Motoristas que trafegam pelas rodovias paulistas devem redobrar a atenção. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) anunciou a ativação de 50 novos radares em pontos estratégicos do estado a partir desta terça-feira (23). Com a nova leva, o número total de equipamentos em funcionamento chega a 270.
A ampliação faz parte de um plano estadual de modernização da fiscalização e busca reduzir acidentes, coibir o excesso de velocidade e padronizar o monitoramento viário. Os locais foram definidos com base em estudos técnicos que consideraram o volume de tráfego, o histórico de ocorrências e as condições de segurança de cada trecho.
Por que mais radares agora?
A nova etapa do programa do DER-SP faz parte do contrato do edital 145/2023, que prevê a instalação de 649 radares ao longo de mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas à iniciativa privada.
O objetivo é claro: aumentar a segurança e reduzir o número de acidentes em trechos com maior registro de ocorrências.
Os locais foram definidos a partir de um mapeamento detalhado, que analisou histórico de colisões, excesso de velocidade e volume de tráfego.
Mais do que punir, a expansão dos radares busca educar motoristas e padronizar o comportamento nas estradas, tornando o trânsito mais previsível e seguro para todos.
Que tipos de aparelhos serão instalados?
Há dois modelos principais entrando em operação:
- Fixo-redutor: conhecido popularmente como “lombada eletrônica”, geralmente instalado em trechos com maior adensamento urbano. Esse aparelho tem um display que mostra a velocidade em tempo real ao motorista.
- Fixo-controlador: o radar convencional, que não exibe a velocidade para o condutor, mas registra infrações.
Ambos utilizam um laço indutivo embutido sob o pavimento para medir a velocidade. Além disso, os novos dispositivos têm capacidade de contar o número de eixos dos veículos e transmitir dados em tempo real para o DER-SP, o que facilita o monitoramento e a gestão do tráfego.
Como funcionam as multas por excesso de velocidade?
Quanto maior o excesso, mais pesada é a punição — no bolso e na carteira de habilitação.
As infrações são classificadas conforme o percentual acima do limite permitido na via:
- Até 20% acima da velocidade máxima: multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.
- Entre 20% e 50% acima: multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
- Mais de 50% acima: multa de R$ 880,41 (valor base multiplicado por três) e possível suspensão do direito de dirigir.
Ultrapassar em mais da metade o limite da via pode custar caro e comprometer a habilitação, além de aumentar significativamente o risco de acidentes graves.
Onde esses 50 radares foram instalados?
O DER-SP divulgou os pontos exatos onde os novos equipamentos já estão em funcionamento.
Os locais foram escolhidos com base em critérios técnicos, como histórico de acidentes, volume de tráfego e excesso de velocidade.
Abaixo, veja a lista organizada por região do estado.
Região Metropolitana e Interior Norte
- SP 036 – Km 89,778 – Norte/Sul – Piracaia – 40 km/h | 40 km/h
- SP 063 – Km 42,350 – Leste/Oeste – Bragança Paulista – 40 km/h | 40 km/h
- SP 063 – Km 53,250 – Leste – Bragança Paulista – 60 km/h
- SP 073 – Km 3,739 – Leste – Campinas – 50 km/h
- SP 095 – Km 44,000 – Leste – Amparo – 50 km/h | 50 km/h
- SP 095 – Km 46,000 – Leste/Oeste – Amparo – 70 km/h | 70 km/h
- SP 095 – Km 54,459 – Leste/Oeste – Pedreira – 70 km/h | 70 km/h
- SP 360 – Km 157,500 – Norte/Sul – Serra Negra – 40 km/h | 40 km/h
- SPA 115/330 – Km 1,580 – Leste/Oeste – Sumaré – 70 km/h | 70 km/h
- SPA 040/079 – Km 2,120 – Sul – Itu – 50 km/h | 50 km/h
Região Central e Oeste Paulista
- SP 215 – Km 150,300 – Oeste – São Carlos – 50 km/h | 50 km/h
- SP 215 – Km 194,700 – Leste/Oeste – Dourado – 60 km/h | 60 km/h
- SP 253 – Km 207,050 – Leste/Oeste – Jaboticabal – 100 km/h | 80 km/h
- SP 304 – Km 365,400 – Leste/Oeste – Ibitinga – 60 km/h | 60 km/h
- SP 331 – Km 5,200 – Leste/Oeste – Gavião Peixoto – 100 km/h | 80 km/h
- SPA 301/310 – Km 2,000 – Leste/Oeste – Matão – 40 km/h | 40 km/h
- SPI 328/326 – Km 6,750 – Leste/Oeste – Guariba – 80 km/h | 80 km/h
- SP 225 – Km 321,176 / 323,039 / 324,381 – Santa Cruz do Rio Pardo – 60 km/h | 60 km/h
- SP 261 – Km 8,408 – Norte/Sul – Piraju – 40 km/h | 40 km/h
- SP 266 – Km 480,550 – Leste/Oeste – Florínea – 60 km/h | 60 km/h
- SP 421 – Km 15,651 – Oscar Bressane – 60 km/h | 60 km/h
- SP 421 – Km 51,402 – Paraguaçu Paulista – 60 km/h | 60 km/h
- SP 457 – Km 100,854 – Norte/Sul – Bastos – 60 km/h | 60 km/h
Litoral e Vale do Paraíba
- SP 052 – Km 220,500 – Cruzeiro – 60 km/h | 60 km/h
- SP 052 – Km 232,573 – Cruzeiro – 40 km/h | 40 km/h
- SP 055 – Km 89,100 – Caraguatatuba – 40 km/h | 40 km/h
- SP 055 – Km 114,260 – São Sebastião – 40 km/h | 40 km/h
- SP 121 – Km 17,954 – Redenção da Serra – 60 km/h | 60 km/h
- SP 123 – Km 42,688 – Campos do Jordão – 40 km/h | 40 km/h
- SP 125 – Km 77,000 – São Luís do Paraitinga – 40 km/h | 40 km/h
- SPA 085/060 – Km 0,962 – Pindamonhangaba – 60 km/h | 60 km/h
- SPA 092/060 – Km 2,269 – Pindamonhangaba – 60 km/h | 60 km/h
Região Noroeste e Extremo Oeste
- SP 333 – Km 6,000 – Cajuru – 100 km/h | 80 km/h
- SP 333 – Km 45,030 – Serrana – 100 km/h | 80 km/h
- SP 334 – Km 442,170 – Pedregulho – 100 km/h | 80 km/h
- SPA 473/310 – Km 3,300 – Floreal – 60 km/h | 60 km/h
- SPA 565/310 – Km 2,310 – Auriflama – 40 km/h | 40 km/h
- SP 272 – Km 19,600 – Presidente Bernardes – 100 km/h | 80 km/h
- SP 457 – Km 67,021 – Rancharia – 100 km/h | 80 km/h
- SP 563 – Km 4,302 – Mirante do Paranapanema – 100 km/h | 80 km/h
- SP 563 – Km 47,500 – Marabá Paulista – 100 km/h | 80 km/h
- SP 563 – Km 78,280 – Presidente Venceslau – 60 km/h | 60 km/h
- SP 563 – Km 132,048 – Dracena – 100 km/h | 80 km/h
- SP 563 – Km 144,759 – Tupi Paulista – 100 km/h | 80 km/h
- SPA 079/613 – Km 2,267 – Rosana – 60 km/h | 60 km/h
- SP 425 – Km 139,685 – Olímpia – 60 km/h | 60 km/h
O que muda na prática para quem dirige?
Além das multas e da possibilidade de pontos na carteira, existem mudanças práticas que valem a pena considerar:
- Maior previsibilidade: com radares estrategicamente posicionados, o comportamento dos motoristas tende a ficar mais previsível, reduzindo freagens bruscas e ultrapassagens perigosas.
- Fiscalização contínua: a transmissão em tempo real permite atuação mais rápida das autoridades quando necessário.
- Mais trechos sinalizados: os locais de instalação costumam ser marcados, então atenção à sinalização para evitar surpresas.
Dicas práticas para evitar multas e dirigir com mais segurança
- Respeite sempre a velocidade limite indicada na via. Parece óbvio, mas muitos acidentes ocorrem por excesso de velocidade.
- Use piloto automático em trechos longos e seguros quando possível — isso ajuda a manter a velocidade constante e evitar multas por ‘escorregadas’ no acelerador.
- Mantenha distância segura do veículo à frente para evitar freadas bruscas.
- Planeje a viagem incluindo paradas: cansaço é um fator grande em acidentes de estrada.
- Fique atento à sinalização e, se estiver em dúvida, diminua — perder alguns minutos é sempre melhor do que arriscar multa ou acidente.
Fui autuado: o que fazer?
Receber uma notificação de infração não significa que tudo está perdido.
Antes de qualquer medida, verifique os detalhes do registro — local, data, hora e velocidade informada.
Se identificar erro de medição, ausência de sinalização ou qualquer inconsistência comprovável, é possível apresentar defesa prévia ou recurso administrativo.
O processo é regulamentado e garante ao motorista o direito de contestar a autuação dentro dos prazos previstos.
Em caso de dúvida sobre o procedimento ou documentação necessária, procure orientação especializada ou consulte diretamente o site do órgão autuador.
O que vem por aí: o plano de instalação
Os 50 radares que começaram a operar fazem parte de um projeto mais amplo de modernização das rodovias estaduais.
O contrato prevê a instalação de 649 equipamentos ao todo, distribuídos em diferentes fases.
Antes de iniciarem a aplicação de multas em larga escala, todos os aparelhos passam por testes, calibração e processos de homologação.
O objetivo é garantir que cada radar opere dentro dos padrões técnicos e legais exigidos, assegurando precisão e transparência na fiscalização.
Conclusão: segurança em primeiro lugar
Mais radares não significam somente multas; significam também um esforço para reduzir acidentes e tornar as rodovias mais seguras. Se você dirige nas estradas paulistas, vale a pena ajustar hábitos, conferir a velocidade permitida e ficar atento às sinalizações.
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