Conheça o Fundador da Mitsubishi
A história da Mitsubishi se inicia com, Yataro Iwasaki nascido em 1835 em uma família de agricultores de Kochi. Ele foi estudar em Tóquio, mas, por motivos familiares, teve de interromper seus estudos. Ao acusar um magistrado de corrupção, Iwasaki foi enviado à cadeia e lá ficou por quase um ano. Ao sair, virou professor.
Iwasaki conseguiu um novo emprego no escritório do clã Tosa, onde já havia trabalhado anteriormente. Em 1868, ele alugou os direitos de negociação de uma empresa do clã e, em 1873, essa empresa foi oficialmente batizada de Mitsubishi.

Início da Empresa Mitsubishi
Fundada no século XIX, a Mitsubishi atuou em uma ampla variedade de setores, muitas vezes sem conexão entre eles, como comércio naval e produção bélica. Para otimizar seus negócios e oferecer mais liberdade às suas marcas, a empresa-mãe começou a se fragmentar, inicialmente em três divisões: Mitsubishi Bank, Mitsubishi Corporation e Mitsubishi Heavy Industries. O primeiro se tornou o maior banco do Japão após uma fusão com o Banco de Tóquio; o segundo continua sendo a maior empresa comercial do país; enquanto o último abrangeu a indústria automobilística, produção nuclear e química.
Em 1917, surgiu a Mitsubishi Motors, a partir de um desmembramento da Mitsubishi Heavy Industries, focando na produção de automóveis. O sobrinho do fundador, Koyata Iwasaki, reconheceu o potencial lucrativo do mercado automobilístico, o que contribuiu significativamente para o crescimento da montadora.

Origem do Nome e Logo da Marca
A logomarca da empresa foi definida antes mesmo do seu nome. O diamante triplo é proveniente da junção dos símbolos das famílias Iwasaki e Tosa, castanha e carvalho, respectivamente. Assim, com a união desses ícones, foi formada a marca que conhecemos até hoje.
Como o nome veio depois, ficou mais fácil. Nem precisaram pensar muito. “Mitsu” significa “três” e “Bishi” quer dizer “diamante”.

Primeiro Modelo da Mitsubishi
A história da Mitsubishi é muito interessante pois a marca foi a pioneira na produção em série de um modelo no Japão. O Mitsubishi Model A foi produzido em larga escala e foi ideia do então presidente da empresa e sobrinho do fundador, Koyata Iwasaki. Projetado para funcionários do governo e grandes empresários, o Mitsubishi Model A deveria ser a mais fiel síntese do povo japonês em um carro. O paradoxo, porém, está na base do modelo supracitado. Os japoneses usavam o italiano Fiat Tipo 3 como eixo para produzirem o Model A.
Por ter de ser feito a mão, só 22 unidades foram feitas e sua produção logo foi interrompida. O Model A tinha 31 cavalos e 2765 cilindradas.

Inicio da Produção no Brasil
A Mitsubishi Motors chegou ao Brasil em 1991, sendo uma das primeiras marcas internacionais a se instalar por aqui. Assim, nasceu a Mitsubishi Motors do Brasil, um braço nacional da empresa japonesa. Logo em 1997, a empresa inaugurou uma sede em Goiás, na cidade de Catalão. Com isso, se tornou a primeira fábrica automotiva no país com capital 100% nacional.
Em julho do ano seguinte, saía de Catalão o primeiro Mitsubishi genuinamente brasileiro. O carro em questão era uma L200 cabine dupla, a diesel e tração nas 4 rodas.
Atualmente, a Mitsubishi Motors do Brasil emprega mais de 3000 funcionários que produzem diariamente mais de 205 carros.

Unidades Vendidas
Segundo dados da “Future Transport”, a marca japonesa vendeu mais de 1 milhão e 200 mil veículos no mundo todo. Já no Brasil, a montadora não chega em 30 mil carros por ano.

Mitsubishi no Mundo Esportivo
O sucesso da marca no automobilismo está intimamente ligado à sua história. O Rally Dakar, o mais famoso do mundo, ocorre anualmente desde 1979, exceto em 2008, quando foi cancelado por questões de segurança. O Pajero, principal carro de competição da Mitsubishi, conquistou o primeiro lugar 12 vezes, tornando a montadora a mais premiada da história do rally, além de ter figurado no pódio em mais 26 ocasiões.

Além da imponência no rally mais famoso do mundo, a Mitsubishi também faz bonito em eventos nacionais. O “Rally dos Sertões” é o mais famoso e completo rally de velocidades em solo brasileiro. A marca japonesa também ostenta prêmios por aqui. Em 2019, a Mitsubishi foi a maior campeã e foi a melhor em 4 categorias. Outra conquista simbólica da marca estava no grid, 60% dos carros que participaram da prova tinham o diamante triplo na frente do carro.
Modelos Elétricos e Híbridos
A montadora dos três diamantes investe em carros que usem energia renovável há um tempo já. Nos anos 70, começaram as pesquisas para a produção de um carro elétrico e, com isso, o Minica 70 é colocado no mercado. Sem sucesso.
Bom tempo depois, no meio de 2014, após titânicos avanços nas pesquisas de energia limpa, a Mitsubishi anunciou que lançaria o híbrido Outlander PHEV. O modelo não fez muito sucesso por aqui, mas também não o pretendia. 20 carros por mês era a meta japonesa. Sua intenção era marcar o início dos SUVs híbridos, não encher a rua com o modelo.
A marca afirma trabalhar em um novo carro totalmente elétrico, semelhante ao i-MiEV vendido na Noruega e Suíça, mas ainda não confirma data de lançamento.

Curiosidade da História da Mitsubishi
A fabricante japonesa tem no Shopping Cidade Jardim, zona Sul de São paulo, uma cafeteria chamada Mit Café. Lá, os clientes podem se sentir no meio de uma típica trilha devido a arrojada arquitetura do espaço, além, é claro, de se deliciar com bebidas quentes e doces da Chocolat Du Jour.

Principais Modelos Mitsubishi
ASX

Lançada no início de 2010, este utilitário esportivo é um SUV urbano, sendo prático e robusto. Com seu motor em alumínio e transmissão automática, o ASX dá aula no quesito de direção confortável e segura.
Eclipse Cross

O Eclipse criado em 1985 só tem de semelhante ao Eclipe Cross o nome. A nova versão é um SUV pensado para o dia a dia. O motor 1.5 e seus 165 cavalos confirmam a intenção urbana do carro. Com 6 marchas e tração traseira, o Eclipse Cross representa um dos mais altos níveis que a Mitsubishi chegou.
L200 Triton

Seu visual redesenhado e trazendo os principais artigos de luxo já existentes nos SUVs da marca, a picape L200 Triton Sport carrega uma história de mais de 40 anos, mas sem nunca parar de inovar. Inclui motor 2.4 e potência de 190 cavalos, essa é a primeira picape no mundo a usar motor de alumínio. Com marcha de 6 velocidades e sistema eletrônico de tração, o L200 Triton Sport é valente como uma picape e confortável como um SUV.
L200 Triton Outdoor

Começou como Mitsubishi Forte, em 1978, e manteve este nome até 86. Montada apenas na Tailândia e no Brasil, a L200 é uma das duas picapes em produção da fabricante japonesa. Com motor 2.4 diesel e 190 cavalos, tem o sistema eletrônico de tração mais moderno da categoria.
Outlander

Criado em 2001 com o nome de Airtrek para o mercado japonês, e comercializado mundialmente dois anos depois, o Outlander é um SUV luxuoso que não perde o espírito off-road da marca. A versão atual do carro tem motores a partir de 2.0 e pode ser movido a gasolina ou diesel. A potência pode bater os 240 cavalos.
Outlander Sport

A versão pensada para trilhas do consagrado Outlander carrega um motor 2.0 flex e potência de 170 cavalos. Essa versão também apresenta os famosos paddle shifters, semelhantes a marcha borboleta que ficam atrás do volante. A alma esportiva fica muito evidente neste modelo.
Pajero Sport

Reformulado Pajero Sport não abandonou suas raízes de carro off-road, mas carrega agora tecnologias que deixam o percurso mais agradável. O primeiro SUV a usar motor diesel 2.4 alumínio no mundo também dota de 8 velocidades cambiais e um modo de tração off road muito mais simples.
Modelos clássicos Mitsubishi, mas descontinuados…
Airtrek

O SUV Airtrek começou a ser produzido no Japão logo na virada do milênio e foi assim até 2008, quando cedeu de vez o espaço na marca para o Outlander. O Airtrek foi um dos pioneiros dos SUV luxuosos e confortáveis, pensado para família e com bom desempenho. Com motores 2.0 e 2.4 e seus 240 cavalos de potência, o modelo tinha câmbio automático ou manual de 4 e 5 marchas.
Eclipse

Com produção iniciada em 1989, esse esportivo compacto foi resultado do trabalho conjunto de três montadoras: Mitsubishi, Chrysler e a finada Plymouth. Com opção conversível, esse coupé foi o carro mais famoso da marca japonesa e ganhou o público com suas aparições na franquia Velozes e Furiosos. O Eclipse teve 4 versões que sempre esbanjaram velocidade. O modelo foi descontinuado pela fabricante em 2011.
L200 Outdoor

Existente no mundo desde 1978 como L200 Triton, o L200 Outdoor virou um braço da linha L200 e começou a ser montado no Brasil na década de 90, mas ainda com seu nome original. Na primeira década dos anos 2000, a picape passou por atualizações e reestilizações, mas sem perder sua essência robusta, como motor 2.5 e 141 cavalos. É em 2007 que ela ganha o nome pelo qual a conhecemos. Para dar lugar a L200 Triton, o Outdoor foi descontinuado.
L200 Savana

Com a proposta de ser a mais valente da linha L200, a picape L200 Savana se destaca pela sua performance off-road. Seus equipamentos de fábrica – snorkel, para choque de impulsão, guincho dianteiro, para choque traseiro com tomada, entre outras serventias para uso fora de estrada – esse modelo dota de estética própria e imponente. Com motor 2.5 (virou 3.2 em sua segunda versão) de 121 cavalos (viraram 180). A caminhonete também foi vítima da nova L200 Triton Outdoor e teve sua produção interrompida em 2018.
Pajero Dakar

Anunciado em 2009, o Pajero Dakar tinha como diferencial capacidade de acomodar até 7 passageiros e brigava com a Toyota Hilux e Chevrolet Trailblazer por espaço no mercado. Com uma frente bem similar a da L200 Triton, era pensado para os terrenos fora de estrada. Com motor turbodiesel e tração nas 4 rodas, o Dakar dotava de várias comodidades e tecnologias em seu interior. O modelo foi descontinuado no fim de 2017 para ceder espaço ao Pajero Sport.
Pajero Full

A versão mais potente da família Pajero vem com câmbio automático de 5 marchas, motor 3.2 diesel ou 3.8 gasolina, tração com até 20 combinações diferentes e melhorias no chassi para deixar seu passeio fora de estrada confortável, mas sem perder a aventura.
Pajero TR4

Sem dúvidas ou exageros, um dos principais carros da história da Mitsubishi e que marcou gerações, mas deixou de ser produzida em todo o mundo. O Brasil, inclusive, foi o último a interromper sua produção. Sucessora da Pajero Io, chega às ruas no começo do milênio e ganha o público off road e o público urbano. Um carro capaz de agradar públicos tão heterogêneos merece uma menção aqui. (veja mais)
