Fundador e Início da Suzuki
A história da Suzuki começa com Michio Suzuki, nascido em 1887 na província de Hogawa, Japão. Em 1909, Michio fundou uma empresa dedicada à produção de teares para a indústria têxtil japonesa, batizando-a com seu sobrenome, “Suzuki”. Utilizando as plantações de seda da sua família, ele transformou o negócio em uma operação lucrativa. Sempre inovador, Suzuki desenvolveu um tear capaz de operar até 10 vezes mais rápido que os tradicionais, destacando-se no setor.
A Transição para o Automobilismo
Insatisfeito com as limitações impostas pelo governo japonês sobre a indústria da seda, Michio Suzuki voltou sua atenção para o mundo dos automóveis. Em 1936, ele desenhou seu primeiro protótipo, marcando o início da trajetória da Suzuki no setor automotivo. No entanto, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, seus equipamentos foram requisitados pelo exército japonês. Após o fim do conflito, a Suzuki, como muitas empresas japonesas, se beneficiou do “milagre econômico” e, em 1952, lançou seu primeiro veículo: uma motocicleta de 36 cilindradas.
Origem do Nome Suzuki e Logo
O nome da marca, como é de se esperar, deriva do sobrenome de seu fundador. O icônico “S” pontiagudo que enfeita os veículos da Suzuki surgiu em 1958, após um concurso entre estudantes de arte no Japão.
O Primeiro Modelo de Carro da Suzuki
Em 1954, a Suzuki apresentou o Suzulight, seu primeiro carro, que inaugurou a febre dos “kei cars” no Japão – veículos pequenos projetados para as ruas estreitas do país. O Suzulight acomodava quatro pessoas e tinha uma velocidade máxima de 100 km/h.
Produção no Brasil
A Suzuki não tem mais uma fábrica própria no Brasil. No ano de 2015, a marca japonesa anunciou o fim das atividades do complexo de Itumbiara, Goiás, alegando “reestruturação do seu modelo de produção”.
A Mitsubishi, marca conterrânea e coligada à Suzuki, produz em seu complexo em Catalão, Goiás, o utilitário Jimny com peças importadas. Todos os outros veículos da marca são importados, o que justifica seus preços mais acentuados.
Unidades Vendidas no Brasil
Em 2017, a Suzuki emplacou 2.058 carros no Brasil, um crescimento quatro vezes maior que o mercado geral, de acordo com a “Auto Informe”. O Jimny foi o segundo carro importado mais vendido, com 216 unidades comercializadas.
Modelos Elétricos e Híbridos da Suzuki
Para atender às novas normas de emissão de CO2 no Japão, a Suzuki vem apostando em modelos híbridos e elétricos. Na Europa, veículos como Vitara, S-Cross e Swift Sport já possuem motorização híbrida. Equipados com um sistema elétrico de 48 volts e motor turbo a gasolina de 1.4 litros, esses modelos conseguem reduzir a emissão de poluentes em até 20%. No Brasil, ainda não há modelos híbridos disponíveis.
Curiosidade sobre o Vitara
A criação do Suzuki Vitara deriva de uma necessidade da marca, e não uma vontade, como costuma ser. Um dos carros mais famosos da Suzuki foi o Samurai, um típico kei car que ficou famoso por seu desempenho em trilhas. Ele era vendido nos Estados Unidos e, por conta do seu tamanho, detinha um alto índice de capotagens.
Com isso, o órgão regulador de segurança de trânsito estadunidense determinou que o referido veículo não era seguro e, para seguir sendo comercializado, deveria ser mais largo, mais longo e mais pesado. A partir dessa demanda, a Suzuki concebeu o Vitara, que viria a ser um sucesso absoluto de vendas.
Principais Modelos Suzuki
Jimny
Criado em 1970, o Suzuki Jimny foi o primeiro 4×4 compacto produzido em massa. E, até, hoje, segue como carro símbolo da marca e segue vendendo bem. O Jimny é o 4×4 mais barato do mercado nacional e seu motor 1.3 não decepciona, tanto na estrada quanto fora dela.
Jimny Sierra
A quarta geração do consagrado Jimny vem mais equipada e por isso ganha um novo nome. As principais diferenças estão na moldura da caixa de roda e do motor de 660 cilindradas, enquadro-o como um kei car. O modelo Sierra é ligeiramente mais alto e vem com câmbio automático.
Vitara
O atual Suzuki mais vendido no Brasil ostenta um motor 1.6 de alumínio com 126 cavalos. Produzido desde 1989, o Vitara está em sua quarta geração e serve muito conforto e potência para o motorista.
S-Cross
O maior Suzuki em produção, o S-Cross vem com um motor 1.4 turbo de 146 cavalos. Com um sistema de tração inteligente capaz de se adaptar em terra ou neve, o carro também ostenta câmbio automático de 6 velocidades e tem um design singular para a categoria.
Modelos clássicos Suzuki, mas descontinuados…
Samurai
O Suzuki Samurai surgiu em meados de 1970 e influenciou toda a produção de carros fora de estrada da Suzuki e de várias outras montadoras. Chamado primeiramente de Samurai LJ10 (LJ = Light Jeep, ou Jeep leve), ele é o antecessor direto do Jimny. O pequeno off road japonês impressionou por sua performance na terra e seu (pouco) tamanho. Ideal para as estreitas ruas japonesas, assim como as trilhas brasileiras.
SWIFT
Um dos primeiros importados a chegar às ruas brasileiras, em 1991, o Swift veio com versões sedan e hatch mirando em dois público e não acertou em nenhum. Logo sua importação foi cessada. Quase 20 anos depois, o modelo voltou ao Brasil, mas, agora, com uma pegada esportiva, com motor 1.6, clara e que mirava em um público mais jovem. Porém, o Swift rapidamente teve sua produção interrompida de volta e não se especula um retorno do carro ao país.
SX4
Comercializado no Brasil no curto período entre 2009 e 2015, o SX4 tinha motor 2.0 de 145 cavalos e opção de tração nas 4 rodas. O compacto médio japonês, porém, pecava em não ter assistente de rampa, controle de tração e estabilidade e airbags laterais, por exemplo. Com a interrupção de sua produção, a Suzuki logo lançou seu sucessor direto, o S-Cross.