O GP da China 2025 entrou para a história como uma das corridas mais polêmicas da temporada da Fórmula 1. O que parecia ser apenas mais uma prova do campeonato acabou se tornando um verdadeiro drama após a desclassificação de três pilotos: Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly. Mas não foi só isso que marcou a corrida! Confira agora um resumo completo do que aconteceu no circuito de Xangai.
Piastri vence GP da China e puxa dobradinha da McLaren.
Oscar Piastri manteve a ponta na largada e só saiu de lá quando parou para trocar pneus. O esperado desgaste, aliás, não apareceu, e quase todos partiram para uma única parada.
Oscar Piastri dominou com tranquilidade o GP da China, realizado neste domingo (23), em Xangai. Largando na pole-position, o australiano fechou a curva 1 na liderança para de lá só sair quando parou para trocar pneus, recebendo a bandeirada em primeiro quase 4s de vantagem sobre o companheiro de equipe, Lando Norris. George Russell garantiu mais um pódio para a Mercedes ao terminar em terceiro.
O desgaste de pneus que complicou a vida dos pilotos na corrida sprint e também na classificação passou longe dos pneus duros, tanto que alguns pilotos partiram para a corrida tendo em mente apenas uma parada. Foi o caso de Lance Stroll, que surpreendeu com um stint de impressionantes 37 voltas com os pneus duros, e também George Russell, que teimou com a Mercedes que havia condições de ir até o fim depois de calçar os compostos de faixa branca.

Mas eles não foram os únicos. Na verdade, todos começaram a perceber que seria, de fato, possível ir até o fim com os pneus duros, mesmo que isso significasse sacrificar um pouco o ritmo. Dos ponteiros, apenas Lewis Hamilton fez duas trocas, terminando em sexto, atrás de Max Verstappen.
A Ferrari, aliás, viu Hamilton e Charles Leclerc novamente se tocarem na largada. O monegasco acabou com a asa dianteira danificada, mas conseguiu ser mais rápido que o #44, tanto que a equipe promoveu a troca de posições entre eles para que Charles tentasse buscar o pódio — o que não aconteceu, já que terminou em quinto depois de perder intenso duelo em pista contra Max Verstappen.
Destaque também para a excelente corrida da Haas, que colocou os dois carros na zona de pontos com a parada única. Oliver Bearman, em particular, brilhou com belas ultrapassagens. Gabriel Bortoleto, por sua vez, teve problemas ainda no começo da prova.
Logo depois da largada, errou sozinho e foi parar na brita. Daí em diante, foi uma corrida um tanto solitária no fundo do pelotão, terminando em 14º. De bom, apenas o fato de ter terminado à frente de Nico Hülkenberg, que despencou posições ainda na primeira volta.

Desclassificações Abalam a Ferrari e a Alpine
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou, após a corrida, que Leclerc e Gasly foram excluídos do GP da China por estarem com os carros abaixo do peso mínimo exigido pelo regulamento. Já Lewis Hamilton, que também foi punido, teve um problema com a espessura da prancha do carro da Ferrari, algo semelhante ao que já havia acontecido em 2023, nos Estados Unidos.
Com a desclassificação dos três pilotos, a Ferrari perdeu 18 pontos conquistados na corrida, despencando no campeonato de construtores e empatando com a Williams. Gasly, que terminou em 11º, também foi retirado da classificação, abrindo espaço para Lance Stroll e Carlos Sainz entrarem no top 10.

McLaren Domina com Piastri e Norris
Enquanto Ferrari e Alpine sofriam com as punições, a McLaren brilhou. Oscar Piastri venceu a prova com tranquilidade, seguido de perto por Lando Norris. A equipe confirmou seu favoritismo e mostrou que está no caminho certo para brigar pelo título.
George Russell, da Mercedes, completou o pódio, garantindo mais um resultado sólido para a equipe alemã.
Verstappen Luta Contra um Carro Difícil e Ainda Assim Brilha
Max Verstappen, tetracampeão da F1, teve dificuldades na corrida devido à falta de ritmo da Red Bull. Apesar disso, conseguiu um quarto lugar e ainda protagonizou a ultrapassagem mais impressionante da corrida contra Leclerc antes da desclassificação do monegasco.
A RBR precisa urgentemente melhorar o desempenho do carro se quiser manter Verstappen na briga pelo campeonato.
Mercedes Ganha Força e Russell se Destaca
George Russell segue em alta na temporada e mostrou novamente por que é o novo líder da Mercedes. Com ritmo consistente e boas escolhas de estratégia, conquistou um terceiro lugar importante.
Kimi Antonelli, jovem piloto da equipe alemã, terminou na sexta posição, mostrando que a Mercedes pode estar se consolidando como uma das grandes forças de 2025.
Classificação Final do GP da China 2025
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (RBR)
- Esteban Ocon (Haas)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Alexander Albon (Williams)
- Oliver Bearman (Haas)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Carlos Sainz (Williams)
Desclassificados: Charles Leclerc (Ferrari), Lewis Hamilton (Ferrari), Pierre Gasly (Alpine).
Classificação do Mundial de Pilotos:
- L. Norris (McLaren): 44
- M. Verstappen (Red Bull): 36
- G. Russell (Mercedes): 35
- O. Piastri (McLaren): 34
- K. Antonelli (Mercedes): 22
- A. Albon (Williams): 16
- E. Ocon (Haas): 10
- L. Stroll (Aston Martin): 10
- L. Hamilton (Ferrari): 9
- C. Leclerc (Ferrari): 8
- N. Hülkenberg (Sauber): 6
- O. Bearman (Haas): 4
- Y. Tsunoda (Racing Bulls): 3
- C. Sainz (Williams): 1
- P. Gasly (Alpine): 0
- I. Hadjar (Racing Bulls): 0
- L. Lawson (Red Bull): 0
- J. Doohan (Alpine): 0
- G. Bortoleto (Sauber): 0
- F. Alonso (Aston Martin): 0
Classificação do Mundial de Construtores:
- McLaren: 78
- Mercedes: 57
- Red Bull: 36
- Williams: 17
- Ferrari: 17
- Haas: 14
- Aston Martin: 10
- Sauber: 6
- Racing Bulls: 3
- Alpine: 0