História da Troller
A trajetória da Troller começou em 1994, no Ceará, com a fundação por Rogério Farias. No entanto, em 1996, a marca foi adquirida por Mário Araripe, que realmente impulsionou o crescimento da empresa. Embora Farias tenha fundado a montadora, Araripe é amplamente reconhecido como o verdadeiro fundador, dado o seu papel crucial no desenvolvimento da marca.
Mário Araripe, engenheiro natural de Crato, Ceará, é também o fundador da Casa dos Ventos, a maior empresa de geração de energia eólica do Brasil. Graças a investimentos em energias renováveis, sua fortuna atualmente ultrapassa 1,3 bilhões de dólares.
Início da Marca
A Troller foi criada com o objetivo de fabricar veículos para rally. Após a aquisição por Mário Araripe, a produção da montadora foi intensificada, resultando na criação de uma linha de veículos robustos e projetados para trilhas e competições off-road. Em 1997, a empresa foi rebatizada como Troller Veículos Especiais S.A., ganhando destaque no mercado automotivo brasileiro.
Origem do Nome Troller e Logo
O nome “Troller” foi inspirado na criatura mítica Troll, originária da mitologia escandinava, conhecida por sua força, resistência e habilidade em navegar por terrenos difíceis. O logotipo da empresa, com a letra “T” dividida e desnível, não tem uma explicação oficial clara, mas é uma marca registrada da identidade visual da montadora.
Não existem explicações concretas sobre a origem do logo e o porquê do “T” ser repartido ao meio e suas partes estarem em desnível.
Primeiro Modelo
O primeiro modelo da Troller, o RF Sport, foi lançado em 1997, equipado com motor Volkswagen AP 1.8 a gasolina. Esse modelo, com algumas modificações ao longo dos anos, continua em produção até hoje, consolidando sua reputação como um veículo projetado para condições desafiadoras.
Fábrica no Brasil
A produção da Troller ocorre no distrito industrial de Horizonte, Ceará, onde funcionam os departamentos de Design, Engenharia, Produção e Recursos Humanos. Outras divisões, como Marketing e Comercial, estão baseadas em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Aquisição da Troller pela Ford
Em 4 de janeiro de 2007, a única montadora de carros genuinamente brasileira foi adquirida pela Ford Motor Company, grupo que agrega Ford, Lincoln e Mercury.
A venda da companhia nacional para os estadunidenses se deu durante uma audiência com o então presidente da república Luiz Inácio “Lula” da Silva.
A compra da gigante norte americana visava abraçar o nicho que a Troller havia estabelecido até 2006 e, então, ganhar força nas ruas brasileiras. Apesar das vendas da Troller terem aumentado em 40% depois da aquisição, o resultado ainda deixava a desejar. Mas a principal motivação da compra foi a isenção fiscal que a gigante automobilística teria para produzir os seus carros então. Com isso, bilhões de reais anuais gerados a partir de carros com menos encargos ficariam para a Ford. Foi uma jogada inteligente e que beneficiou Ford e Troller.
Números de Vendas
Entre 2002 e 2017, a Troller emplacou 17.581 veículos no Brasil. O ano de 2015 foi o auge de vendas, com 2.019 unidades, enquanto o ano de 2006 teve o menor número, com 694 carros vendidos. O modelo mais popular, equipado com motor NGD 3.0, acumulou mais de 7 mil unidades vendidas.
Participação da Troller no Esporte
Uma das principais competições de rally em solo brasileiro é a Copa Troller. Organizada pela marca que carrega seu nome, a prova é única e abraça emoção, competição e diversão. A corrida é guiada por uma planilha entregue pela organização e tem diferentes categorias.
A marca também faz bonito no famoso Rally dos Sertões e costuma ocupar as primeiras posições na prova, inclusive, tendo as vencido por mais de uma vez.
No rally mais famoso do mundo, Paris-Dakar, em 2000, a Troller ocupou a quarta posição logo em sua estréia.
Curiosidades
Antes da aquisição de Mário Araripe, em 1997, a marca era chamada “Troler” com apenas um “L”. O segundo “L” foi adicionado para dar um toque mais internacional ao nome. Além disso, a Troller é conhecida por produzir veículos que vão além das tradicionais picapes e SUVs, como o modelo Pantanal, que apesar de robusto, foi descontinuado após um recall de chassi.
Evolução dos Modelos da Troller
RF Sport (1997):
Motor 1.8 a gasolina com 110 cavalos, voltado para rallys e dunas do Nordeste.
RF (2000):
Motor 2.0 a gasolina com 114 cavalos, última versão antes da chegada do T4.
T4 (2001):
Motor 2.8 a diesel com 132 cavalos, iniciando a famosa linha T4.
T4 Pré-Ford (2006):
Motor 3.0 a diesel com 163 cavalos, modelo de recorde de vendas.
Pantanal (2005):
Picape robusta que foi descontinuada após recall, todas as 100 unidades foram recompradas.
T4 Pós-Ford (2008):
Primeira versão sob o comando da Ford, com mais de 500 melhorias, incluindo motor 3.0 diesel e freio a disco nas quatro rodas.
T4 Desert Storm (2014):
Edição limitada, com capota rígida e removível, em cor Bege Atacama Fosco.
T4 Atual (2020):
Motor 3.2 a diesel com 200 cavalos, reestilizado e com câmbio automático pela primeira vez.
A Troller continua a se destacar no mercado off-road, com modelos robustos e prontos para enfrentar qualquer terreno, mantendo o legado de excelência que começou com o visionário Mário Araripe.