A cilindrada de um motor é comumente designada por dois números, como, 1.0, 1.6, 2.0, 3.0, e assim por diante. Esse número nada mais é que uma abreviação da quantidade de gás combustível que é queimado dentro dos pistões do motor do veículo. Isso medido em centímetros cúbicos (cm³), sendo que também pode ser entendido como “cc”, abreviação de cilindrada. Quando falamos que um determinado motor de carro é 1.0 ou 1.000 cm³, também pode se entender 1 litro. Ou seja, este motor queima um litro de gás combustível a cada rotação dos pistões.
Mistura de Combustível e Ar
Quando falamos em 1 litro de gás combustível, não estamos nos referindo apenas ao combustível líquido (gasolina, etanol ou diesel), mas à mistura entre ar e combustível que é comprimida e queimada dentro do motor. Essa mistura é essencial para gerar a combustão que movimenta os pistões.
Como Funciona a Queima de Gases no Motor?
Quando se fala na queima dos gases dentro dos motores dos carros, muito se houve falar em ciclo Otto do motor. Que nada mais é que o processo que o motor realiza para transformar energia química do gás combustível em energia cinética e em calor.
Dentro dos cilindros, que estão localizados os pistões, e estes as bielas, aos quais estão ligados, formam um conjunto que se move de baixo para cima, assim, movimentando o virabrequim.
Relação Entre Cilindrada do motor e Potência
Se um motor de quatro cilindros possui 1.6 cc, isto quer dizer que cada cilindro possui 400 cm³ para realizar a queima do ar combustível. Logo, um motor com apenas três cilindros, e 1.000 cm³, possui cerca de 333 cm³ para cada cilindro. Já um motor V6, com 3.5 litros, tem aproximadamente 583 ml em cada cilindro, ou seja, este último possui seus cilindros bem maiores.
Se um motor 1.0 queima determinada quantidade de ar combustível, teoricamente, o motor 2.0 queimará o dobro de quantidade de gás combustível a cada movimento dos pistões, porém a relação de cilindrada x potência não é proporcional, logo, um motor 2.0 não é capaz de produzir o dobro de potência que um motor de 1.000 cm³.
Porém, como a potência é a capacidade de um motor converter o combustível em força para assim locomover o veículo, então, se um motor é capaz de queimar mais combustível a cada rotação, logo, este deverá ser mais potente.
As montadoras utilizam as cilindradas para divulgarem e promoverem seus veículos, sendo que, muitas vezes, quanto mais cilindradas, mais cavalos de potência. Isto em motores 100% a combustão, não levando em consideração motores híbridos, com motor a combustão e motor elétrico.
A potência de um motor não depende exclusivamente da cilindrada do motor, mas também de diversos outros fatores como:
- Design do motor
- Material de construção
- Tecnologia empregada, como turboalimentadores e intercoolers
- Rotações por minuto (RPM) que o motor suporta
- Eficiência da queima do combustível
Por isso, é possível encontrar veículos com motores de menor cilindrada que entregam mais potência do que carros com motores maiores, especialmente em veículos equipados com turbo.
Não é incomum vermos carros com mais cilindradas serem menos potentes que outros veículos com mais cilindradas, isto ocorre pois a potência é o resultado de uma série de fatores, sendo que a cilindrada é apenas um deles, também se leva em consideração materiais utilizados para produzir o motor, rotações que o motor suporta, se o motor é equipado com turbina e intercooler, entre outros fatores que podem fazer com que um veículo com menos cilindrada possua mais cavalos que um carro com mais cilindrada.
Consumo de Combustível e Cilindrada do motor
O que é a Cilindrada nos Motores?
A cilindrada é um termo comum na descrição de motores, especialmente em veículos, e refere-se ao volume de ar e combustível que o motor consegue queimar a cada ciclo de pistão. Expressa em centímetros cúbicos (cm³) ou litros, é uma medida direta da capacidade do motor em transformar a mistura de ar e combustível em energia.
Por exemplo, um motor 1.0 significa que o volume total de mistura ar-combustível queimado em todos os cilindros por ciclo equivale a 1.000 cm³ ou 1 litro. Da mesma forma, um motor 2.0 possui 2.000 cm³, e assim por diante.
Mistura de Combustível e Ar
Quando falamos em 1 litro de gás combustível, não estamos nos referindo apenas ao combustível líquido (gasolina, etanol ou diesel), mas à mistura entre ar e combustível que é comprimida e queimada dentro do motor. Essa mistura é essencial para gerar a combustão que movimenta os pistões.
Como Funciona a Queima de Gases no Motor?
O processo de combustão dentro dos motores de veículos segue o Ciclo Otto, que transforma a energia química do combustível em energia mecânica (cinética) e calor. No interior dos cilindros, os pistões, conectados às bielas, sobem e descem, gerando movimento no virabrequim e, consequentemente, transferindo a força para as rodas.
Relação Entre Cilindrada e Potência
É comum pensar que quanto maior a cilindrada, maior será a potência do motor, mas a relação entre essas duas variáveis não é totalmente proporcional. Por exemplo, um motor de 1.6 litros (1.600 cm³) em um veículo de quatro cilindros significa que cada cilindro queima cerca de 400 cm³ de mistura por ciclo. Um motor de 2.0 litros pode queimar o dobro de volume de ar-combustível por ciclo em comparação com um motor 1.0, mas isso não significa que ele gerará exatamente o dobro de potência.
A potência de um motor não depende exclusivamente da cilindrada, mas também de diversos outros fatores como:
- Design do motor
- Material de construção
- Tecnologia empregada, como turboalimentadores e intercoolers
- Rotações por minuto (RPM) que o motor suporta
- Eficiência da queima do combustível
Por isso, é possível encontrar veículos com motores de menor cilindrada que entregam mais potência do que carros com motores maiores, especialmente em veículos equipados com turbo.
Consumo de Combustível e Cilindrada
O consumo de combustível de um veículo está diretamente relacionado à cilindrada do motor. Motores com menor cilindrada, como os de 1.0 litro, tendem a consumir menos combustível, mas também oferecem menor potência e desempenho. Por outro lado, motores de maior cilindrada oferecem mais potência, mas o custo disso é um consumo de combustível mais elevado.
Com o avanço da tecnologia, motores de menor cilindrada com turboalimentação conseguem aliar eficiência e desempenho, oferecendo potência semelhante a motores maiores, mas com menor consumo.
Diferença Entre Cilindrada e Cavalo de Potência
Embora cilindrada e potência sejam frequentemente associadas, é importante não confundir os dois. Cavalos de potência (ou HP, Horsepower) indicam a força gerada pelo motor, enquanto a cilindrada mede o volume de ar e combustível que o motor queima. Motores menores com tecnologias avançadas, como injeção direta e turbo, conseguem gerar mais potência por litro de cilindrada do que motores maiores, mais antigos ou menos eficientes.
Conclusão
A cilindrada é um dos principais fatores que influencia a potência e o consumo de combustível de um veículo, mas não é o único. Ao escolher um carro, é importante considerar não apenas a cilindrada, mas também o tipo de tecnologia empregada no motor, os materiais usados, e o tipo de combustível que ele utiliza para garantir que o veículo atenda às suas necessidades de desempenho e economia.