fbpx

Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

Conheça a mais nova picape a chegar no Brasil a Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L: especificações, valores, fotos e muito mais.
Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

Sumário

A Ford está apresentando no mercado brasileiro a mais recente versão da Ranger 2024. Esta picape conquistou a posição de destaque como o produto mais popular da marca, o que a torna crucial para o segmento altamente competitivo em que atua. Aproveitando a extensa experiência da Ford no desenvolvimento de picapes, a nova geração da Ranger trouxe melhorias significativas que estabelecem novos padrões em termos de qualidade, construção e tecnologia.

A Ford Ranger 2024, agora disponível no Brasil, passou por uma transformação completa. Desde a revisão do chassi até a introdução de um novo conjunto de motores e a incorporação de tecnologias inovadoras no contexto das picapes médias, este projeto contou com a colaboração de equipes de engenharia de diversas partes do mundo, incluindo a América do Sul. O resultado é um projeto global que mantém os mais altos padrões de qualidade, independente do local de produção ou venda.

Revolução na Ford Ranger: Uma Nova Era de Inovação na Picape

Assim descreve Gilmar de Paula, o engenheiro-chefe da Ranger na América do Sul, ao se referir à mais recente iteração deste veículo icônico.

A Ford Ranger é uma velha conhecida, já elogiada por sua performance, no entanto, nesta geração, a marca se propôs a ir além. O chassi, a suspensão, a direção, a transmissão e os motores passaram por uma revisão abrangente, transformando a picape em uma verdadeira nova geração.

Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

Para começar, foi introduzido um novo chassi. Como elemento fundamental na arquitetura chassi-carroceria, essa base foi totalmente renovada, com novas longarinas e travessas.

Aumentando em altura e largura, cada perfil foi reforçado com três suportes internos em ambos os lados, feitos de aços de alta resistência, resultando em um aumento de 30% na resistência à torção. Essa melhoria não apenas afeta o desempenho off-road, mas também a capacidade da picape em desempenhar suas diversas funções.

Ford Ranger 2024: Crescimento e Inovação nas Dimensões e Design

A mais recente iteração da Ford Ranger trouxe um aumento notável em suas dimensões, tornando-a ainda mais impressionante. Com um comprimento de 5.372 mm, a Ranger ganhou 18 mm em relação à versão anterior, enquanto o entre-eixos cresceu substancialmente, atingindo 3.270 mm, um aumento de 50 mm.

A altura agora é de 1.886 mm, com um aumento de 38 mm, e a largura alcança 1.910 mm, um acréscimo de 50 mm. Essas mudanças não apenas conferiram à picape uma presença visual mais imponente, com para-lamas largos tanto na dianteira quanto na traseira, mas também resultaram em melhorias nas bitolas.

No contexto off-road, a Ford Ranger 2024 oferece 235 mm de altura livre do solo, uma capacidade de imersão de 800 mm e ângulos impressionantes, com 30º de ataque e 26º de saída.

Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

No interior, a Ford se empenhou em elevar o padrão de design e qualidade de materiais, posicionando a Ranger como uma referência no segmento. Não mais considerada apenas um veículo de trabalho, a Ranger ostenta um visual moderno em todas as versões, com um painel de instrumentos digital configurável de 8 polegadas, sendo uma opção de 12,4 polegadas disponível na versão Limited, a mesma encontrada na F-150.

O sistema multimídia também recebeu um upgrade, com opções de tela de 10 ou 12 polegadas, montada na vertical. Aqueles familiarizados com a F-150 notarão que a Ranger incorporou muitos dos elementos que tornaram sua irmã maior tão impressionante. A Ranger, em essência, é quase uma miniatura da F-150.

Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

Inovações Tecnológicas e Aprimoramentos em Desempenho na Nova Ford Ranger 2024

A Ford Ranger 2024 incorpora uma série de inovações tecnológicas, incluindo um freio de estacionamento eletrônico e um seletor eletrônico para o câmbio automático de 10 marchas, especialmente presente na versão equipada com o V6 3.0.

Além disso, o sistema de tração integral oferece uma distribuição automática e um seletor de modos de condução que inclui opções como Normal, Eco, Rebocar, Escorregadio, Lama e Areia, proporcionando versatilidade ao motorista, especialmente na versão mais completa.

Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

A Ford Ranger 2024 oferece uma variedade de funções fora-de-estrada que podem ser acionadas através da tela, juntamente com configurações personalizáveis, como o travamento do diferencial traseiro e sistemas de câmeras avançados.

Além dessas tecnologias, a renovação completa da Ranger também se estendeu à suspensão e direção. Todo o conjunto foi aprimorado, com o sistema de feixes traseiros e amortecedores externos ao chassi, proporcionando um maior curso no eixo traseiro.

A dianteira ganhou 15 mm adicionais de curso para aumentar o conforto tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos off-road. A direção elétrica é adaptativa, oferecendo desde uma sensação leve durante manobras até uma resposta precisa em velocidades mais altas. Estes aprimoramentos visam proporcionar uma experiência de condução excepcional na nova Ranger.

Ford Ranger 2024: Inovações Tecnológicas e Desempenho Potente

A Ford Ranger 2024 introduz uma série de inovações tecnológicas e melhorias de desempenho que a destacam no mercado. A versão equipada com o V6 3.0 apresenta um freio de estacionamento eletrônico e um seletor eletrônico para a transmissão automática de 10 marchas. Além disso, o sistema de tração integral oferece uma distribuição automática e um seletor de modos de condução, incluindo Normal, Eco, Rebocar, Escorregadio, Lama e Areia, proporcionando versatilidade ao motorista.

A Ford Ranger 2024 também oferece uma gama de recursos off-road controlados por tela, incluindo configurações personalizáveis, travamento do diferencial traseiro e sistemas de câmeras avançados.

Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

A renovação completa da Ranger se estendeu à suspensão e direção, com melhorias significativas. O sistema de feixes traseiros e amortecedores externos ao chassi proporciona um maior curso no eixo traseiro, enquanto a dianteira recebeu um acréscimo de 15 mm no curso, resultando em maior conforto tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos off-road.

A direção elétrica é adaptativa, oferecendo sensibilidade variável para manobras e respostas precisas em altas velocidades, proporcionando uma experiência de condução excepcional.

Uma característica de destaque na nova Ford Ranger é seu motor. A introdução do V6 turbodiesel de 3.0 litros nas versões XLT e Limited a coloca em uma categoria similar à VW Amarok. Embora tenha menos potência, com 250 cv, possui o maior torque, com 61,2 kgfm.

Esse motor está associado a uma transmissão automática de 10 marchas, a mesma encontrada na F-150, que oferece trocas suaves e eficientes, melhorando o desempenho e a eficiência de combustível, com uma média de 7,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, de acordo com a fabricante.

O sistema de transmissão permite operação em modos 4×2, 4×4 e um modo automático, com seleção por botão no painel ou através da tela do sistema multimídia. Além do motor V6, outras versões oferecem o motor 2.0 turbodiesel, já utilizado na Transit, com 170 cv e 41,3 kgfm, disponível com transmissão manual ou automática de 6 marchas, facilitando a manutenção devido ao compartilhamento de peças com modelos já estabelecidos no mercado.

A Ford Ranger inclui um kit de preparação de reboque com tomada elétrica de 12 pinos e recursos inteligentes, como controle de oscilação de reboque, assistente de ponto cego com cobertura para trailer, modo de condução específico e uma capacidade de reboque de até 3,1 toneladas.

Em termos de tecnologia, a Ranger recebe recursos avançados, como piloto automático adaptativo com stop and go, alerta de ponto-cego com cobertura do trailer, frenagem automática inclusive em marcha à ré e faróis em LEDs com farol-alto automático. A picape possui 36 módulos para essas funcionalidades, com atualização over the air, eliminando a necessidade de visitar um concessionário para atualizações.

Todas essas melhorias vêm em um pacote visualmente atraente, com faróis em formato C, novas lanternas, capô mais pronunciado e uma grade dianteira imponente. A tampa traseira oferece uma mesa de trabalho robusta com capacidade para 200 kg, além de uma abertura suave. As rodas podem chegar a 20 polegadas no pacote opcional da versão Limited.

Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

Ford Ranger 2024: Preços e Dimensões no Brasil

A linha da Ford Ranger no Brasil está disponível nas concessionárias com as seguintes opções:

  • Ranger XL 2.0 4×4 MT – R$ 239.990
  • Ranger XLS 2.0 4×2 AT – R$ 234.990
  • Ranger XLS 2.0 4×4 AT – R$ 259.990
  • Ranger XLS 3.0 V6 4×4 AT – R$ 279.990
  • Ranger XLT 3.0 V6 4×4 AT – R$ 289.990
  • Ranger Limited 3.0 V6 4×4 AT – R$ 319.990
  • Pacote opcional da Ranger Limited 3.0 V6 – R$ 339.990

É notável que a versão de trabalho, a Ranger XL, não é a mais econômica. Mesmo com um câmbio manual e para-choque sem pintura, ela tem um preço mais alto do que a versão XLS, que oferece uma transmissão automática de seis marchas e tração apenas nas rodas traseiras.

Uma novidade é a disponibilidade da configuração XLS com o motor 3.0 V6. Tanto a Volkswagen quanto a Toyota ajustaram os preços de suas respectivas picapes, Amarok e Hilux, após o lançamento da Ranger. O objetivo da Ford é oferecer uma alternativa com preço competitivo, comparável às versões Comfortline (R$ 298.480) e SRV (R$ 289.990) das picapes concorrentes.

A nova geração da Ranger apresenta dimensões ampliadas. A picape agora mede 5,37 metros de comprimento (um aumento de 2 cm), 2,20 metros de largura (incluindo os retrovisores largos), 1,88 metros de altura (um acréscimo de 4 cm) e possui uma distância entre-eixos de 3,27 metros (um aumento de 3 cm). A caçamba tem uma capacidade de 1.250 litros, graças às caixas de rodas menores, e é capaz de transportar até 1.023 kg em todas as versões.

Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L

Ford Ranger 2024: Preços e Equipamentos por Versão

A Ford Ranger 2024 oferece uma variedade de versões com diferentes equipamentos e preços para atender às necessidades dos consumidores. Abaixo, apresentamos uma visão geral das versões disponíveis:

  • Ranger XL 2.0 4×4 MT (R$ 239.990): Esta versão inclui rodas de aço de 16 polegadas, um abrangente conjunto de sete airbags (frontais, laterais, de cortinas e joelho do motorista), piloto automático, acendimento automático dos faróis, um painel de instrumentos de 8 polegadas, multimídia Sync 4 com tela de 10 polegadas (compatível com Android Auto e Apple CarPlay), assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, limitador de velocidade, diferencial traseiro blocante e alarme.
  • Ranger XLS 2.0 4×2 AT (R$ 234.990): Além de todos os equipamentos da versão XL, a XLS 4×2 oferece rodas de liga leve de 17 polegadas, para-choque na cor da carroceria, saída de ar-condicionado no banco traseiro, carregador de celular por indução, partida e acionamento do ar-condicionado remotamente, seletor de modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, faróis full LED e entradas USB (tipos A e C).
  • Ranger XLS 2.0 4×4 AT (R$ 259.990): Esta versão inclui todos os recursos da XLS 4×2 e adiciona tração 4×4.
  • Ranger XLS 3.0 V6 4×4 AT (R$ 279.990): Além dos equipamentos da XLS 2.0 4×4, a XLS 3.0 V6 possui um motor potente de 3.0 litros V6 e uma transmissão automática de dez marchas.
  • Ranger XLT 3.0 V6 4×4 AT (R$ 289.990): A versão XLT 3.0 V6 oferece todos os recursos da XLS 3.0 V6, além de bancos de couro com ajuste elétrico, volante revestido de couro, estribos laterais, retrovisores externos com rebatimento, sensor de chuva, comando de voz, freios a disco nas quatro rodas, sistema start-stop, alerta de colisão, assistente autônomo de frenagem, faróis de neblina em LED, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisor eletrocrômico.
  • Ranger Limited 3.0 V6 4×4 AT (R$ 319.990): A versão Limited oferece todos os equipamentos da XLT, com adição de rodas de liga leve de 18 polegadas, santantônio esportivo na cor da carroceria, bagageiro de teto, lanternas traseiras em LED, moldura do para-lama na cor da carroceria, ar-condicionado automático de duas zonas, chave com sensor de presença, seis modos de condução (normal, eco, reboque, escorregadio, lama, terra e areia), descanso de braço traseiro e monitoramento de pressão dos pneus.
  • Pacote opcional da Ranger Limited 3.0 V6 (R$ 339.990): Este pacote opcional inclui rodas de liga leve de 20 polegadas (com pneus All Season), um painel de instrumentos de 12 polegadas, uma central multimídia de 12 polegadas (compatível com Android Auto e Apple CarPlay), câmera 360° para manobras, sistema de monitoramento de ponto cego, assistente de permanência em faixa, assistente de manobras evasivas e assistente de cruzamentos.

Essas diferentes versões e pacotes oferecem uma ampla variedade de opções aos compradores da Ford Ranger 2024, permitindo que escolham o modelo que melhor atende às suas necessidades e preferências individuais.

Para saber mais sobre o Seguro Automóvel Neon Seguros clique aqui.

Cotação Seguro Automóvel
Gostou do artigo Nova Ford Ranger 2024 6 cilindros 3.0L Compartilhe…
Continue lendo outros artigos relacionados: