GP da Emilia-Romagna 2025: Verstappen vence com estratégia certeira e volta à briga pelo título

Verstappen brilha em Ímola, vence o GP da Emilia-Romagna com estratégia perfeita e encosta na liderança; Piastri e Norris completam o pódio!
f1 emilia-romagna gp

Sumário

O GP da Emilia-Romagna 2025 marcou o retorno de Max Verstappen ao topo do pódio após quatro corridas sem vitória. No tradicional circuito de Ímola, o holandês largou bem, superou Oscar Piastri, que havia conquistado a pole, e conduziu uma corrida estratégica com o apoio de bandeiras amarelas que ajudaram a consolidar sua liderança.

Lando Norris, da McLaren, também brilhou: saiu da quarta posição e conquistou o segundo lugar, enquanto Piastri teve de se contentar com a terceira colocação após sofrer com o desgaste dos pneus no fim. A vitória de Verstappen recoloca a RBR na briga direta com a McLaren, que ainda lidera o campeonato de construtores com folga.

Entre os brasileiros, Gabriel Bortoleto teve uma corrida complicada. O piloto da Sauber enfrentou problemas de ritmo, parou três vezes e terminou apenas em 18º.

Largada e Primeiras Voltas

Logo na largada do GP da Emilia-Romagna, o público foi ao delírio com a disputa direta entre os dois protagonistas do campeonato: Oscar Piastri largou bem, mas foi rapidamente pressionado por Max Verstappen, que não hesitou em buscar o espaço necessário na curva Tamburello para assumir a liderança ainda nos primeiros metros.

Verstappen forçou por fora, Piastri resistiu até onde pôde, mas acabou cedendo a posição — uma manobra decisiva para o resultado final da prova. Logo atrás, George Russell manteve a terceira colocação nas voltas iniciais, mas já era pressionado por Lando Norris, que mostrava ritmo forte desde o começo.

No pelotão intermediário, Charles Leclerc rapidamente ganhou posições e entrou na zona de pontuação ao superar Isack Hadjar. Já Lewis Hamilton não teve a mesma sorte: o heptacampeão perdeu posições e caiu para 13º, superado inclusive por Andrea Kimi Antonelli, jovem talento que substitui o britânico na Mercedes em algumas etapas.

Ultrapassagens e Estratégias Cruciais

Enquanto Verstappen abria vantagem na ponta, a disputa pelo pódio esquentava. Lando Norris, com bom desempenho e pneus bem conservados, começou a pressionar George Russell na luta pelo terceiro lugar. Após três tentativas frustradas, conseguiu a ultrapassagem no 10º giro e passou a mirar o companheiro de equipe, Piastri.

Nesse momento da corrida, os pneus da gama mais macia começaram a mostrar sinais de desgaste. Equipes e pilotos se viram obrigados a repensar estratégias e realizar os primeiros pit stops. Leclerc foi o primeiro dos líderes a parar, seguido por Russell e Sainz. Piastri entrou nos boxes na volta 14, tentando evitar o undercut.

Enquanto isso, Verstappen, Norris e outros pilotos como Hamilton e Hulkenberg postergaram suas paradas, apostando em uma janela mais favorável. Essa escolha se mostraria acertada pouco tempo depois.

Safety Car Virtual e Paradas Decisivas

Na volta 29, o abandono de Esteban Ocon, da Haas, acionou o virtual safety car e mudou completamente a dinâmica da corrida. Foi exatamente nesse momento que Verstappen aproveitou para fazer sua parada e trocou os pneus médios por duros sem perder tempo significativo.

Outros pilotos, como Hamilton e Hulkenberg, também se beneficiaram da neutralização. Já Charles Leclerc, que havia parado antes, reclamou bastante com a equipe Ferrari por ter perdido a chance de aproveitar o safety car virtual e acabou prejudicado na estratégia.

Mais atrás, Gabriel Bortoleto, que havia feito uma parada muito lenta na volta 14, ficou preso no tráfego e não conseguiu recuperar ritmo. O brasileiro ainda pararia mais duas vezes, adotando uma estratégia que não deu certo em Ímola.

Abandono de Antonelli e Novo Safety Car

Na volta 46, uma falha no acelerador forçou o abandono de Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, provocando a entrada do safety car real — e uma nova reviravolta estratégica no GP da Emilia-Romagna.

Verstappen aproveitou o momento para fazer seu segundo pit stop e voltou com pneus médios, pronto para administrar o ritmo até o fim. Junto com ele, pararam Hamilton, Norris, Albon, Hadjar e Alonso, enquanto Piastri e Leclerc permaneceram na pista com pneus mais desgastados — decisão que, mais tarde, custaria posições a ambos.

Durante o período de safety car, Charles Leclerc chegou a pedir por uma nova troca, mas a Ferrari informou que ele não tinha mais compostos médios disponíveis. A única alternativa seriam os pneus macios, o que traria riscos de desgaste até o final da corrida. Resultado: Leclerc seguiu na pista, mas com desvantagem.

Relargada e Disputa até a Bandeirada

Com a relargada autorizada na volta 54, a emoção tomou conta das arquibancadas de Ímola. Verstappen, em primeiro, não foi ameaçado e manteve controle absoluto. A briga mesmo ficou entre os carros da McLaren e os pilotos da Ferrari e Williams.

Oscar Piastri, com pneus muito desgastados, passou a ser pressionado por Lando Norris, que tinha calçado pneus 15 voltas mais novos. Na volta 58, Lando fez a ultrapassagem decisiva e assumiu a segunda posição da prova, consolidando mais um pódio duplo da McLaren.

Logo atrás, Alexander Albon fazia uma prova consistente e chegou a brigar com Leclerc pela quarta colocação. O piloto da Williams chegou a ultrapassar o monegasco, mas escapou da pista e abriu caminho para Hamilton, que não desperdiçou a chance e subiu para quinto.

Leclerc, então, recebeu ordem da equipe para devolver posição a Albon por conta da manobra anterior, mas o desgaste dos pneus fez com que Hamilton o ultrapassasse novamente, garantindo o quarto lugar — seu melhor resultado em corridas principais na temporada 2025.

Corrida difícil para Bortoleto

Enquanto os ponteiros brigavam por pódio, o brasileiro Gabriel Bortoleto teve um GP para esquecer. Largando em 14º, conseguiu manter-se no pelotão intermediário nas voltas iniciais, mas um pit stop lento na volta 14 e a escolha por três paradas o tiraram de qualquer chance de pontuar.

Na última parte da corrida, Bortoleto calçou pneus médios, mas sem ritmo suficiente, foi ultrapassado por vários adversários e terminou em 18º, atrás até mesmo do companheiro de equipe Nico Hülkenberg, que cruzou a linha de chegada em 12º.

PosiçãoPilotoCarroVoltasTempoPontos
1Max VerstappenRed Bull Racing Honda RBPT631:31:33.19925
2Lando NorrisMcLaren Mercedes63+6.109s18
3Oscar PiastriMcLaren Mercedes63+12.956s15
4Lewis HamiltonFerrari63+14.356s12
5Alexander AlbonWilliams Mercedes63+17.945s10
6Charles LeclercFerrari63+20.774s8
7George RussellMercedes63+22.034s6
8Carlos SainzWilliams Mercedes63+22.898s4
9Isack HadjarRacing Bulls Honda RBPT63+23.586s2
10Yuki TsunodaRed Bull Racing Honda RBPT63+26.446s1
11Fernando AlonsoAston Martin Aramco Mercedes63+27.250s0
12Nico HulkenbergKick Sauber Ferrari63+30.296s0
13Pierre GaslyAlpine Renault63+31.424s0
14Liam LawsonRacing Bulls Honda RBPT63+32.511s0
15Lance StrollAston Martin Aramco Mercedes63+32.993s0
16Franco ColapintoAlpine Renault63+33.411s0
17Oliver BearmanHaas Ferrari63+33.808s0
18Gabriel BortoletoKick Sauber Ferrari63+38.572s0
NCKimi AntonelliMercedes44DNF0
NCEsteban OconHaas Ferrari27DNF0

Classificação Atual do Mundial de Pilotos – F1 2025

PosiçãoPilotoNacionalidadeCarroPontos
1Oscar PiastriAUSMcLaren Mercedes146
2Lando NorrisGBRMcLaren Mercedes133
3Max VerstappenNEDRed Bull Racing Honda RBPT124
4George RussellGBRMercedes99
5Charles LeclercMONFerrari61
6Lewis HamiltonGBRFerrari53
7Kimi AntonelliITAMercedes48
8Alexander AlbonTHAWilliams Mercedes40
9Esteban OconFRAHaas Ferrari14
10Lance StrollCANAston Martin Aramco Mercedes14
11Carlos SainzESPWilliams Mercedes11
12Yuki TsunodaJPNRed Bull Racing Honda RBPT10
13Pierre GaslyFRAAlpine Renault7
14Isack HadjarFRARacing Bulls Honda RBPT7
15Nico HulkenbergGERKick Sauber Ferrari6
16Oliver BearmanGBRHaas Ferrari6
17Fernando AlonsoESPAston Martin Aramco Mercedes0
18Liam LawsonNZLRacing Bulls Honda RBPT0
19Jack DoohanAUSAlpine Renault0
20Gabriel BortoletoBRAKick Sauber Ferrari0
21Franco ColapintoARGAlpine Renault0

Classificação do Mundial de Construtores – F1 2025

PosiçãoEscuderiaPontos
1McLaren Mercedes279
2Mercedes147
3Red Bull Racing Honda RBPT131
4Ferrari114
5Williams Mercedes51
6Haas Ferrari20
7Aston Martin Aramco Mercedes14
8Racing Bulls Honda RBPT10
9Alpine Renault7
10Kick Sauber Ferrari6

Perguntas Frequentes sobre o GP da Emilia-Romagna 2025

Quem venceu o GP da Emilia-Romagna 2025?

Max Verstappen, da Red Bull Racing, venceu a corrida após ultrapassar Oscar Piastri na largada e contar com bandeiras amarelas estratégicas para manter a liderança.

Qual foi a posição de Oscar Piastri no GP da Emilia-Romagna?

Piastri largou na pole, mas terminou em 3º lugar, perdendo posições para Verstappen e Norris devido ao desgaste dos pneus e estratégias de pit stop.

Como ficou a classificação do campeonato após a corrida?

Piastri segue líder com 146 pontos, seguido por Norris (133) e Verstappen (124). A McLaren mantém a liderança entre os construtores.

O que aconteceu com Gabriel Bortoleto na prova?

Bortoleto teve um pit stop lento e estratégia de três paradas. Sem ritmo competitivo, terminou em 18º lugar, atrás do companheiro Nico Hülkenberg.

Como foi a estratégia de pneus no GP de Emilia-Romagna?

A alta degradação forçou múltiplas paradas. Verstappen e Hamilton se beneficiaram de bandeiras amarelas para pararem no momento ideal, enquanto Leclerc e Piastri sofreram com desgaste por não trocarem sob o safety car.

Gostou do artigo GP da Emilia-Romagna 2025: Verstappen vence com estratégia certeira e volta à briga pelo título Compartilhe…
Continue lendo outros artigos relacionados: