A Land Rover acaba de anunciar novidades importantes para a linha Defender 2023 nas lojas do Brasil. Entre os principais produtos, destacamos o motor turbo diesel D300 MHEV, capaz de entregar 300 cv e 66,3 kgfm de torque. O motor substituirá a unidade a gasolina turbo de 2,0 litros de 300 cv equivalente oferecida anteriormente, além de duas novas versões: o X Dynamic HSE e o X de topo de gama.
O novo pacote é do tipo híbrido leve, combinando um motor 3.0 Ingenium de 6 cilindros em linha com um alternador que pode ser usado como motor elétrico. Segundo a marca, o alternador utiliza a rotação do motor para gerar corrente, enquanto recupera energia para carregar a bateria de 48 volts quando o carro está desacelerando. Ao funcionar como um motor elétrico, ele usa energia da bateria para dar partida no motor de start/stop e fornecer todo o auxílio de torque necessário.
A potência máxima de 300 cv é alcançada a 4.000 rpm, enquanto 66,3 kgfm de torque estão disponíveis a 1.500 rpm. Os dados de fábrica mostram uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, uma velocidade máxima de 191 km/h e um consumo de 12,82 km/l no ciclo NEDC (padrão europeu). A transmissão é sempre automática de 8 velocidades e funciona com o sistema de tração Terrain Response 2, configurável e capaz de se adaptar a diferentes condições do terreno.
A capacidade de travessia de áreas úmidas do Defender 2023 de até 900 mm é suportada pelo novo programa Wade do sistema Terrain Response 2. A Land Rover também confirma uma carga útil máxima de 900 kg, um teto estático de até 300 kg e uma capacidade de reboque de 3.500 kg. O novo motor está disponível para o 90 com apenas duas portas e o 110 com 4 portas e 7 lugares.
Em toda a versão, destacamos a chegada de duas novas opções. O primeiro, chamado X Dynamic HSE, apresenta teto preto contrastante, acabamento em preto brilhante no para-choque e laterais, soleiras das portas com assinatura X-Dynamic, emblema X-Dynamic exclusivo, cinza escuro e logotipos Defender nas rodas. 20 aros de diamante com detalhes em cinza escuro. Por sua vez, a variante X (a mais bem equipada da linha Defender) adiciona um capô preto contrastante, pinças de freio vermelhas e lanternas traseiras escurecidas.
Novas versões da Defender
No interior, o X Edition apresenta couro premium em acabamento vintage tan ou preto tan. Nos modelos X Dynamic HSE e HSE, estão disponíveis cinco acabamentos: preto, castanho retro, cinzento ostra, bege bolota e castanho cáqui. Também na cabine, uma nova tela sensível ao toque de 11,4 polegadas controla o aplicativo e exibe informações do veículo aos ocupantes.
Alta tecnologia embarcada
Entre esses dispositivos, focamos em recursos assistivos, como o assistente de ponto cego, que monitora os pontos cegos na área próxima ao veículo, um monitor de tráfego traseiro que auxilia o motorista na ré e um monitor de saída clara que avisa outra pessoa. Veículos ou objetos em movimento se aproximando por trás quando as portas são destravadas por dentro. Outra novidade é o controle de cruzeiro adaptativo, que vem de série em todas as versões.
Ainda no mundo da tecnologia, o recurso InControl Telematics é padrão, conectando a tela de entretenimento do veículo e o celular do usuário, oferecendo novos recursos de segurança e assistência ao motorista (como discar 911 em caso de emergência). O pacote de alta tecnologia inclui recursos como tampa transparente, o novo sistema de conexão PIVI PRO, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e sistema de som com 11 alto-falantes Meridian de 400W e subwoofer integrado.