Durante a temporada de verão no Brasil, a probabilidade de chuvas intensas aumenta significativamente, o que eleva o risco de Aquaplanagem. Antes de sair, é essencial checar a previsão do tempo e estar ciente das condições das vias que você irá trafegar, especialmente em áreas propensas a alagamentos. Redobrar a atenção ao dirigir sob essas circunstâncias é vital para garantir a segurança.
O que é Aquaplanagem?
Aquaplanagem ocorre quando um veículo passa por uma camada de água, resultando na perda de aderência entre os pneus e a superfície da estrada. Nesse momento, o carro “flutua” sobre a água, o que pode levar a um controle inadequado e aumentar o risco de acidentes. Esse fenômeno é frequentemente chamado de hidroplanagem.
Como evitar entrar em uma Aquaplanagem?
Reduza a velocidade
A primeira dica e talvez a mais importante ao dirigir um veículo sob chuva é ao redobrar sua atenção diminuir a velocidade, como o velho ditado diz, “A pressa é inimiga da perfeição”. Um dos principais fatores pelo qual um carro pode perder controle sobre uma Aquaplanagem é a alta velocidade do veículo.
Especialistas afirmam que nestas situações o aconselhável é dirigir entre 20% a 30% mais devagar do que o limite da via, ou seja, se o limite da via é 100 Km/h o recomendável é trafegar entre 70 a 80 km/h.
É de extrema importância ao diminuir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente, pois em eventuais frenagens o espaço para frear o carro aumenta por conta da chuva, por dois motivos: água escoando pelos sulcos dos pneus, e a pastilha molhada não fica 100% eficaz.
Mantenha os Pneus em Bom Estado
Manter os pneus em bom estado é fundamental para qualquer condição que o veículo percorra, faça chuva ou faça sol. Pneus em péssimos estados são um grande risco em qualquer situação, com alta chance de ocorrer acidentes. Como sabemos, os pneus são as únicas partes do carro que ficam o tempo todo em contato com o solo, logo, estes precisam estar sempre em ótimo estado.
Os pneus urbanos possuem sulcos que são responsáveis por escoar a água que entra em contato com o pneu. Teoricamente quanto maiores os sulcos dos pneus, maior a capacidade de escoamento de água deste pneu. Com o tempo de uso deste pneu o desgaste faz com que os sulcos diminuam tornando o pneu careca um dia.
Existe inclusive uma lei que exige um mínimo legal de 1,6 mm para os sulcos dos pneus. O condutor que infringir esta lei pode ter seu veículo apreendido pelas autoridades competentes.
Por mais que a lei exige 1,6 mm para os sulcos dos pneus, especialistas recomendam para a segurança de todos e do veículo um mínimo de 3 mm para os sulcos. Quanto menor os sulcos dos pneus menos água o pneu consegue escoar. Veja a imagem abaixo de uma simulação ilustrada realizada pela Continental Pneus.
Em testes realizados pela Continental foi detectado que pneus novos percorrendo a 80 km/h é capaz de dispersar até 30 litros de água por segundo. É indicado que o proprietário do veículo realize a troca total dos pneus quando chegar aos 3 mm.
Verifique a Calibração dos Pneus
Não somente andar com pneus em bom estado, é muito importante estar com pneus bem calibrados, com a pressão correta. Não adianta possuir pneus novos e mal calibrados, ou com muita, ou com baixa pressão.
A pressão ideal para o pneu é aquela imposta pela fabricante. Pneus com baixa pressão aumentam o atrito com o solo, prejudicando a passagem do carro pela área de aquaplanagem.
O que fazer caso entre em uma aquaplanagem?
Se mesmo após todas as recomendações acima ainda sim entrou em uma aquaplanagem (esperamos que nunca aconteça) é de extrema importância tomar as precauções a seguir:
Manter a calma
É de extrema importância manter a calma nessa situação, ficar nervoso e estressado não irá resolver a situação. Sabemos que não é fácil, mas é necessário não perder o controle da situação e se manter calmo.
Não Freie Bruscamente
Quando o motorista sentir que entrou em uma zona de aquaplanagem a primeira atitude que muitos tomam é frear o carro, mas saiba que não deve fazer isso. A chance de ocorrer acidente é muito grande ao frear bruscamente o carro.
O ideal é não acelerar o carro, apenas perder velocidade aos poucos, sem frear o carro.
Para carros com transmissão manual é indicado reduzir a marcha, deixando o carro mais forte e reduzido.
Segure o Volante Firmemente
Mantenha as suas mãos firmes sobre o volante, evite realizar curvas, sempre tente deixar as rodas retas sobre os asfalto.
Ao estar ciente dos riscos e seguir essas recomendações, você poderá aumentar significativamente sua segurança ao dirigir em condições de chuva.
Para mais informações sobre segurança no trânsito e aquaplanagem, consulte fontes como a Continental Pneus e a OMS (Organização Mundial da Saúde).