Se você está pesquisando sobre o Pulse e Fastback Hybrid, provavelmente já ouviu falar dos relatos de falhas no sistema híbrido desses modelos. Muitos donos estão reclamando que, após o carro ficar parado por algumas horas ou dias, o sistema híbrido para de funcionar temporariamente. Mas afinal, isso é um defeito ou uma característica do carro? Vamos esclarecer tudo de forma direta e sem enrolação.
O que está acontecendo com os Pulse e Fastback Hybrid?
A reclamação mais comum entre os donos desses modelos é que, depois de deixar o carro parado por algum tempo, o impulso elétrico simplesmente desaparece. Isso significa que o sistema híbrido leve para de funcionar, e o carro opera apenas com o motor a combustão.

Relatos de usuários indicam o mesmo padrão:
- Se o carro fica parado por um dia, o sistema híbrido pode demorar horas para voltar a funcionar.
- Alguns usuários relataram que o problema acontece toda vez que o veículo passa longos períodos desligado.
- Em alguns casos, mesmo rodando por vários dias, o sistema híbrido só funcionou corretamente por um tempo limitado.
A Fiat reconheceu essa situação, mas afirmou que isso não é um defeito, e sim uma característica dos veículos. Segundo a montadora, o sistema híbrido pode desativar temporariamente caso detecte que a bateria de chumbo (que alimenta o sistema) está abaixo de 80% de carga.
Problemas no sistema híbrido: O que os donos de Pulse e Fastback Hybrid relatam?
Os donos de Pulse e Fastback Hybrid começaram a notar um problema comum: se o carro fica parado por um ou dois dias, o sistema híbrido simplesmente deixa de funcionar. Isso significa que o impulso elétrico, um dos diferenciais do modelo, para de atuar temporariamente.
Vários proprietários compartilharam relatos semelhantes:
- Rodrigo Ruiz mencionou que, em um mês com o carro, o sistema híbrido funcionou por apenas 10 dias.
- Charles Machado relatou que seu Fastback Hybrid leva algumas horas para voltar a funcionar como híbrido após ficar parado.
- O usuário @cassianof teve seu Pulse Impetus Hybrid na concessionária por 15 dias, onde trocaram a bateria e calibraram o sistema.
A Fiat afirma que esse comportamento é uma “característica do produto”, e que os dados coletados por meio do sistema Connect/Me podem ser utilizados para futuras atualizações. Porém, essa explicação não satisfaz os motoristas que esperam um desempenho mais confiável do sistema híbrido.
A solução da Fiat para o problema

Após diversos relatos e reclamações, a Stellantis anunciou que vai realizar atualizações nos sistemas dos Pulse e Fastback Hybrid para mitigar os problemas. Segundo a montadora, menos de 1% dos proprietários relataram dificuldades com o funcionamento do sistema híbrido.
Ainda assim, há casos de donos que precisaram recorrer a reprogramação dos módulos na concessionária para que o sistema elétrico voltasse a funcionar normalmente.
Além disso, um boletim técnico interno da Fiat menciona que o problema pode estar relacionado ao nível da bateria de chumbo, que precisa estar acima de 80% de carga para que o sistema híbrido funcione corretamente.
Como identificar se o sistema híbrido do seu Pulse ou Fastback está funcionando corretamente?
Se você é dono de um Pulse ou Fastback Hybrid e suspeita que o sistema elétrico não está operando como deveria, existem algumas maneiras de verificar seu funcionamento:
- Monitoramento pelo painel
- O sistema híbrido deve ativar automaticamente em baixas velocidades e em arrancadas.
- No painel, o indicador “Ready” precisa estar aceso, indicando que o motor elétrico está pronto para atuar.
- Aplicativo Fiat Connect/Me
- O app pode fornecer informações sobre o funcionamento do motor e nível da bateria auxiliar.
- Alguns proprietários relataram que o aplicativo pode ajudar a identificar quando o sistema híbrido para de atuar.
- Consumo de combustível
- Se o carro está consumindo mais gasolina do que o esperado, pode ser um sinal de que o motor elétrico não está funcionando corretamente.
O que fazer se o sistema híbrido não estiver funcionando?

Caso perceba que seu Pulse ou Fastback Hybrid não está ativando o modo elétrico, você pode seguir algumas recomendações antes de procurar a concessionária:
✅ Verifique a bateria de 12V: Alguns relatos indicam que o sistema híbrido pode deixar de funcionar se essa bateria estiver abaixo de 80% de carga. Em alguns casos, recarregá-la pode resolver o problema.
✅ Dirija por alguns quilômetros: A Fiat sugere que, após um período parado, o sistema pode levar alguns quilômetros para voltar a operar corretamente.
✅ Reinicialize o carro: Desligar o carro e esperar alguns minutos antes de religá-lo pode fazer o sistema híbrido voltar a atuar.
✅ Atualização de software: Algumas concessionárias já aplicaram reprogramações nos módulos eletrônicos para corrigir falhas no funcionamento do motor elétrico.
Se o problema persistir, o ideal é levar o veículo até uma concessionária Fiat e solicitar uma avaliação detalhada. Em alguns casos, a troca da bateria ou uma nova calibração do sistema híbrido tem resolvido a questão.
Melhorias e Atualizações para o Sistema Híbrido do Pulse e Fastback
Com o crescimento da eletrificação no Brasil, muitos proprietários do Pulse e Fastback Hybrid têm expectativas de que a Fiat continue aprimorando o sistema híbrido desses modelos. Algumas melhorias que podem ser implementadas no futuro incluem:
1️⃣ Otimização do software
A Fiat já realizou algumas atualizações de software para corrigir falhas no funcionamento do motor elétrico. No entanto, há espaço para melhorias, como:
- Melhor gerenciamento da transição entre os motores elétrico e a combustão.
- Maior eficiência no uso da energia regenerativa para recarregar a bateria auxiliar.
- Ajustes para evitar falhas no acionamento do sistema híbrido.
2️⃣ Bateria de maior capacidade
Atualmente, o sistema híbrido leve (MHEV) do Pulse e Fastback usa uma bateria de 12V que auxilia no funcionamento do motor elétrico. Muitos motoristas esperam que futuras versões tragam:
- Baterias de maior capacidade, permitindo maior uso do modo elétrico.
- Tecnologia híbrida plug-in (PHEV), possibilitando rodar curtas distâncias apenas com eletricidade.
3️⃣ Melhoria na comunicação com o motorista
Hoje, os donos dos modelos híbridos precisam confiar em luzes do painel e no Fiat Connect/Me para entender como o sistema elétrico está operando. Uma interface mais detalhada poderia incluir:
- Indicador mais preciso da carga da bateria híbrida.
- Informação clara sobre quando o motor elétrico está atuando.
4️⃣ Expansão da tecnologia híbrida para outros modelos
Com a chegada dos híbridos ao Pulse e Fastback, muitos se perguntam se a Fiat trará essa tecnologia para outros modelos como:
- Fiat Toro Hybrid
- Fiat Strada Hybrid
- Fiat Cronos Hybrid
A Fiat ainda não confirmou novos modelos híbridos no Brasil, mas o mercado está cada vez mais receptivo a essa tecnologia.
Conclusão
O Pulse e Fastback Hybrid são opções interessantes para quem busca mais eficiência sem abrir mão do motor a combustão. No entanto, alguns donos relataram desafios, principalmente no acionamento do sistema elétrico.
Se você sente que seu carro não está ativando o modo híbrido corretamente, tente as soluções mencionadas ou procure uma concessionária Fiat para uma análise mais detalhada.
E você, já teve alguma experiência com o sistema híbrido do Pulse ou Fastback?