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Fiat Pulse Abarth – Stage 2 direto da fábrica

Saiba como ficou o mais novo lançamento da Barth: O Fiat Pulse Abarth - Stage 2 direto da fábrica com downpipe e remap!
Fiat Pulse Abarth - Stage 2 direto da fábrica

Sumário

A história do puro-sangue:

A Fiat possui uma rica tradição em carros esportivos no Brasil, que remonta a 147 e se estende por uma variedade de modelos icônicos, incluindo Uno, Tempra, Punto e Bravo.

A marca sempre lançou versões especiais desses veículos, algumas com melhorias visuais e pequenas atualizações mecânicas, enquanto outras introduziam motores turbo em um período em que essa tecnologia ainda era pouco difundida.

A chegada do Fiat Pulse Abarth ao mercado brasileiro marcou dois eventos significativos. Primeiramente, o retorno da Fiat ao segmento de veículos esportivos, algo aguardado com grande expectativa.

Além disso, este modelo também marcou a estreia da marca Abarth no mercado nacional. No entanto, como um SUV compacto com transmissão automática pode ser considerado genuinamente um veículo esportivo em nosso mercado? A resposta reside na engenharia sofisticada aplicada.

Não se limita simplesmente a encaixar o potente motor 1.3 turbo T270, capaz de fornecer até 185 cv e um torque de 27,5 kgfm, no compartimento do Pulse. A equipe de engenheiros da Stellantis (grupo da montadora), responsável pela marca Fiat, realizou um minucioso ajuste na suspensão para proporcionar respostas ágeis.

Fiat Pulse Abarth - Stage 2 direto da fábrica

Além disso, a direção foi calibrada para maior precisão, o sistema de freios foi aprimorado para maior sensibilidade e até o sistema de escape foi retrabalhado. Todas essas melhorias foram implementadas para garantir que o Pulse Abarth não fosse apenas mais um Fiat Pulse com um motor potente.

Visualmente, o veículo também exibe características marcantes que enfatizam sua natureza esportiva.

Este lançamento da Fiat e Abarth representou uma abordagem única e bem executada para o mercado de SUVs compactos esportivos no Brasil, que conquistou entusiastas e aficionados por desempenho.

Surpreenda-se: O que já era bom agora está ainda melhor!

Muitos entusiastas de carros esportivos costumam buscar maneiras de melhorar o desempenho de seus veículos, muitas vezes recorrendo a modificações em oficinas independentes. No entanto, agora a própria fabricante está planejando lançar um kit de preparação oficial para o modelo.

Este kit está sendo desenvolvido pela Mopar, a divisão de peças e serviços da Stellantis, que identificou uma demanda no mercado por uma solução segura e oficial para atender a essa necessidade dos consumidores.

Com mais de 80 anos de história e o domínio das melhores tecnologias, a Mopar é a marca referência mundial em customização automotiva e cuidados, responsável por peças, acessórios e pelo atendimento pós-venda aos clientes do Grupo FCA (Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e Ram). Segundo informações da Quatro Rodas, o projeto já foi concluído e em breve a empresa planeja disponibilizá-lo.

Fiat Pulse Abarth - Stage 2 direto da fábrica

A estimativa é que o kit aumente a potência do veículo para impressionantes 220 cv e um torque de 350 Nm, tudo isso mantendo o mesmo motor 1.3 que equipa a versão original. Inicialmente, o motor de quatro cilindros entrega 185 cv e 270 Nm de torque. A grande vantagem é que essas modificações não afetarão a garantia do veículo.

As alterações abrangem diversos componentes do carro, incluindo novos coletores de admissão, filtro de ar e um sistema de admissão de ar específico (filtro de ar cônico que dispensa a caixa de filtro convencional) desenvolvidos pela Mopar. Essas mudanças otimizam o fluxo de ar, permitindo uma maior entrada de ar no motor.

Além disso, o kit oficial inclui uma nova tubulação que conecta o turbo ao catalisador e um sistema de escape quádruplo funcional. Visualmente, o novo sistema de escape será facilmente identificado, com quatro saídas (duas de cada lado) e um novo perfil sonoro que foi cuidadosamente ajustado pelos engenheiros da Mopar.

Quer saber mais? A preparadora também promete realizar ajustes na central eletrônica (ECU), que será programada com um mapa de desempenho mais agressivo, juntamente com a calibragem do acelerador, que oferecerá sete modos de resposta distintos para atender às preferências dos motoristas.

Fiat Pulse Abarth - Stage 2 direto da fábrica

O melhor de tudo é que os proprietários do Pulse Abarth que optarem por essas modificações não perderão a garantia de fábrica. A Fiat está trabalhando nesse aspecto, reconhecendo que muitos entusiastas desejam aprimorar seus carros para atividades como track days.

Ainda estão sendo realizados alguns testes finais, mas a expectativa é que o kit de preparação oficial seja lançado ainda este ano. Será uma opção empolgante para os amantes de esportivos que desejam melhorar ainda mais o desempenho de seus veículos com a garantia e o respaldo da fabricante.

O mercado automobilístico está cheio de expectativas e ansiedade em relação à nova otimização do Fiat Pulse Abarth. Toda essa ansiedade é resultado da busca por carros esportivos emocionantes que ofereçam um ótimo custo-benefício.

O Fiat Pulse Abarth, com suas otimizações e opções de personalização, parece estar bem posicionado para atender a essa demanda e entregar uma experiência de direção empolgante aos entusiastas de automóveis esportivos.

Conheça os Modelos da Abarth Que Fizeram Parte do Mercado Brasileiro

Fiat Stilo Abarth

O Brasil viu a chegada do primeiro modelo com a marca Abarth em 2002, que era o Fiat Stilo Abarth. Este veículo estava equipado com um motor 2.4 de cinco cilindros que passou por adaptações significativas.

O motor recebeu um novo coletor de admissão, com um diâmetro maior e melhor fluxo de ar, além de um filtro de ar ampliado e um sistema de escape redimensionado.

Essas melhorias resultaram em um notável aumento de potência, elevando-a para impressionantes 167cv. O Fiat Stilo Abarth não economizou em recursos de alta qualidade, oferecendo airbags laterais e de cortina, sistema de ar-condicionado automático de duas zonas, teto solar e controle automático de velocidade de cruzeiro, tornando-o um veículo de alto padrão.

500 Abarth

Em 2014, a Abarth fez seu retorno ao Brasil com o lançamento do Fiat 500 Abarth, a versão esportiva do subcompacto. Este modelo foi importado do México e tinha um preço inicial de R$ 124.920 (ajustado para valores atuais considerando a inflação).

O Fiat 500 Abarth apresentava um conjunto mecânico completamente distinto em relação ao modelo base. Sob o capô, estava um motor MultiAir 1.4 turbo de quatro cilindros a gasolina, que entregava uma potência de 167cv e um torque de 23kgfm.

Como era de se esperar, o 500 Abarth ocupava a posição de topo de linha na família 500. Ele vinha com assentos esportivos, um painel equipado com tela TFT e sistema de ar-condicionado digital.

As rodas eram de liga leve de 16 polegadas, e o modelo oferecia a opção de um teto solar elétrico, além de um sistema de som premium Beats, assinado pelo renomado produtor musical Dr. Dre.

A Fascinante História da Abarth: Uma Jornada no Mundo Automobilístico:

Muitas fabricantes de automóveis em todo o mundo contam com unidades específicas ou divisões dedicadas ao desenvolvimento de veículos esportivos de alto desempenho. Nomes como Mercedes-AMG, BMW M, Toyota Gazoo Racing e Nissan Nismo são amplamente reconhecidos.

No entanto, existe uma marca que, apesar de sua proeza nas pistas, nem sempre recebeu o reconhecimento que merece, especialmente no Brasil, onde sua presença foi minimamente divulgada.

A história da Abarth remonta a 1945, durante os tumultuosos anos da Segunda Guerra Mundial, quando o austríaco Karl Abarth se estabeleceu em Merano, na Itália, adotando o nome Carlo. Em 1949, ele estabeleceu uma parceria com Guido Scagliarini para fundar a empresa que agora leva seu nome.

O primeiro veículo a sair da linha de produção foi o 204 A Roadster, baseado no Fiat 1100, com o qual a Abarth conquistou o Campeonato 1100 Sport e a Fórmula 2 italiana. Reconhecendo que as competições nem sempre eram lucrativas, Abarth direcionou seus esforços para a fabricação de kits de desempenho para aprimorar os automóveis da época.

Fiat Pulse Abarth - Stage 2 direto da fábrica

Em um curto período, a empresa cresceu consideravelmente, empregando quase 400 pessoas e destacando-se por sua produção de sistemas de escapamento esportivos, que atingia aproximadamente 300 mil unidades por ano.

Na rica história da Abarth, duas curiosidades notáveis se destacam: a primeira está relacionada ao nome da marca, derivado do signo de escorpião, que era o signo de seu fundador Carlo Abarth, nascido em novembro de 1908, e que escolheu o artrópode como símbolo da empresa.

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A segunda curiosidade remonta a um momento em que Carlo Abarth, aos 57 anos de idade, determinou estabelecer um novo recorde de aceleração a bordo de um Fiat Abarth 1100 monoposto. Para alcançar esse feito, ele embarcou em uma dieta rigorosa baseada em maçãs, perdendo 30 kg para poder se acomodar no veículo. Sua determinação deu frutos, resultando em sucesso.

Em 1971, a Abarth foi adquirida pela Fiat, e desde então, a marca se tornou a divisão encarregada dos modelos esportivos da montadora. Nas competições, a Abarth é responsável por fornecer os motores para os carros que participam dos campeonatos de Fórmula 4, uma das categorias de acesso à Fórmula 1.

Fiat Pulse Abarth - Stage 2 direto da fábrica

Atualmente, a linha de modelos Abarth é baseada no compacto Fiat 500, mas esses veículos são cuidadosamente preparados para proporcionar um toque extra de esportividade.

Os modelos 595 da Abarth são equipados com um motor T-Jet 1.4 turbo que entrega uma potência de 165 cv, permitindo que esses carros alcancem uma velocidade máxima de 218 km/h. Já os modelos 695, ainda mais potentes, também contam com o mesmo motor 1.4 turbo, mas com uma impressionante potência de 180 cv!

Comparando com o modelo de entrada, o Abarth 695 oferece características adicionais, como amortecedores esportivos da marca Koni, turbocompressor Garrett (enquanto o 595 utiliza um da marca IHI) e freios Brembo. A transmissão pode ser manual ou robotizada, ambas com cinco marchas.

Embora Carlo Abarth tenha falecido em 1979 aos 71 anos, seu compromisso em criar veículos distintivos que proporcionam emoção e prazer a quem os conduz permanece vivo nos modelos que ostentam o emblemático escorpião.

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