre a origem do logo e o porquê do “T” ser repartido ao meio e suas partes estarem em desnível.
Primeiro Modelo
Em 1997, iniciou a produção do Troller RF Sport, com motor VolksWagen AP 1.8, à gasolina. Com singelas alterações até o dia de hoje, o modelo segue em produção.
Produção no Brasil
A fabricação dos carros da Troller ainda acontece em Horizonte, no Ceará, em um distrito industrial da empresa. Lá operam os departamentos de Design, Engenharia, Produção e Recursos Humanos.
Já as divisões de Marketing, Comercial, Pós-Venda e Suprimentos estão sediadas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, São Paulo.
Compra pela Ford
Em 4 de janeiro de 2007, a única montadora de carros genuinamente brasileira foi adquirida pela Ford Motor Company, grupo que agrega Ford, Lincoln e Mercury.
A venda da companhia nacional para os estadunidenses se deu durante uma audiência com o então presidente da república Luiz Inácio “Lula” da Silva.
A compra da gigante norte americana visava abraçar o nicho que a Troller havia estabelecido até 2006 e, então, ganhar força nas ruas brasileiras. Apesar das vendas da Troller terem aumentado em 40% depois da aquisição, o resultado ainda deixava a desejar. Mas a principal motivação da compra foi a isenção fiscal que a gigante automobilística teria para produzir os seus carros então. Com isso, bilhões de reais anuais gerados a partir de carros com menos encargos ficariam para a Ford. Foi uma jogada inteligente e que beneficiou Ford e Troller.
Unidades Vendidas
De acordo com dados da própria montadora, desde 2002 até 2017, já foram emplacados 17.581 Trollers no Brasil.
2006 foi o ano com menor número de vendas, 694, e 2015 foi o auge da produção da marca, 2019 carros vendidos.
O modelo com o Motor NGD 3.0 foi, disparado, o mais comercializado, resultando em mais de 7 mil unidades.
Mundo Esportivo
Uma das principais competições de rally em solo brasileiro é a Copa Troller. Organizada pela marca que carrega seu nome, a prova é única e abraça emoção, competição e diversão. A corrida é guiada por uma planilha entregue pela organização e tem diferentes categorias.
A marca também faz bonito no famoso Rally dos Sertões e costuma ocupar as primeiras posições na prova, inclusive, tendo as vencido por mais de uma vez.
No rally mais famoso do mundo, Paris-Dakar, em 2000, a Troller ocupou a quarta posição logo em sua estréia.
Curiosidade
Antes da aquisição de Mário Araripe, em 1997, a marca chamava Troler, com apenas um L. O segundo L foi adicionado a fim de “inglesar” o nome.
RF Sport
Com motor 1.8, à gasolina, e 110 cavalos, o modelo embrionário da Troller era pensado para rallys e dunas nordestinas.
RF
O sucessor do RF SPORT tinha motor 2.0, à gasolina, e 114 cavalos. Com melhorias mecânicas, esse modelo seria último antes da dinastia T4.
T4
O início da duradoura e bem sucedida produção de Troller T4 começou com motor 2.8, a diesel, e 132 cavalos.
T4
O último T4 “pré Ford” recebeu generosas melhorias em seu motor 3.0, a diesel, e 163 cavalos. Esse foi o modelo que atingiu recorde de vendas e foi responsável por criar o nicho que cresceu os olhos da montadora estadunidense.
Pantanal
Um modelo que fez pouco sucesso e, por isso, foi pouco vendido, a picape pantanal ia na contramão das picapes luxuosas e visava manter o ar robusto da Troller. Depois de um recall por problemas no chassi, o modelo foi descontinuado. Todas as pouco mais de 100 unidades vendidas foram recompradas.
T4
Após a aquisição pela Ford, esse foi o primeiro T4 lançado pela Ford. E trouxe muitas melhorias dos americanos. Com um motor diesel 3.0 de 163 cavalos, tração 4×4 com diferencial traseiro autoblocante e freio a disco nas quatro rodas, essa versão apresenta cerca de 500 melhorias em relação ao carro do ano anterior.
T4 Desert Storm
Uma edição (muito) especial, limitada e que vinha na cor Bege Atacama Fosco, além de ostentar capota rígida e removível.
T4
Motor TGV 3.2, a diesel, com 165 cavalos. Essa versão também apresentou snorkel de série em todos os modelos e os mais recentes com para-choque cinza.
T4
Motor 3.2, a diesel, com 200 cavalos. O modelo mais recente da marca foi reestilizado por fora, ganhou ar-condicionado digital, câmbio de 6 marchas e motor de 5 cilindros.
T4
Pela primeira vez, o carro recebe câmbio automático. Acompanhado desta melhora, o modelo mais recente ainda tem motor 3.2, movido a diesel, com 200 cavalos.
TX4
O recém saído do forno Troller TX4 traz consigo uma enormidade de melhorias, ainda que a comparação seja com o T4 do mesmo ano. Com bloqueio de diferencial, transmissão automática, Snorkel, para-choques em aço, faróis Hellas, além das 3 opções bicolores. Azul com marrom, verde ou prat