Apresentado no evento da companhia chamado de PortoDay, foi anunciado a nova marca da companhia Porto e suas principais mudanças estratégicas para os próximos anos. O evento virtual que contou com o Presidente do Conselho do Grupo, Bruno Garfinkel, apresentando as novas mudanças, chamou a atenção da mídia para o futuro da empresa.

Nova Marca – Porto
Após quase 80 anos de história, a empresa líder em segmentos de seguros do Brasil mudou seu nome de Porto Seguro, para apenas Porto. Sempre pensando em inovar cada vez mais a tradicional companhia de seguros desta vez resolveu tirar de seu nome a palavra “Seguro”. “Temos uma nova marca, mas continuamos sendo um porto seguro para todos”, afirmou Bruno Garfinkel, presidente do Conselho do grupo”

Além da marca adotar como nome oficial seu apelido, que era mais conhecido, simplesmente Porto. A adoção dessa nova marca moderniza sua identidade visual, assim abrindo espaço para as marcas verticais da companhia. Fazendo com que cada área tenha sua atuação clara.
Verticalização da Marca
O objetivo do grupo com essa pequena mudança no nome vem refletida em uma grande alteração em sua estrutura corporativa. Isso porque a empresa visa verticalizar suas marcas, dividindo em três verticais, Porto Seguros, Porto Saúde, e uma das principais novidades do evento, o Porto Bank.

Esta estratégia já vinha sendo estudada pela empresa desde 2020, mesmo ano que traçaram a meta de dobrar seus clientes até 2025. Nessa nova estratégia da companhia, cada uma das três áreas terão sua marca própria, com estrutura própria e uma maior capacidade de crescimento. Cada marca com sua personalidade própria, o mais importante aponta a Porto.
“Apresentamos aos clientes a nova Porto, mais moderna e conectada. As verticais são parte de um ecossistema que vai muito além do seguro” – Roberto Santos
Mudanças Estratégicas
Bruno Garfinkel também disse: “Vamos dobrar a base de clientes. Somos mais que uma seguradora. Agrupamos as soluções em verticais muito definidas, com objetivos e potenciais variados. Isso cria valor. Nossa marca passa a refletir a estrutura criada para gerar oportunidade para funcionários, corretores, prestadores, clientes e acionistas. Como dizia meu avô: você só será grande se a empresa for grande”.

Porto Seguros
Esta vertical da holding Porto nada mais é que a área que concentra os principais produtos da marca, como o seguro automóvel, residencial, empresarial, entre outras diversas soluções em seguros oferecidos pela empresa.
O principal objetivo desta vertical é expandir seus seguros no mercado, servindo cada vez mais clientes com suas inovadores soluções. Sempre olhando para o futuro, com novos seguros, como o seguro bike, seguro para celular, seguro para patinete, entre outros.
Porto Saúde
A nova vertical do grupo também já é uma velha conhecida do público, a Porto Saúde está entre os segmentos que mais cresce dentro da empresa. A carteira de serviços é composta por planos de saúde, planos odontológicos, e outras soluções em saúde operacional.
O objetivo é estreitar a relação com os clientes empresariais, seu principal foco, e assim oferecer as melhores soluções para a saúde de seus colaboradores.

Porto Bank
Esta vertical foi uma das grandes revelações da empresa no evento. A Porto Seguro já operava com alguns serviços financeiros, como plataforma de investimentos, consórcios, financiamento, entre outros. Porém agora, nesta verticalização da marca, o cliente da marca passa a ser um correntista, isto porque a Porto Bank vai lançar sua conta digital.
O famoso Cartão de Crédito Porto Seguro, já era considerado um dos mais emitidos no país. Unindo com sua nova conta digital, estes terão o objetivo de ser uma porta de entrada para o ecossistema Porto.

Para aqueles que já possuem produtos financeiros da empresa, serão migrados automaticamente para a nova conta digital, já para aqueles que pretendem ter uma conta segura da companhia precisam entrar na lista de espera.
A conta promete contar com diversas ferramentas inovadoras, uma delas é a Conta Protegida, que protege os correntistas de saques e transferências sob coações. Também estará coberto PIX indevidos, e transações feitas em casos de roubo ou furto do celular.

Para encerrar o evento, Bruno Garfinkel voltou ao palco do evento digital. “Vamos dobrar a base de clientes. Somos mais que uma seguradora. Agrupamos as soluções em verticais muito definidas, com objetivos e potenciais variados. Isso cria valor. Nossa marca passa a refletir a estrutura criada para gerar oportunidade para funcionários, corretores, prestadores, clientes e acionistas. Como dizia meu avô: você só será grande se a empresa for grande”.
