Os carros híbridos se diferenciam bastante dos carros convencionais que nós conhecemos, os carros a combustão. Os veículos com denominação Híbrido possuem seu motor a combustão, como qualquer outro, porém, também possui um motor elétrico, ou seja, um único carro com dois motores, um movido a gasolina ou álcool e o outro a eletricidade. Seu objetivo é uma maior economia do carro, só para ter uma ideia, um carro híbrido é capaz de fazer aproximadamente 30 Km/l.
Principais diferenças?
A principal diferença de veículos elétricos e híbridos para os tradicionais a combustão, é o motor que gera o movimento no veículo. Em veículos tradicionais que vemos nas ruas com frequência, possuem motores para se locomover, podendo ser gasolina, álcool ou até mesmo a diesel. Os carros híbridos não deixam de ter um motor desses a combustão, porém, geralmente é de menor potência, pois ele possui outro motor complementar, porém este é elétrico.
Carros híbridos têm aceitação no seguro?
Sim! Se o veículo em questão tiver rodando legalmente, emplacado e com os documentos em dia – requisitos para aceitação de qualquer tipo de veículo para as seguradoras. Ao contratar o seguro, a companhia irá realizar a vistoria para analisar o risco de aceitação do serviço. Se aprovado o veículo na vistoria da seguradora, o carro então passa a ter a cobertura.
O Corolla, tradicional carro japonês, que por muito tempo foi topo de lista de carros mais vendidos, sua evolução com motor hibrido também não deixa a desejar, ficando na lista de carro hibrido mais vendido no Brasil. Com seu motor a combustão 1.8 de 4 cilindros com 101 cavalos, e seu motor elétrico de 72 cavalos, juntos entregam 122 cavalos de potência. Possui um torque de 16,6 kgfm, com seu câmbio CVT consegue fazer 0 a 100 km/h em 12 segundos. Clique para saber mais sobre o Toyota Corolla Altis Hybrid.
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid
Derivado do corolla sedan, o Corolla Cross chega com a opção de quem quer ter na garagem a segurança de ter um Corolla e o conforto de ter um SUV. Assim nasce o Corolla Cross, com a mesma mecânica e números do corolla sedan, porém pouco mais pesado. Também possui seu motor 1.8 combinado com um motor elétrico, resultando em 122 cavalos, com seu câmbio CVT seu 0 a 100 km/h é de 13 segundos, 1 segundo a mais que o sedan por conta do peso do SUV. Clique aqui para saber mais sobre o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid.
Herdado a plataforma do XC40 a combustão, sua versão híbrida possui um motor 1.5 de 3 cilindros de 180 cavalos, combinado com um motor elétrico de 82 cavalos, combinados resultam em 262 cavalos para o pequeno SUV. Seu torque combinado fica em 43,3 kgfm, seu 0 a 100 km/h fica em 7 segundos. Segundo testes, seu consumo urbano fica na casa dos 25 km/l. Porém, no dia 15 de Dezembro de 2021, a Volvo anunciou a descontinuidade do modelo em questão, seguindo apenas com o XC40 100% Elétrico. Clique aqui para saber mais sobre o Volvo XC40 Recharge Híbrido.
MINI Cooper SE Countryman ALL4
O clássico carro inglês com toque esportivo também possui sua versão híbrido, combinando motor a combustão e um motor elétrico. Seu motor a combustão de 1.5 l de três cilindros é capaz de entregar 136 cavalos, e seu motor elétrico entrega mais 88 cavalos, resultando na junção de 224 cavalos. A combinação dos dois motores é capaz de fazer 0 a 100 km/h em 6,8 segundos com seu torque combinado de 39,3 kgfm. Segundo dados seu consumo urbano é de 22,3 km/l. Clique aqui para saber mais sobre o MINI Cooper SE Countryman ALL4.
A montadora de luxo japonesa também não fica para trás quanto aos carros sustentáveis, seus modelos de SUV também já contam com versões híbridas. O mais vendido atualmente é o UX Luxury 250h com seu motor 2.0 de quatro cilindros é capaz de gerar 145 cavalos, já o motor elétrico consegue gerar 107 cavalos, combinando 184 cavalos de potência. Seu 0 a 100 km/h é de aproximadamente 8 segundos, o consumo urbano do híbrido é de 16,7 km/l segundo a montadora. Clique aqui para saber mais sobre o Lexus UX Luxury 250h Híbrido.
O SUV de luxo da montadora japonesa ganha as ruas com sua versão híbrida, com seu motor a combustão de 4 cilindros de 2.5L consegue gerar 178 cavalos, combinando com seu motor elétrico gera uma força total de 222 cavalos o carro, com um torque de 27,9 kgfm. Seu câmbio é o CVT e simula 6 marchas, a tração do carro é 4×4. O consumo do carro na cidade é de aproximadamente 14,3 km/l. Clique aqui para saber mais sobre o Toyota RAV4 SX Connect Hybrid.
O luxuoso sedan da Honda é o primeiro veículo híbrido da montadora no Brasil, chega em sua versão com um motor de 4 cilindros de 2.0l, capaz de gerar 145 cavalos, já o motor elétrico gera cerca de 184 cavalos, combinando os dois motores resulta em 215 cavalos e um torque de 32,1 kgfm. Com seu câmbio CVT o carro é capaz de fazer 0 a 100km/h em 7,5 segundos, e o consumo na cidade fica em torno de 17,6 km/l. Clique aqui para saber mais sobre o Honda Accord Híbrido.
O luxuoso SUV alemão em sua versão intermediária chega no Brasil com sua versão híbrida com dois motores, seu motor a combustão de 4 cilindros de 2.0l capaz de gerar 184 cavalos, e seu motor elétrico capaz de gerar 109 cavalos. Combinando 292 cavalos para o carro, com um torque combinado de 42,8 kgfm. O SUV é capaz de fazer 6 segundos de 0 a 100km/h, o consumo na cidade fica na casa de 20,7 km/l. O luxuoso sedan da Honda é o primeiro veículo híbrido da montadora no Brasil, chega em sua versão com um motor de 4 cilindros de 2.0l, capaz de gerar 145 cavalos, já o motor elétrico gera cerca de 184 cavalos, combinando os dois motores resulta em 215 cavalos e um torque de 32,1 kgfm. Com seu câmbio CVT o carro é capaz de fazer 0 a 100km/h em 7,5 segundos, e o consumo na cidade fica em torno de 17,6 km/l. Clique aqui para saber mais sobre a BMW X3 Híbrido.
A BMW não ficou para trás e desenvolveu seu sedan híbrido também. O sedan possui a mesma motorização que o X3 Híbrido, com mesmos motores, tanto a cobustão como elétrico, e mesmo câmbio. Números de força são os mesmo. Por ser um pouco mais leve o consumo é maior também, chegando a fazer quase 24km/l na cidade, o 0 a 100km/h é de menos de 6 segundos. Clique aqui para saber mais sobre a BMW 330e Híbrido.