Antes mesmo das grandes inovações no mundo automobilístico, os veículos de autopropulsão já circulavam por aqui. Segundo informações, o Brasil deve ter importado na época de 1871, cerca de 5 ou 6 desses modelos. Então hoje iremos ver os primeiros carros a circularem pelo Brasil.
Thomson Road Steamers: A Inovação a Vapor
Conhecidos como “Thomson road steamers”, o primeiro deu o ar das graças em Salvador, em 3 de maio de 1871. O proprietário era o famoso empresário baiano, Francisco Antônio Pereira Rocha.
Outros veículos do mesmo modelo desfilaram pelo Ceará e também pelo Pará. Os “Thomson road steamers”, eram uma espécie de máquina a vapor. Eram muito utilizados para o transporte urbano. Enquanto as carruagens e as locomotivas eram utilizadas para viagens mais longas.
O Primeiro Carro Motorizado no Brasil
No início do Século XX, comprar um carro não era tão fácil quanto nos dias atuais. Apenas em Novembro de 1891, chegou ao Brasil o primeiro veículo motorizado que desfilaria por terras brasileiras. Mais especificamente por São Paulo. O modelo que veio de Portugal, a bordo de um navio, tratava-se de um Peugeot.
Santos Dumont: Pai da aviação e pioneiro na compra de automóveis
O Peugeot que desembarcou naquele dia no porto de Santos, era nada mais, nada menos, do que de Santos Dumont. Naquela época ele ainda não era conhecido como pai da aviação.
Talvez naquele momento, sua paixão estivesse concentrada no veículo que faria história, como primeiro carro motorizado a circular pelo país. Mais tarde ele acabou passando o carro para seu irmão mais velho, Henrique.
Modelo Daimler: O Poder da Inovação
O veículo em questão era um modelo Daimler, da Peugeot, a gasolina. Ele possuía 3,5 cavalos-vapor e dois cilindros em V. Segundo algumas informações, era possível que existisse outro veículo desse na época, no país. Era possível que o outro automóvel pertencesse ao Conde Álvares Penteado.
Com a moda, surgem novas regras
Personalidades famosas da cidade de São Paulo, da época, como Ermelindo Matarazzo e José Martinelli, faziam fila para adquirirem seus automóveis. Com isso, a prefeitura passou a estabelecer certas regras como, taxa obrigatória para os proprietários de automóveis e licenciamento e inspeção dos veículos.
Cláudio Bonadei: O Inventor do Próprio Carro
Cláudio Bonadei, era um inventor paulista. O homem tinha tanto talento que decidiu montar seu próprio veículo. Bonadei utilizou um motor de origem inglesa, para desenvolver seu protótipo. O automóvel foi finalizado no ano de 1905, e apenas depois disso seu inventor percebeu que ele era maior que a porta da garagem de sua casa.
Mas isso não seria problema para um inventor como ele, não é mesmo? Claudio quebrou as paredes e finalmente pôde sair a bordo do veículo, junto com sua família, pelas ruas de São Paulo.
Joaquim Garcia, o homem que criou um dos primeiros carros do Brasil
Nascido em 1920, Joaquim Garcia foi um visionário de sua época. Ele era mecânico e foi um dos pioneiros da indústria automobilística do Brasil, nos anos de 1950.
O carro criado por Joaquim, foi o Joagar. O mecânico utilizou o quintal de sua casa para desenvolver o automóvel. Um detalhe curioso, é que Joaquim utilizou peças criadas por ele mesmo. Um verdadeiro talento da época.
Ao todo, Joaquim fabricou 9 unidades do veículo. Até mesmo Juscelino Kubitschek, chegou a dirigir um dos automóveis.
Dentre as 9 unidades, o que se sabe é que pelo menos uma ainda existe. As últimas informações sobre o veículo, são do ano passado. O carro pertencia ao neto de Joaquim Garcia, o empresário Ronaldo Girio. O rapaz comprou o carro novamente para a família. O veículo foi restaurado e colocado em um acervo em memória do avô.
Perua DKW: O Primeiro Automóvel Fabricado no Brasil
Alguns anos depois, em Novembro de 1957, surgia pelas ruas brasileiras, o primeiro automóvel fabricado no Brasil, a Perua DKW. A perua possuía a traseira quadrada, enquanto sua frente era arredondada.
O automóvel possuía excelente desempenho para a época, o que a tornava extremamente econômica. Já seu motor, possuía dois tempos e 3 cilindros, com tração dianteira. Enquanto seu câmbio contava com 4 marchas.
Vale lembrar que os primeiros carros produzidos no Brasil, foram feitos no ano de 1956. Nesse mesmo ano, também foi lançado no país o veículo Romi-Isetta. Porém, a produção efetiva de veículos teve início no ano de 1957.
Os Primeiros Passos da Indústria Automobilística
Depois da perua DKW, 3 lançamentos marcaram o mercado brasileiro. Tratavam-se do Renault Gordini, do Karmann-Ghia e do Interlagos. O primeiro possuía um câmbios com 4 marchas e contava com uma excelente performance. Já em relação ao Karmann-Ghia, o modelo era composto por um motor de 1200, que podia alcançar até 120 km/h.
E por último mais não menos importante, o modelo Interlagos, que foi o primeiro automóvel nacional a ser produzido em série. O modelo oferecia à população, 3 opções diferentes de motor.
Um Legado Inesquecível
A história dos primeiros veículos que circularam pelo Brasil é rica e fascinante, repleta de inovações e pioneirismo. Esses primeiros automóveis não apenas moldaram a mobilidade no país, mas também deixaram um legado que perdura até os dias de hoje, refletindo o espírito inovador e a busca por progresso que caracterizam a indústria automobilística brasileira.