fbpx

O que é uma Apólice?

O contrato de seguro que possui todas as informações é a apólice. Saiba o que é uma apólice, quais as principais informações contidas nela.

Sumário

O que é uma Apólice?

A apólice é o documento da contratação do seguro, nele estão contidas todas as informações necessárias para a companhia, como seguradora contratada, bem segurado, coberturas e cláusulas, valores de prêmio e franquias.

Nela também contém a data da vigência do seguro, que nada mais é que a data para qual aquele bem está segurado naquela apólice. Também contém as principais vantagens que a companhia oferece para o segurado.

Neste documento estará além das condições do seguro, os deveres de cada parte, como por exemplo, o segurado (quem contrata a apólice) ter suas informações verdadeiras, e a seguradora realizar a indenização, caso ocorra um sinsitro, no prazo correto. Como outros deveres.

História da Apólice

O primeiro contrato de seguro nos moldes atuais foi firmado em 1347, em Gênova, com a emissão da primeira apólice. Era um contrato de seguro de transporte marítimo. Daí pra frente, o seguro foi ainda mais impulsionado pelas Grandes Navegações do século XVI, pela Revolução Industrial e pelo desenvolvimento da teoria das probabilidades associada à estatística.

A atividade seguradora no Brasil teve início com a abertura dos portos ao comércio internacional, em 1808. A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a “Companhia de Seguros BOA-FÉ”, em 24 de fevereiro daquele ano, que tinha por objetivo operar no seguro marítimo.

Principais informações que contém em uma apólice:

Dados da Apólice

Geralmente está é uma das primeiras informações que aparece nas apólices, pois é de extrema importância. Aparecerá nesta parte, o número da apólice, data que a apólice foi emitida, o número da proposta do seguro, a vigência do seguro (período de validade do contrato).

Também conterá na apólice a C.I. (Código Interno), nada mais é que um conjunto de números utilizado internamente pelas seguradoras e corretoras e transferências de apólices, tanto quando o segurado muda de seguradora, ou também quando altera o corretor de seguros.

Outro dado de extrema importância que irá aparecer é a classe de bônus, que trata de quanto de desconto o segurado irá ter, quanto maior o número melhor, porém só vai até 10.

Dados do Segurado

Nesta parte irá conter as principais informações de quem contratou a apólice, seja pessoa física ou pessoa jurídica. Então conterá CPF/CNPJ, Nome Completo/Razão Social, também conterá dados do endereço e também contato, como telefone, celular e e-mail.

Dados do Objeto Segurado

Nesta seção irá conter todas as informações relevantes sobre o risco que está sendo contratado o seguro. Se for uma apólice de seguro automóvel irá possuir as informações referente ao carro, como marca, modelo, ano de fabricação e modelo, placa e chassis do carro, código Tabela Fipe, entre outros.

Se o risco for uma empresa ou residência, irá conter as informações quanto a localização do endereço que está sendo segurado.

Corretor

Toda apólice precisa de um profissional de seguros credenciado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), no caso o corretor de seguros. No documento vem descrito o nome da corretora e o número da SUSEP deste corretor.

Coberturas

Aqui talvez seja uma das partes mais importantes da apólice de seguro. Pois tanto o segurado como seguradora irão seguir o contrato conforme as coberturas contratadas. Então, a seguradora só indenizará em um sinistro se a devida cobertura foi contratada e o valor corresponde com a indenização.

Cada apólice terá seus valores para cada cobertura, é muito importante neste momento o segurado saber escolher bem cada cobertura e seu valor, por isso se faz necessário um bom corretor de seguros.

Nós da Neon Seguros sempre ajudamos o segurado a escolher as melhores coberturas para ficar tranquilo em um possível sinistro.

Valores

Cada cobertura possui um valor diferente que acarreta no valor total do seguro. A cobertura do casco do veículo tem um preço, a cobertura de danos materiais e corporais possuem outros valores, assim por diante.

Cada cláusula contratada também possui um valor diferente. Geralmente algumas cláusulas as seguradoras colocam como gratuitas.

A soma dos valores das coberturas e cláusulas resulta no prêmio líquido do seguro, que nada mais é do que o valor que a companhia receberá para a cobertura do bem segurado descrito na apólice.

Porém não é este o valor que o segurado paga, o seguro para o prêmio total, que nada mais é que o valor do prêmio líquido acrescido do imposto, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que no caso do seguro é de 7,38%.

Franquias

Na contratação do seguro os valores das franquias (o quanto o segurado terá de pagar caso ocorra algum dano) vêm descritos na apólice, um seguro para automóvel completo, possui a franquia de casco (que é o valor da participação obrigatória do segurado referente ao veículo inteiro), para brisa e vigia, faróis e lanternas, e retrovisores, cada um desses possuindo uma franquia diferente.

Questionário de Avaliação e Risco

No caso de seguro para automóveis, neste está descrito o perfil e uso do principal condutor do veículo, o principal condutor do veículo é considerado aquele que utiliza o veículo 85% do tempo, ou seja, 6 dias na semana.

É muito importante que todas as informações sejam realmente verídicas. Para que em um sinistro, caso a seguradora identifique algum erro não prejudicar na indenização.

Pagamento

Na apólice sempre aparecerá o valor do prêmio total do seguro, se o cliente parcelar o seguro e houver juros também aparecerá quanto foi de juros. E a forma de pagamento ficará evidente, se foi débito em conta, cartão de crédito, carnê, entre outras.

O valor do seguro nas apólices é tratado como Prêmio, são encontrados dois tipos de prêmios na apólice, o líquido e o total.

Prêmio líquido é a junção dos valores das coberturas e cláusulas, o quanto custa para o cliente pagar, pois é possível ver quando “custa” cada cobertura do seguro.

Prêmio total é o valor do prêmio líquido acrescido de imposto, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), na maioria dos seguros, como seguro automóvel o IOF é de 7,38%.

Prêmio Líquido + IOF (7,38% ou 0,38%) = Prêmio Total

Porém para seguro de vida o IOF é de 0,38%. Este valor do imposto vai diretamente para o Estado.

Gostou do artigo O que é uma Apólice? Compartilhe…

Continue lendo outros artigos relacionados: