O GP da Emilia-Romagna 2025 marcou o retorno de Max Verstappen ao topo do pódio após quatro corridas sem vitória. No tradicional circuito de Ímola, o holandês largou bem, superou Oscar Piastri, que havia conquistado a pole, e conduziu uma corrida estratégica com o apoio de bandeiras amarelas que ajudaram a consolidar sua liderança.
Lando Norris, da McLaren, também brilhou: saiu da quarta posição e conquistou o segundo lugar, enquanto Piastri teve de se contentar com a terceira colocação após sofrer com o desgaste dos pneus no fim. A vitória de Verstappen recoloca a RBR na briga direta com a McLaren, que ainda lidera o campeonato de construtores com folga.
Entre os brasileiros, Gabriel Bortoleto teve uma corrida complicada. O piloto da Sauber enfrentou problemas de ritmo, parou três vezes e terminou apenas em 18º.
Largada e Primeiras Voltas
Logo na largada do GP da Emilia-Romagna, o público foi ao delírio com a disputa direta entre os dois protagonistas do campeonato: Oscar Piastri largou bem, mas foi rapidamente pressionado por Max Verstappen, que não hesitou em buscar o espaço necessário na curva Tamburello para assumir a liderança ainda nos primeiros metros.
Verstappen forçou por fora, Piastri resistiu até onde pôde, mas acabou cedendo a posição — uma manobra decisiva para o resultado final da prova. Logo atrás, George Russell manteve a terceira colocação nas voltas iniciais, mas já era pressionado por Lando Norris, que mostrava ritmo forte desde o começo.
No pelotão intermediário, Charles Leclerc rapidamente ganhou posições e entrou na zona de pontuação ao superar Isack Hadjar. Já Lewis Hamilton não teve a mesma sorte: o heptacampeão perdeu posições e caiu para 13º, superado inclusive por Andrea Kimi Antonelli, jovem talento que substitui o britânico na Mercedes em algumas etapas.
Ultrapassagens e Estratégias Cruciais
Enquanto Verstappen abria vantagem na ponta, a disputa pelo pódio esquentava. Lando Norris, com bom desempenho e pneus bem conservados, começou a pressionar George Russell na luta pelo terceiro lugar. Após três tentativas frustradas, conseguiu a ultrapassagem no 10º giro e passou a mirar o companheiro de equipe, Piastri.
Nesse momento da corrida, os pneus da gama mais macia começaram a mostrar sinais de desgaste. Equipes e pilotos se viram obrigados a repensar estratégias e realizar os primeiros pit stops. Leclerc foi o primeiro dos líderes a parar, seguido por Russell e Sainz. Piastri entrou nos boxes na volta 14, tentando evitar o undercut.
Enquanto isso, Verstappen, Norris e outros pilotos como Hamilton e Hulkenberg postergaram suas paradas, apostando em uma janela mais favorável. Essa escolha se mostraria acertada pouco tempo depois.
Safety Car Virtual e Paradas Decisivas
Na volta 29, o abandono de Esteban Ocon, da Haas, acionou o virtual safety car e mudou completamente a dinâmica da corrida. Foi exatamente nesse momento que Verstappen aproveitou para fazer sua parada e trocou os pneus médios por duros sem perder tempo significativo.
Outros pilotos, como Hamilton e Hulkenberg, também se beneficiaram da neutralização. Já Charles Leclerc, que havia parado antes, reclamou bastante com a equipe Ferrari por ter perdido a chance de aproveitar o safety car virtual e acabou prejudicado na estratégia.
Mais atrás, Gabriel Bortoleto, que havia feito uma parada muito lenta na volta 14, ficou preso no tráfego e não conseguiu recuperar ritmo. O brasileiro ainda pararia mais duas vezes, adotando uma estratégia que não deu certo em Ímola.
Abandono de Antonelli e Novo Safety Car
Na volta 46, uma falha no acelerador forçou o abandono de Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, provocando a entrada do safety car real — e uma nova reviravolta estratégica no GP da Emilia-Romagna.
Verstappen aproveitou o momento para fazer seu segundo pit stop e voltou com pneus médios, pronto para administrar o ritmo até o fim. Junto com ele, pararam Hamilton, Norris, Albon, Hadjar e Alonso, enquanto Piastri e Leclerc permaneceram na pista com pneus mais desgastados — decisão que, mais tarde, custaria posições a ambos.
Durante o período de safety car, Charles Leclerc chegou a pedir por uma nova troca, mas a Ferrari informou que ele não tinha mais compostos médios disponíveis. A única alternativa seriam os pneus macios, o que traria riscos de desgaste até o final da corrida. Resultado: Leclerc seguiu na pista, mas com desvantagem.
Relargada e Disputa até a Bandeirada
Com a relargada autorizada na volta 54, a emoção tomou conta das arquibancadas de Ímola. Verstappen, em primeiro, não foi ameaçado e manteve controle absoluto. A briga mesmo ficou entre os carros da McLaren e os pilotos da Ferrari e Williams.
Oscar Piastri, com pneus muito desgastados, passou a ser pressionado por Lando Norris, que tinha calçado pneus 15 voltas mais novos. Na volta 58, Lando fez a ultrapassagem decisiva e assumiu a segunda posição da prova, consolidando mais um pódio duplo da McLaren.
Logo atrás, Alexander Albon fazia uma prova consistente e chegou a brigar com Leclerc pela quarta colocação. O piloto da Williams chegou a ultrapassar o monegasco, mas escapou da pista e abriu caminho para Hamilton, que não desperdiçou a chance e subiu para quinto.
Leclerc, então, recebeu ordem da equipe para devolver posição a Albon por conta da manobra anterior, mas o desgaste dos pneus fez com que Hamilton o ultrapassasse novamente, garantindo o quarto lugar — seu melhor resultado em corridas principais na temporada 2025.
Corrida difícil para Bortoleto
Enquanto os ponteiros brigavam por pódio, o brasileiro Gabriel Bortoleto teve um GP para esquecer. Largando em 14º, conseguiu manter-se no pelotão intermediário nas voltas iniciais, mas um pit stop lento na volta 14 e a escolha por três paradas o tiraram de qualquer chance de pontuar.
Na última parte da corrida, Bortoleto calçou pneus médios, mas sem ritmo suficiente, foi ultrapassado por vários adversários e terminou em 18º, atrás até mesmo do companheiro de equipe Nico Hülkenberg, que cruzou a linha de chegada em 12º.
Posição | Piloto | Carro | Voltas | Tempo | Pontos |
---|---|---|---|---|---|
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda RBPT | 63 | 1:31:33.199 | 25 |
2 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 63 | +6.109s | 18 |
3 | Oscar Piastri | McLaren Mercedes | 63 | +12.956s | 15 |
4 | Lewis Hamilton | Ferrari | 63 | +14.356s | 12 |
5 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 63 | +17.945s | 10 |
6 | Charles Leclerc | Ferrari | 63 | +20.774s | 8 |
7 | George Russell | Mercedes | 63 | +22.034s | 6 |
8 | Carlos Sainz | Williams Mercedes | 63 | +22.898s | 4 |
9 | Isack Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 63 | +23.586s | 2 |
10 | Yuki Tsunoda | Red Bull Racing Honda RBPT | 63 | +26.446s | 1 |
11 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 63 | +27.250s | 0 |
12 | Nico Hulkenberg | Kick Sauber Ferrari | 63 | +30.296s | 0 |
13 | Pierre Gasly | Alpine Renault | 63 | +31.424s | 0 |
14 | Liam Lawson | Racing Bulls Honda RBPT | 63 | +32.511s | 0 |
15 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 63 | +32.993s | 0 |
16 | Franco Colapinto | Alpine Renault | 63 | +33.411s | 0 |
17 | Oliver Bearman | Haas Ferrari | 63 | +33.808s | 0 |
18 | Gabriel Bortoleto | Kick Sauber Ferrari | 63 | +38.572s | 0 |
NC | Kimi Antonelli | Mercedes | 44 | DNF | 0 |
NC | Esteban Ocon | Haas Ferrari | 27 | DNF | 0 |
Classificação Atual do Mundial de Pilotos – F1 2025
Posição | Piloto | Nacionalidade | Carro | Pontos |
---|---|---|---|---|
1 | Oscar Piastri | AUS | McLaren Mercedes | 146 |
2 | Lando Norris | GBR | McLaren Mercedes | 133 |
3 | Max Verstappen | NED | Red Bull Racing Honda RBPT | 124 |
4 | George Russell | GBR | Mercedes | 99 |
5 | Charles Leclerc | MON | Ferrari | 61 |
6 | Lewis Hamilton | GBR | Ferrari | 53 |
7 | Kimi Antonelli | ITA | Mercedes | 48 |
8 | Alexander Albon | THA | Williams Mercedes | 40 |
9 | Esteban Ocon | FRA | Haas Ferrari | 14 |
10 | Lance Stroll | CAN | Aston Martin Aramco Mercedes | 14 |
11 | Carlos Sainz | ESP | Williams Mercedes | 11 |
12 | Yuki Tsunoda | JPN | Red Bull Racing Honda RBPT | 10 |
13 | Pierre Gasly | FRA | Alpine Renault | 7 |
14 | Isack Hadjar | FRA | Racing Bulls Honda RBPT | 7 |
15 | Nico Hulkenberg | GER | Kick Sauber Ferrari | 6 |
16 | Oliver Bearman | GBR | Haas Ferrari | 6 |
17 | Fernando Alonso | ESP | Aston Martin Aramco Mercedes | 0 |
18 | Liam Lawson | NZL | Racing Bulls Honda RBPT | 0 |
19 | Jack Doohan | AUS | Alpine Renault | 0 |
20 | Gabriel Bortoleto | BRA | Kick Sauber Ferrari | 0 |
21 | Franco Colapinto | ARG | Alpine Renault | 0 |
Classificação do Mundial de Construtores – F1 2025
Posição | Escuderia | Pontos |
---|---|---|
1 | McLaren Mercedes | 279 |
2 | Mercedes | 147 |
3 | Red Bull Racing Honda RBPT | 131 |
4 | Ferrari | 114 |
5 | Williams Mercedes | 51 |
6 | Haas Ferrari | 20 |
7 | Aston Martin Aramco Mercedes | 14 |
8 | Racing Bulls Honda RBPT | 10 |
9 | Alpine Renault | 7 |
10 | Kick Sauber Ferrari | 6 |
Perguntas Frequentes sobre o GP da Emilia-Romagna 2025
Max Verstappen, da Red Bull Racing, venceu a corrida após ultrapassar Oscar Piastri na largada e contar com bandeiras amarelas estratégicas para manter a liderança.
Piastri largou na pole, mas terminou em 3º lugar, perdendo posições para Verstappen e Norris devido ao desgaste dos pneus e estratégias de pit stop.
Piastri segue líder com 146 pontos, seguido por Norris (133) e Verstappen (124). A McLaren mantém a liderança entre os construtores.
Bortoleto teve um pit stop lento e estratégia de três paradas. Sem ritmo competitivo, terminou em 18º lugar, atrás do companheiro Nico Hülkenberg.
A alta degradação forçou múltiplas paradas. Verstappen e Hamilton se beneficiaram de bandeiras amarelas para pararem no momento ideal, enquanto Leclerc e Piastri sofreram com desgaste por não trocarem sob o safety car.