fbpx

BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido

Veja o mais novo lançamento chinesice promete abalar o mercado nacional de SUV, O BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido!
BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido

Sumário

Com o lançamento do Song Pro, a BYD continua a expandir sua presença no Brasil, marcando uma nova fase ao lado do modelo King. Após estabelecer sua reputação com os elétricos Dolphin e Dolphin Mini, a empresa agora foca em conquistar o mercado com híbridos em segmentos competitivos. Inicialmente, o foco foi no sedã; agora, a atenção se volta para o SUV médio.

O BYD Song Pro capitaliza a popularidade de seu irmão maior, o Song Plus, ao se posicionar como uma opção mais acessível em termos de preço e equipamentos. Este SUV médio é projetado para competir com modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, oferecendo a vantagem de ser um híbrido plug-in (PHEV) e ligeiramente maior.

Embora o Song Pro não seja isento de imperfeições, ele possui características robustas que o tornam uma opção atraente. Com um preço na faixa dos R$ 200 mil, ele enfrenta uma competição acirrada, mas está bem armado para atrair consumidores interessados em um veículo híbrido plug-in.

Dimensões do BYD Song Pro

Embora o Song Pro esteja abaixo do Song Plus na hierarquia de modelos da BYD, ele não é menor em tamanho. Com 4.738 mm de comprimento, o Song Pro é 33 mm mais longo que o Song Plus. No entanto, ele tem uma distância entre-eixos menor (2.712 mm) e é mais estreito (1.860 mm). Em termos de altura, o Song Pro é superior, medindo 1.710 mm.

À primeira vista, os dois modelos podem parecer semelhantes devido ao compartilhamento de muitos elementos de design, mas há diferenças notáveis na dianteira e, principalmente, na traseira.

BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido

Ao contrário do Song Plus, o Song Pro ostenta apenas o logotipo “BYD” na traseira, sem o texto “Build Your Dreams”. Este SUV médio combina um design bonito e discreto, sem excessos de recortes e linhas marcantes.

As rodas de 18 polegadas podem parecer pequenas para o tamanho do veículo, mas os pneus 225/60 contribuem para um conforto de condução superior. Muitos podem confundir o Song Pro com uma reestilização do Song Plus, mas ele se apresenta como um modelo distinto.

BYD Song Pro: Interior, Tecnologia e Conforto

O interior do BYD Song Pro reflete sua posição abaixo do Song Plus. Embora não tenha um acabamento muito inferior, há um uso maior de plásticos, e o painel de instrumentos conta com uma tela de 8,8″ em vez da tela de 12,3″ do Song Plus, apresentando resolução mais baixa e menos opções de visualização.

A famosa tela giratória é de 12,8″ (comparada aos 15,6″ do Plus), oferecendo espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, navegação GPS integrada e um sistema de câmeras 360 com visualização 3D.

BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido

A BYD é conhecida tanto pelo acabamento quanto pelos equipamentos, e o Song Pro mantém um bom nível de qualidade. Os materiais são suaves ao toque, com couro claro em várias áreas, exigindo cuidados extras na limpeza.

No entanto, a marca acelerou a homologação do Song Pro e deixou de incluir assistentes de condução e segurança avançados, oferecendo apenas controle de tração e estabilidade e seis airbags.

Isso é uma desvantagem em comparação com modelos mais baratos que já possuem piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa e frenagem automática, o que pode desanimar compradores de um carro moderno.

Apesar de ter uma distância entre-eixos menor que o Song Plus, o Song Pro oferece um espaço interno generoso. O banco traseiro permite ajustar o ângulo do encosto e acomoda confortavelmente dois adultos, tanto em largura quanto em espaço para as pernas.

BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido

No entanto, o terceiro passageiro terá menos conforto devido ao apoio de braços central e o espaço mais limitado, embora o piso seja plano. A saída de ar-condicionado na traseira é um ponto positivo, e a única porta USB-C está localizada na segunda fileira, com as demais portas sendo USB-A, inclusive na dianteira.

O porta-malas, com acionamento elétrico, oferece 520 litros de capacidade. No entanto, não há estepe, apenas um kit de reparo, o que pode ser um problema em algumas regiões do Brasil e durante viagens longas. O espaço do estepe é ocupado por parte do sistema elétrico e conversores do PHEV, assim como no Song Plus.

BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido

O BYD Song Pro é projetado com foco no conforto, oferecendo características que tornam a condução mais silenciosa e agradável. Os vidros dianteiros possuem dupla camada para reduzir os ruídos externos, complementados por um excelente isolamento acústico que torna o som do motor quase imperceptível quando em funcionamento.

A suspensão é ajustada para proporcionar uma condução suave, e a direção elétrica leve facilita o manuseio, especialmente durante longos períodos no trânsito. Além disso, os bancos dianteiros são projetados para oferecer um alto nível de conforto.

Motorização e Consumo

O BYD Song Pro é equipado com um motor 1.5 aspirado que oferece 98 cv e 12,4 kgfm, contribuindo significativamente para o baixo consumo de combustível. Este motor alimenta principalmente as baterias de 18,3 kWh, que, por sua vez, suportam o motor elétrico de 197 cv e 30,6 kgfm. Quando combinados, os motores produzem um total de 235 cv no modelo Song Pro GS.

Para recarregar a bateria, o veículo aceita até 6,6 kW em corrente alternada (AC), sem opção para corrente contínua (DC). O carregador de bordo incluído permite recarga em uma tomada padrão, e um Wallbox de 7 kW é mais do que suficiente.

O carro oferece modos de condução EV e HEV, além das opções Eco, Sport e Normal, com configurações para direção Comfort e Esportivo, e força de regeneração Normal e Hard.

BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido

Na cidade, o conforto da suspensão e o isolamento acústico fazem com que o Song Pro se assemelhe a um carro elétrico. No modo HEV, o motor 1.5 opera esporadicamente, alcançando um consumo de 50 km/litro com bateria e 18,2 km/litro quando recarrega as baterias. No entanto, confiar apenas no motor 1.5 não é ideal, e um carregador é essencial.

No modo híbrido, a bateria do Song Pro GS permite rodar cerca de 140 km antes de acionar o motor a combustão, mantendo um mínimo de 25% de carga. Este desempenho é alcançado devido ao uso ocasional do motor 1.5, especialmente durante as acelerações.

A autonomia no modo EV é estimada em cerca de 100 km. Para uso urbano diário, o Song Pro mostra mais vantagens do que desvantagens.

Em estrada, onde os híbridos geralmente não são tão eficientes, o Song Pro supera o Song Plus em desempenho, especialmente após a atualização das baterias. No modo Hybrid, rodou 140 km antes de acionar o motor a combustão, com um consumo de 28,5 km/litro. Fora do alcance da bateria, o consumo cai para 17,8 km/litro.

Para um desempenho ideal, é crucial manter as baterias do Song Pro bem carregadas. Dependendo apenas do motor 1.5 aspirado pode comprometer o desempenho, especialmente em viagens mais longas.

Em termos de aceleração, o Song Pro vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, com retomadas entre 5 a 6 segundos, números que dependem da carga da bateria.

Considerações finais e preços

O BYD Song Pro vem equipado com a função V2L, permitindo conectar aparelhos de 220V em uma tomada alimentada pelo carro, que pode até acionar o motor a combustão para funcionar como um gerador.

No entanto, a pressa em lançar o SUV resultou na ausência de sistemas avançados de assistência à condução no processo de homologação, o que pode dar à concorrência uma vantagem ao atrair compradores que buscam esses recursos. Além disso, a ausência de um retrovisor interno fotocrômico é notável.

Mesmo sendo mais acessível, o sedã King não será o principal destaque da BYD no Brasil. O Song Pro, apesar de algumas limitações, tem potencial para se tornar o carro-chefe da marca no país, especialmente por ser um SUV.

Ele também promete ser um concorrente formidável para modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, oferecendo uma impressionante autonomia de mais de 1.000 km com um tanque de 52 litros de gasolina.

A BYD anunciou que os preços do Song Pro começam em R$189.800 para a versão GL e chegam a R$199.800 para a versão GS. Embora a versão GS seja mais cara, é a escolha mais vantajosa por R$199.800. A bateria maior oferece uma autonomia superior e um melhor desempenho para o SUV híbrido. Em uma categoria onde R$10 mil não são um grande impeditivo, a versão GS se destaca como a melhor opção.

Gostou do artigo BYD Song Pro: O novo rival do Corolla Cross Híbrido Compartilhe…
Continue lendo outros artigos relacionados: