Conheça a História da Marca Citroën: Inovação e Sucesso Automotivo
A Citroën, renomada fabricante de automóveis de origem francesa, foi estabelecida em 1919 pelo visionário André Citroën e passou a integrar o grupo Stellantis a partir de 2021.
Sua sede principal está estrategicamente localizada em Paris, na Rue Fructidor. Apesar de ter iniciado como uma empresa com projetos relativamente simples, a Citroën surpreendeu o mundo em 1935 com o lançamento do revolucionário Traction Avant, marcando época com sua inovadora tração dianteira (1935-1954).
Ao longo das décadas seguintes, a empresa se destacou por sua reputação na concepção original de veículos, alcançando grande reconhecimento.
A Citroën recebeu inúmeros prêmios internacionais, incluindo o prestigiado título de Carro do Ano na Europa por três vezes, além de ter sido premiada como Carro do Ano na Espanha em 10 ocasiões, na Itália em 8 vezes, e na Irlanda por 3 vezes.
É importante ressaltar que a Citroën é a única montadora a ter conquistado três campeonatos oficiais da Federação Internacional de Automobilismo: no Campeonato Mundial de Rally raid, no Campeonato Mundial de Rali e no Campeonato Mundial de Carros de Turismo.
Com um histórico impressionante de 15 títulos de Campeão do Mundo em 15 participações, a Citroën detém o recorde de maior número de títulos mundiais. Seu domínio inclui cinco vitórias no Campeonato Mundial de Rally raid, oito no Campeonato Mundial de Rali “WRC”, e uma no Campeonato Mundial de Carros de Turismo “WTCC”.
O Novo SUV Coupé Citroën Basalt: Inovação e Estilo Automotivo
A Citroën deu um vislumbre do novo Basalt, um SUV Coupé pronto para se juntar à linha de produtos na América do Sul em 2024. Este veículo marca o terceiro membro da família C-Cubed, ao lado do compacto C3 e do SUV C3 Aircross.
Fabricado na planta de Porto Real (RJ), o Basalt irá compartilhar características com seus irmãos mais estabelecidos. Apresentado como Basalt Vision, o termo “Vision” indica um conceito em desenvolvimento, onde alguns detalhes ainda podem passar por ajustes.
No entanto, as imagens revelam um modelo muito próximo da versão final.
O lançamento do Basalt é um evento compartilhado entre Índia e Brasil, mostrando um carro especialmente adaptado para mercados em ascensão.
Para a Europa, a Citroën planeja uma versão “premium” do Basalt. Thierry Koskas, CEO global da Citroën, expressou: “O Basalt Vision representa nossa abordagem inovadora para um SUV Coupé, combinando design arrojado, espaçoso interior e conforto.
Com sua produção local e integração regional sólida, estamos confiantes de que o Basalt atrairá uma ampla base de clientes e fortalecerá nossa presença nos principais mercados”.
Descubra o Design Exclusivo do SUV Coupé Citroën Basalt
Quando se trata de design, o Basalt promete uma aparência marcante, com um capô mais alto, uma altura elevada em relação ao solo, uma dianteira vertical e para-lamas alargados, junto com molduras das caixas de roda com formas geométricas.
A parte frontal será facilmente reconhecível como parte da família C3, compartilhando componentes comuns com outros modelos, como as portas, por exemplo.
No entanto, o grande destaque está na traseira, com uma queda de teto estilo cupê e linhas suaves e aerodinâmicas. Isso resulta em um design exclusivo para o porta-malas e as lanternas.
Em termos de dimensões, espera-se que o Basalt compartilhe o mesmo entre-eixos do Aircross, com cerca de 2,67 metros.
O aspecto mais distintivo do design do Basalt é sua parte traseira, com linhas fluidas descendo pela Coluna C, em um formato clássico dos modelos SUV Coupé.
Esse estilo ficou famoso com o lançamento do BMW X6 em 2008 e desde então tem ganhado cada vez mais adeptos. Embora o preço ainda não tenha sido divulgado, a Citroën certamente trabalhará para posicionar o Basalt como o SUV Coupé mais acessível do Brasil.
O Basalt apresenta lanternas em LED com uma assinatura luminosa única, teto pintado de preto e uma antena do tipo barbatana de tubarão. As caixas de roda e o para-choque traseiro também estão na cor preta, complementando o visual. As rodas, aparentemente, serão aro 17″ com um acabamento escurecido.
A frente do veículo é praticamente idêntica à do Citroën C3 Aircross, com algumas sutis alterações nos elementos da grade e no skidplate. Os faróis diurnos em LED e os faróis de neblina com lâmpadas halógenas compõem a assinatura luminosa.
Não há indicações de radar ou câmera frontal, sugerindo que recursos avançados de segurança podem não estar presentes.
Internamente, espera-se que o Basalt siga o padrão de design dos modelos atuais da Citroën no Brasil, embora possa apresentar algumas mudanças na disposição dos controles dos vidros elétricos traseiros.
Com um entre-eixos de 2,67 metros e dimensões próximas às de um SUV de sete lugares, o Basalt oferecerá amplo espaço interno tanto para passageiros quanto para bagagens. Embora seja um pouco menor que seu concorrente direto, o VW Nivus, suas medidas devem ficar em torno dos 4,40 metros.
A Motorização do SUV Coupé Citroën Basalt: Eficiência e Desempenho
O Basalt contará com o motor 1.0 turboflex de três cilindros, com 12 válvulas e injeção direta de combustível, presente em vários carros do grupo Stellantis, como o Fiat Pulse ou o 208.
Esse motor entrega até 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, junto com 20,4 mkgf de torque com ambos os combustíveis.
Este propulsor, de três cilindros e 12 válvulas, com injeção direta de combustível, é conhecido por sua eficiência e desempenho.
Preço Competitivo do SUV Coupé Citroën Basalt
Para os entusiastas de SUVs cupês que buscam opções mais acessíveis, a notícia é animadora: o Basalt está previsto para ser mais econômico do que modelos como o Volkswagen Nivus ou o Fiat Fastback.
Enquanto estes podem ultrapassar a marca dos R$150 mil em suas versões mais sofisticadas, o Citroën deverá ser comercializado com preços variando entre R$110 mil e R$140 mil.
Considerações Finais sobre o Lançamento do SUV Coupé Citroën Basalt
Estamos ansiosos pelo lançamento do Citroën Basalt, que traz uma proposta ousada e acessível para os entusiastas de SUVs coupé.
Uma das principais vantagens deste veículo é seu preço competitivo e acessível. Enquanto outros modelos semelhantes podem facilmente ultrapassar os R$ 150 mil, o SUV Coupé da Citroën chega ao mercado com preços entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
Essa acessibilidade torna o Basalt uma opção muito atrativa para quem busca desfrutar do conforto e estilo de um SUV coupé sem comprometer suas finanças.
O lançamento do Citroën Basalt marca uma verdadeira revolução no segmento de SUVs coupé. Com seu design inovador, desempenho excepcional e preço acessível, este veículo promete conquistar os corações dos consumidores que valorizam estilo, conforto e tecnologia.