Com o lançamento do Song Pro, a BYD continua a expandir sua presença no Brasil, marcando uma nova fase ao lado do modelo King. Após estabelecer sua reputação com os elétricos Dolphin e Dolphin Mini, a empresa agora foca em conquistar o mercado com híbridos em segmentos competitivos. Inicialmente, o foco foi no sedã; agora, a atenção se volta para o SUV médio.
O BYD Song Pro capitaliza a popularidade de seu irmão maior, o Song Plus, ao se posicionar como uma opção mais acessível em termos de preço e equipamentos. Este SUV médio é projetado para competir com modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, oferecendo a vantagem de ser um híbrido plug-in (PHEV) e ligeiramente maior.
Embora o Song Pro não seja isento de imperfeições, ele possui características robustas que o tornam uma opção atraente. Com um preço na faixa dos R$ 200 mil, ele enfrenta uma competição acirrada, mas está bem armado para atrair consumidores interessados em um veículo híbrido plug-in.
Dimensões do BYD Song Pro
Embora o Song Pro esteja abaixo do Song Plus na hierarquia de modelos da BYD, ele não é menor em tamanho. Com 4.738 mm de comprimento, o Song Pro é 33 mm mais longo que o Song Plus. No entanto, ele tem uma distância entre-eixos menor (2.712 mm) e é mais estreito (1.860 mm). Em termos de altura, o Song Pro é superior, medindo 1.710 mm.
À primeira vista, os dois modelos podem parecer semelhantes devido ao compartilhamento de muitos elementos de design, mas há diferenças notáveis na dianteira e, principalmente, na traseira.

Ao contrário do Song Plus, o Song Pro ostenta apenas o logotipo “BYD” na traseira, sem o texto “Build Your Dreams”. Este SUV médio combina um design bonito e discreto, sem excessos de recortes e linhas marcantes.
As rodas de 18 polegadas podem parecer pequenas para o tamanho do veículo, mas os pneus 225/60 contribuem para um conforto de condução superior. Muitos podem confundir o Song Pro com uma reestilização do Song Plus, mas ele se apresenta como um modelo distinto.
BYD Song Pro: Interior, Tecnologia e Conforto
O interior do BYD Song Pro reflete sua posição abaixo do Song Plus. Embora não tenha um acabamento muito inferior, há um uso maior de plásticos, e o painel de instrumentos conta com uma tela de 8,8″ em vez da tela de 12,3″ do Song Plus, apresentando resolução mais baixa e menos opções de visualização.
A famosa tela giratória é de 12,8″ (comparada aos 15,6″ do Plus), oferecendo espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, navegação GPS integrada e um sistema de câmeras 360 com visualização 3D.

A BYD é conhecida tanto pelo acabamento quanto pelos equipamentos, e o Song Pro mantém um bom nível de qualidade. Os materiais são suaves ao toque, com couro claro em várias áreas, exigindo cuidados extras na limpeza.
No entanto, a marca acelerou a homologação do Song Pro e deixou de incluir assistentes de condução e segurança avançados, oferecendo apenas controle de tração e estabilidade e seis airbags.
Isso é uma desvantagem em comparação com modelos mais baratos que já possuem piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa e frenagem automática, o que pode desanimar compradores de um carro moderno.
Apesar de ter uma distância entre-eixos menor que o Song Plus, o Song Pro oferece um espaço interno generoso. O banco traseiro permite ajustar o ângulo do encosto e acomoda confortavelmente dois adultos, tanto em largura quanto em espaço para as pernas.

No entanto, o terceiro passageiro terá menos conforto devido ao apoio de braços central e o espaço mais limitado, embora o piso seja plano. A saída de ar-condicionado na traseira é um ponto positivo, e a única porta USB-C está localizada na segunda fileira, com as demais portas sendo USB-A, inclusive na dianteira.
O porta-malas, com acionamento elétrico, oferece 520 litros de capacidade. No entanto, não há estepe, apenas um kit de reparo, o que pode ser um problema em algumas regiões do Brasil e durante viagens longas. O espaço do estepe é ocupado por parte do sistema elétrico e conversores do PHEV, assim como no Song Plus.

O BYD Song Pro é projetado com foco no conforto, oferecendo características que tornam a condução mais silenciosa e agradável. Os vidros dianteiros possuem dupla camada para reduzir os ruídos externos, complementados por um excelente isolamento acústico que torna o som do motor quase imperceptível quando em funcionamento.
A suspensão é ajustada para proporcionar uma condução suave, e a direção elétrica leve facilita o manuseio, especialmente durante longos períodos no trânsito. Além disso, os bancos dianteiros são projetados para oferecer um alto nível de conforto.
Motorização e Consumo
O BYD Song Pro é equipado com um motor 1.5 aspirado que oferece 98 cv e 12,4 kgfm, contribuindo significativamente para o baixo consumo de combustível. Este motor alimenta principalmente as baterias de 18,3 kWh, que, por sua vez, suportam o motor elétrico de 197 cv e 30,6 kgfm. Quando combinados, os motores produzem um total de 235 cv no modelo Song Pro GS.
Para recarregar a bateria, o veículo aceita até 6,6 kW em corrente alternada (AC), sem opção para corrente contínua (DC). O carregador de bordo incluído permite recarga em uma tomada padrão, e um Wallbox de 7 kW é mais do que suficiente.
O carro oferece modos de condução EV e HEV, além das opções Eco, Sport e Normal, com configurações para direção Comfort e Esportivo, e força de regeneração Normal e Hard.

Na cidade, o conforto da suspensão e o isolamento acústico fazem com que o Song Pro se assemelhe a um carro elétrico. No modo HEV, o motor 1.5 opera esporadicamente, alcançando um consumo de 50 km/litro com bateria e 18,2 km/litro quando recarrega as baterias. No entanto, confiar apenas no motor 1.5 não é ideal, e um carregador é essencial.
No modo híbrido, a bateria do Song Pro GS permite rodar cerca de 140 km antes de acionar o motor a combustão, mantendo um mínimo de 25% de carga. Este desempenho é alcançado devido ao uso ocasional do motor 1.5, especialmente durante as acelerações.
A autonomia no modo EV é estimada em cerca de 100 km. Para uso urbano diário, o Song Pro mostra mais vantagens do que desvantagens.
Em estrada, onde os híbridos geralmente não são tão eficientes, o Song Pro supera o Song Plus em desempenho, especialmente após a atualização das baterias. No modo Hybrid, rodou 140 km antes de acionar o motor a combustão, com um consumo de 28,5 km/litro. Fora do alcance da bateria, o consumo cai para 17,8 km/litro.
Para um desempenho ideal, é crucial manter as baterias do Song Pro bem carregadas. Dependendo apenas do motor 1.5 aspirado pode comprometer o desempenho, especialmente em viagens mais longas.
Em termos de aceleração, o Song Pro vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, com retomadas entre 5 a 6 segundos, números que dependem da carga da bateria.
Considerações finais e preços
O BYD Song Pro vem equipado com a função V2L, permitindo conectar aparelhos de 220V em uma tomada alimentada pelo carro, que pode até acionar o motor a combustão para funcionar como um gerador.
No entanto, a pressa em lançar o SUV resultou na ausência de sistemas avançados de assistência à condução no processo de homologação, o que pode dar à concorrência uma vantagem ao atrair compradores que buscam esses recursos. Além disso, a ausência de um retrovisor interno fotocrômico é notável.
Mesmo sendo mais acessível, o sedã King não será o principal destaque da BYD no Brasil. O Song Pro, apesar de algumas limitações, tem potencial para se tornar o carro-chefe da marca no país, especialmente por ser um SUV.
Ele também promete ser um concorrente formidável para modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, oferecendo uma impressionante autonomia de mais de 1.000 km com um tanque de 52 litros de gasolina.
A BYD anunciou que os preços do Song Pro começam em R$189.800 para a versão GL e chegam a R$199.800 para a versão GS. Embora a versão GS seja mais cara, é a escolha mais vantajosa por R$199.800. A bateria maior oferece uma autonomia superior e um melhor desempenho para o SUV híbrido. Em uma categoria onde R$10 mil não são um grande impeditivo, a versão GS se destaca como a melhor opção.