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Antiga Fábrica da Troller no Ceará Será Revitalizada para Produzir Veículos Eletrificados

Futuro da Antiga Fabrica da Troller, localizada no Ceará, a planta passará a produzir 6 modelos de veículos eletrificados para 3 montadoras.
Futuro da Antiga Fabrica da Troller

Sumário

fábrica da Troller, localizada em Horizonte, Ceará, foi um marco na produção de veículos 4×4 robustos no Brasil, operando sob o comando da Ford até seu encerramento em 2021. A planta, que esteve desativada desde então, será revitalizada em um ambicioso projeto liderado pela Comexport. Veja como será o Futuro da Antiga Fabrica da Troller.

Com um investimento de R$ 400 milhões, o local será transformado em um polo automotivo dedicado à produção de veículos eletrificados e híbridos, marcando uma nova era para a indústria automotiva na região.

Antiga Fábrica da Troller no Ceará Será Revitalizada para Produzir Veículos Eletrificados

Detalhes do Investimento para o futuro da Antiga Fabrica da Troller

O projeto de revitalização da antiga fábrica da Troller envolve um investimento significativo de R$ 400 milhões, liderado pela Comexport, uma das maiores empresas de comércio exterior do Brasil. Este montante será destinado à transformação da planta em um polo automotivo multimarcas, focado na produção de veículos elétricos e híbridos.

O impacto econômico esperado é substancial, com a geração de 255 empregos diretos na primeira fase e o potencial de revitalizar a economia local, posicionando o Ceará como um importante centro de inovação automotiva no Brasil.

Modelo de Operação Multimarcas

O projeto de revitalização da antiga fábrica da Troller adota um modelo de operação multimarcas, um conceito inovador no Brasil. Esse modelo permite que a planta produza veículos para diferentes fabricantes simultaneamente, sem a necessidade de uma infraestrutura própria para cada marca.

Essa flexibilidade é ideal para montadoras que desejam entrar no mercado brasileiro com custos reduzidos e maior agilidade. Além disso, a produção diversificada potencializa o uso da infraestrutura, otimizando recursos e ampliando a capacidade produtiva para até 40 mil veículos por ano em sua fase inicial.

Possíveis Marcas Interessadas no futuro da Antiga Fabrica da Troller

Segundo o governo do Ceará, três fabricantes já firmaram acordos para produzir seis modelos no novo polo automotivo. Embora os nomes ainda sejam mantidos em sigilo, a Comexport, responsável pelo projeto, já colabora com montadoras renomadas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, Renault e Volvo.

Antiga Fábrica da Troller no Ceará Será Revitalizada para Produzir Veículos Eletrificados

Além disso, especula-se que novas marcas chinesas, como Chery, Neta e Zeekr, possam estar entre as parceiras.Essas empresas buscam expandir sua presença no Brasil, e o polo automotivo em Horizonte surge como uma oportunidade estratégica para produção local.

Modelo de Fabricação Já Utilizado no Uruguai

O modelo de fabricação adotado pela Comexport na revitalização da fábrica da Troller no Ceará é inspirado no sistema já utilizado pela Nordex em Montevidéu, Uruguai. Esse modelo, conhecido como CKD (Completely Knocked Down) e SKD (Semi Knocked Down), envolve a montagem de veículos a partir de componentes ou kits pré-montados importados.

Antiga Fábrica da Troller no Ceará Será Revitalizada para Produzir Veículos Eletrificados

Essa estratégia permite flexibilidade na produção e é ideal para marcas que desejam acelerar a entrada no mercado brasileiro com menor investimento inicial em infraestrutura.

Impacto Regional e Geração de Empregos

A revitalização da antiga fábrica da Troller trará significativos benefícios econômicos e sociais para a região do Ceará. Com um investimento de R$ 400 milhões, o projeto prevê a criação de 255 empregos diretos inicialmente, além de milhares de empregos indiretos ao longo do tempo.

A reativação da planta consolidará o Ceará como um importante polo automotivo no Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico local, fortalecendo a cadeia produtiva e impulsionando o setor industrial da região, gerando novas oportunidades de crescimento e inovação.

Parcerias e Colaborações para o futuro da Antiga Fabrica da Troller

O projeto de revitalização da fábrica da Troller conta com a liderança da Comexport, uma das maiores empresas de comércio exterior do Brasil, como âncora. A planta atuará como uma fábrica multimarcas, produzindo veículos elétricos e híbridos para várias montadoras. Embora as marcas específicas envolvidas ainda não tenham sido divulgadas, há fortes indícios de parcerias com fabricantes internacionais renomados.

O modelo de operação multimarcas abre portas para futuras colaborações com outras empresas que desejam explorar o mercado brasileiro de veículos eletrificados.

Incentivos Governamentais e Programa Mover

O governo brasileiro desempenha um papel crucial na revitalização da antiga fábrica da Troller por meio de incentivos fiscais e programas de apoio, como o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

Este programa, liderado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, oferece crédito tributário de R$ 19,5 bilhões até 2028 para fomentar a produção de veículos eletrificados e híbridos no Brasil.

Esses incentivos visam estimular a inovação, promover a produção de veículos sustentáveis e fortalecer o setor automotivo nacional, tornando o Ceará um polo estratégico para essa nova indústria.

Perspectivas Futuras para o Polo Automotivo

O polo automotivo em Horizonte, Ceará, tem perspectivas promissoras para o futuro. Com a capacidade inicial de produzir 40 mil veículos eletrificados por ano, o projeto poderá se expandir para incluir a fabricação de componentes e aumentar sua produção.

O impacto no mercado automotivo brasileiro será significativo, posicionando o Ceará como um centro de inovação e sustentabilidade no setor. A ênfase em veículos elétricos e híbridos reflete a crescente demanda por soluções mais ecológicas, alinhando-se às metas globais de descarbonização e eficiência energética.

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