O GP do México em 2024 trouxe emoção, disputas intensas e um pódio inesperado, com Carlos Sainz levando a Ferrari ao lugar mais alto. Após um final de semana intenso de treinos e classificações, a corrida no Autódromo Hermanos Rodríguez entregou tudo o que os fãs de Fórmula 1 poderiam esperar: ultrapassagens decisivas, incidentes no grid e, claro, uma performance brilhante do espanhol Carlos Sainz.
Largada Tensa e Safety Car Logo de Início no GP do México
Desde a largada, a corrida foi cheia de adrenalina. Max Verstappen, líder da temporada 2024, saiu determinado e conseguiu roubar a posição de Sainz antes mesmo da primeira curva. No entanto, Sainz não deixou barato e logo partiu para retomar a liderança, o que provocou uma manobra ousada ao tentar ultrapassar Verstappen por fora. No entanto, Sainz foi forçado a devolver a posição devido ao Safety Car, que entrou em ação após uma colisão entre Albon e Tsunoda. Esse acidente acabou forçando ambos os pilotos a deixarem a corrida e trouxe ainda mais emoção para o início do GP do México.
O Safety Car permaneceu na pista até a sétima volta, com a ordem dos pilotos temporariamente estabilizada. Quando o DRS foi permitido, Sainz reassumiu a liderança da corrida, mostrando o controle que se tornaria sua marca ao longo da prova.
Norris e Verstappen: Tensão e Toques na Pista
Assim que Sainz reassumiu a ponta, a atenção se voltou para o embate acirrado entre Lando Norris e Max Verstappen. Norris tentou se aproveitar do movimento de Sainz e pressionou Verstappen em busca da segunda posição. No entanto, as tentativas de ultrapassagem geraram incidentes, com Verstappen bloqueando agressivamente e, em uma manobra arriscada, empurrando Norris para fora da pista. A tensão entre os dois escalou ao ponto de Verstappen receber duas punições de 10 segundos cada, o que praticamente encerrou suas chances de pódio.
Apesar dos contratempos, Norris continuou sua corrida com determinação, terminando em segundo lugar depois de uma bela ultrapassagem sobre Charles Leclerc nas últimas voltas. A condução firme e estratégica de Norris foi um destaque, consolidando-o como um dos principais pilotos da temporada.
A Impecável Condução de Sainz durante o GP do México
Carlos Sainz seguiu no controle absoluto da corrida, mostrando o quanto a Ferrari estava bem ajustada para o circuito mexicano. Após a primeira curva, o espanhol conduziu de forma impecável, construindo uma vantagem sólida e mantendo o ritmo, sem dar chances para seus adversários. Esta vitória representa um marco em sua carreira, sendo a primeira vez que o piloto espanhol conquista mais de uma vitória em uma única temporada.
Sainz aproveitou o excelente desempenho de sua Ferrari e soube usar o momento ao seu favor, especialmente em uma temporada marcada pela competitividade entre as equipes e pelo domínio usual da Red Bull. O GP do México mostrou que a Ferrari possui potencial para competir em condições de igualdade, especialmente quando as estratégias se encaixam e o piloto consegue administrar bem os desafios de um circuito exigente como o Hermanos Rodríguez.
Leclerc, Hamilton e a Batalha Pelo Pódio
Enquanto Sainz dominava a corrida e Norris se esforçava para se aproximar de Verstappen, Charles Leclerc também protagonizou momentos empolgantes. O piloto monegasco, após liderar por alguns momentos durante a corrida, perdeu a segunda posição para Norris. Com problemas nos pneus traseiros, Leclerc cometeu um erro na última curva, que permitiu que Norris garantisse o segundo lugar. Apesar de perder a posição, Leclerc ainda conseguiu fazer a volta mais rápida da corrida ao trocar para pneus macios no final, garantindo um pódio merecido para a Ferrari.
A corrida também trouxe uma emocionante disputa entre os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell. Os dois competiram intensamente pelo quarto lugar durante boa parte da corrida, com Hamilton terminando à frente de seu companheiro de equipe. Essa disputa interna entre os pilotos da Mercedes trouxe um tempero extra para a corrida e destacou o comprometimento da equipe em aproveitar todas as oportunidades para pontuar bem.
A Estratégia da Ferrari e a Competitividade da Equipe
A estratégia da Ferrari no México foi cuidadosamente planejada e executada, com Sainz e Leclerc competindo para maximizar os pontos da equipe. O time italiano escolheu partir com pneus médios para os dois pilotos, permitindo flexibilidade nas paradas e permitindo uma vantagem em relação aos adversários. Quando o Safety Car entrou na pista logo no início, as táticas da equipe mudaram, mas Sainz manteve o foco e mostrou uma calma excepcional para reconquistar a liderança e seguir para uma vitória incontestável.
Leclerc, por outro lado, precisou lidar com problemas nos pneus e com a pressão constante dos competidores, mas conseguiu se manter competitivo e terminar no pódio, consolidando a Ferrari como uma das equipes mais consistentes desta etapa.
Verstappen Fora do Pódio e as Polêmicas Punições
Para Verstappen, o GP do México foi uma corrida para esquecer. Após um excelente início e uma primeira ultrapassagem sobre Sainz, ele não conseguiu manter a posição e acabou se envolvendo em um enrosco com Norris que resultou em duas penalidades de 10 segundos cada. Com isso, Verstappen terminou a corrida apenas em sexto lugar, bem distante das posições de destaque que ele e a Red Bull almejavam.
As punições geraram discussões no paddock e entre os comentaristas, uma vez que os incidentes levantaram questionamentos sobre a agressividade do piloto e a consistência das decisões dos comissários de prova. Ainda que Verstappen tenha demonstrado um desempenho excepcional ao longo da temporada, o GP do México expôs algumas fragilidades em sua condução quando colocado sob pressão.
A Corrida Dentro da Zona de Pontos e os Destaques
Além dos pilotos de ponta, o GP do México também contou com performances notáveis de outros competidores. Kevin Magnussen, Oscar Piastri, Nico Hülkenberg e Pierre Gasly foram os nomes que completaram a zona de pontuação. Cada um desses pilotos teve que lutar com empenho para conquistar os pontos valiosos e se destacar em um grid tão competitivo.
Magnussen e Hülkenberg, em particular, foram consistentes durante a corrida, enquanto Piastri e Gasly demonstraram habilidade para ultrapassar e defender posições nos momentos críticos. Essas atuações destacam o talento dos pilotos que, mesmo fora das equipes de ponta, mantêm o alto nível de competitividade e fazem a diferença na luta pelo campeonato de construtores.
Expectativas para o GP de São Paulo
O próximo destino da Fórmula 1 é o Brasil, com o GP de São Paulo entre 1 e 3 de novembro. Com as disputas acirradas e as estratégias complexas das equipes, o Autódromo de Interlagos trará um novo desafio para os pilotos e pode ser decisivo para o andamento da temporada.
Carlos Sainz chega ao Brasil com a moral elevada após sua vitória, e a Ferrari parece estar no auge de sua competitividade, mas as equipes da Red Bull e Mercedes certamente farão ajustes para buscar a vitória no Brasil. O GP de São Paulo é famoso pela sua atmosfera vibrante e por trazer surpresas ao longo da corrida, sendo um evento imperdível para os fãs do automobilismo.
Top 10 – GP do México 2024
Posição | Piloto | Equipe | Resumo |
---|---|---|---|
1º | Carlos Sainz | Ferrari | Condução impecável, vitória dominante |
2 | Lando Norris | McLaren | Disputa intensa, ultrapassou Leclerc no final |
3 | Charles Leclerc | Ferrari | Cometeu erro na última curva, volta mais rápida |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes | Venceu disputa com Russell |
5 | George Russell | Mercedes | Seguiu Hamilton, luta pelo pódio |
6 | Max Verstappen | Red Bull | Penalizado duas vezes por incidente com Norris |
7 | Kevin Magnussen | Haas | Posição consistente na zona de pontuação |
8 | Oscar Piastri | McLaren | Desempenho sólido, resistiu ao pelotão |
9 | Nico Hülkenberg | Haas | Fez uma corrida estratégica para pontuar |
10 | Pierre Gasly | Alpine | Completou a zona de pontos |
Resumo do GP do México 2024
- Carlos Sainz conquista uma vitória sólida, dominando a corrida desde o início e mostrando grande controle e habilidade com sua Ferrari.
- Safety Car na primeira volta após colisão entre Albon e Tsunoda, o que adicionou tensão à corrida logo no início.
- Lando Norris fez uma ótima prova e, após uma disputa acirrada com Verstappen, terminou em segundo lugar.
- Max Verstappen recebeu duas penalizações de 10 segundos por um incidente com Norris, que o tiraram da disputa pelo pódio.
- Charles Leclerc terminou em terceiro, garantindo a volta mais rápida após erro na última curva.
- A Mercedes viu uma disputa interna entre Hamilton e Russell, que terminou com Hamilton à frente.
- Pontuações também para Magnussen, Piastri, Hülkenberg e Gasly, completando a zona de pontuação.