O tradicional circuito de Spa-Francorchamps foi palco de uma corrida marcada por atraso, ultrapassagens pontuais e decisões estratégicas que mexeram com o campeonato da Fórmula 1. Depois de mais de uma hora de espera por causa da chuva, a corrida finalmente começou — e Oscar Piastri aproveitou como ninguém.
Logo após a saída do safety car, o australiano assumiu a ponta de Lando Norris e não largou mais. Com a vitória, Piastri ampliou sua liderança no Mundial de Pilotos e deixou claro que a McLaren está em ótima fase. Leclerc completou o pódio com a Ferrari, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto somou mais dois pontos e segue se firmando na elite da categoria.
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Largada atrasada e jogo de paciência: a corrida só começou depois de 1h20
Quem acompanhou o GP da Bélgica 2025 precisou de paciência. A corrida estava marcada para começar no fim da manhã, mas a forte chuva que atingiu o circuito de Spa-Francorchamps atrasou tudo. A direção de prova decidiu segurar os carros nos boxes por mais de uma hora e, quando finalmente liberou a pista, optou por uma largada em movimento atrás do safety car.
Foram quatro voltas cautelosas até que a disputa fosse, de fato, autorizada. Nesse ponto, Lando Norris largava na frente, seguido por Oscar Piastri, Charles Leclerc e Max Verstappen. O brasileiro Gabriel Bortoleto mantinha a 10ª posição, enquanto nomes como Hamilton, Alonso e Sainz largavam do pit lane por causa de trocas nos carros — o que tornaria suas corridas ainda mais interessantes.
A escolha dos pneus também foi estratégica: todos começaram com compostos intermediários, já que a pista ainda estava úmida, mas sem chuva constante.
Foi só na volta 5, com a saída do safety car, que a Fórmula 1 voltou ao modo “corrida pra valer”.
Piastri assume a liderança, Hamilton sobe, e a estratégia entra em jogo
Com a pista liberada na volta 5, não demorou para Oscar Piastri mostrar que estava determinado a vencer. Logo na reta Kemmel, o australiano da McLaren mergulhou por dentro e ultrapassou Norris, assumindo a liderança da prova com autoridade. A partir dali, controlou bem a distância, mesmo com a aproximação do companheiro nas voltas finais.
Enquanto isso, Leclerc e Verstappen se mantinham no top 4, com um duelo silencioso pela terceira colocação. O piloto da Ferrari chegou a errar na Eau Rouge, mas conseguiu manter a posição, garantindo mais um pódio em 2025 — seu quinto na temporada.
A grande virada, porém, veio nas estratégias de pneus. Entre as voltas 12 e 14, quase todos os pilotos trocaram os compostos intermediários pelos slicks. A maioria optou pelos pneus médios, exceto Norris, que arriscou com os duros na tentativa de surpreender no fim. Deu certo em parte: ele conseguiu tirar quase cinco segundos de diferença, mas não foi o suficiente para recuperar a liderança.
Do fundo do grid, Lewis Hamilton fazia uma de suas corridas clássicas. Largando do pit lane e com o carro ajustado para pista molhada, o britânico foi ganhando posições volta após volta. Na volta 10, já estava em 13º, e após as paradas, assumiu a sétima colocação, onde terminou a prova. Foi sua primeira vez fora do top 4 em Spa em muitos anos, mas, dadas as circunstâncias, foi uma boa recuperação.
Bortoleto pontua de novo e briga no meio do pelotão agita a prova
Enquanto os holofotes estavam voltados para a disputa entre Piastri e Norris, o brasileiro Gabriel Bortoleto fazia uma corrida consistente, brigando duro por mais dois pontos no campeonato. Largando em 10º, o piloto da Sauber chegou a perder posição para Nico Hulkenberg após um erro na freada, mas não desistiu da disputa.
Na troca geral de pneus, Bortoleto ficou atrás do companheiro de equipe e pediu para inverterem as posições, alegando ter mais ritmo. A equipe demorou a responder, mas cedeu na volta 20, permitindo que o brasileiro voltasse ao top 10. Ele terminou a corrida em nono lugar, somando agora seis pontos no Mundial — uma marca importante para um calouro na Fórmula 1.
No meio do pelotão, a corrida também teve bons momentos. George Russell conquistou uma sólida quinta colocação com a Mercedes, enquanto Alex Albon garantiu um ótimo sexto lugar para a Williams. Liam Lawson, com a RB, também se destacou e terminou em oitavo, segurando bem a pressão no fim da prova.
Já nomes experientes como Alonso e Sainz não tiveram muito destaque. Alonso, inclusive, fez uma segunda parada nos últimos 20 giros, o que o tirou de qualquer chance de pontuar.
A corrida, mesmo com o atraso na largada, seguiu estável e sem incidentes graves, mas trouxe boas disputas estratégicas e deixou claro que o equilíbrio entre as equipes está cada vez mais evidente na temporada 2025.
Classificação final e mudanças no campeonato de Fórmula 1 2025
A vitória em Spa não foi só simbólica para Oscar Piastri — ela teve peso real na tabela. Com o triunfo, o australiano chegou à sua sexta vitória na temporada e ampliou sua vantagem sobre Lando Norris para 16 pontos, consolidando ainda mais sua liderança no Mundial de Pilotos.
Charles Leclerc, com o terceiro lugar, segue somando pódios e mantém a Ferrari no jogo. Já Verstappen, que terminou em quarto, não conseguiu reagir ao ritmo forte das McLarens. Russell (5º) e Albon (6º) completaram a zona nobre com boas atuações. Hamilton, apesar de largar do pit lane, cruzou a linha em sétimo. Bortoleto, com o 9º lugar, segue firme na briga por espaço entre os estreantes.
Posição | Piloto | Escuderia | Tempo | Pontuação |
---|---|---|---|---|
1 | Oscar Piastri | McLaren | 1:25:22.601 | 25 |
2 | Lando Norris | McLaren | +3.415s | 18 |
3 | Charles Leclerc | Ferrari | +20.185s | 15 |
4 | Max Verstappen | Red Bull Racing | +21.731s | 12 |
5 | George Russell | Mercedes | +34.863s | 10 |
6 | Alexander Albon | Williams | +39.926s | 8 |
7 | Lewis Hamilton | Ferrari | +40.679s | 6 |
8 | Liam Lawson | Racing Bulls | +52.033s | 4 |
9 | Gabriel Bortoleto | Kick Sauber | +56.434s | 2 |
10 | Pierre Gasly | Alpine | +72.714s | 1 |
11 | Oliver Bearman | Haas | +73.145s | 0 |
12 | Nico Hulkenberg | Kick Sauber | +73.628s | 0 |
13 | Yuki Tsunoda | Red Bull Racing | +75.395s | 0 |
14 | Lance Stroll | Aston Martin | +79.831s | 0 |
15 | Esteban Ocon | Haas | +86.063s | 0 |
16 | Kimi Antonelli | Mercedes | +86.721s | 0 |
17 | Fernando Alonso | Aston Martin | +87.924s | 0 |
18 | Carlos Sainz | Williams | +92.024s | 0 |
19 | Franco Colapinto | Alpine | +95.250s | 0 |
20 | Isack Hadjar | Racing Bulls | +1 volta | 0 |
A próxima etapa promete ser decisiva, principalmente para quem ainda sonha em encostar na liderança. A temporada 2025 está mais equilibrada e com nomes novos se firmando — o que torna cada GP imprevisível.
Perguntas Frequentes sobre o GP da Bélgica 2025 – Fórmula 1
Oscar Piastri, da McLaren, venceu a corrida após ultrapassar Norris logo após a saída do safety car.
A corrida começou com 1h20 de atraso devido à forte chuva em Spa-Francorchamps.
Piastri lidera com 16 pontos de vantagem sobre Norris após a vitória na Bélgica.