Fundador
Yataro Iwasaki nasceu em 1835 em uma família de agricultores de Kochi. Ele foi estudar em Tóquio, mas, por motivos familiares, teve de interromper seus estudos. Ao acusar um magistrado de corrupção, Iwasaki foi enviado à cadeia e lá ficou por quase um ano. Ao sair, virou professor.
O homem conseguiu novamente emprego no escritório Tosa (um poderoso clã local), já que antes de partir para a capital do país Iwasaki já havia trabalhado para a empresa. Em 1868, ele alugou os direitos de negociação de uma empresa do clã Tosa e, em 1873, essa empresa foi batizada de Mitsubishi.
Início da Marca
Fundada ainda no Século XIX, a Mitsubishi operou em uma vasta gama de áreas, muitas vezes sem relação entre si. Desde comércio naval a produção bélica. Porém, a fim de otimizar os negócios e dar mais liberdade as marcas do conglomerado, a empresa-mãe começou sua fragmentação. Primeiramente, se subdividiu em três: Mitsubishi Bank, Mitsubishi Corporation e Mitsubishi Heavy Industries. A primeira era a divisão bancária e que, após fusão com o Banco de Tóquio, se tornou o maior banco japonês; a segunda era a divisão geral de comércios e ainda é a maior do país; a última abraçava os departamentos de automóveis, produção nuclear e químico.
No ano de 1917, a partir de um desmembramento da Mitsubishi Heavy Industries, a montadora hoje estabelecida no mercado surgiu e focou sua produção nos automóveis. Nascia assim a Mitsubishi Motors, a sexta maior produtora de veículos no Japão. A magnitude que a montadora tomou hoje se dá muito graças ao sobrinho do fundador, Koyata Iwasaki, que viu nos carros um negócio lucrativo e promissor.
Origem do Nome e Logo
A logomarca da empresa foi definida antes mesmo do seu nome. O diamante triplo é proveniente da junção dos símbolos das famílias Iwasaki e Tosa, castanha e carvalho, respectivamente. Assim, com a união desses ícones, foi formada a marca que conhecemos até hoje.
Como o nome veio depois, ficou mais fácil. Nem precisaram pensar muito. “Mitsu” significa “três” e “Bishi” quer dizer “diamante”.
Primeiro Modelo
A marca foi a pioneira na produção em série de um modelo no Japão. O Mitsubishi Model A foi produzido em larga escala e foi ideia do então presidente da empresa e sobrinho do fundador, Koyata Iwasaki. Projetado para funcionários do governo e grandes empresários, o Mitsubishi Model A deveria ser a mais fiel síntese do povo japonês em um carro. O paradoxo, porém, está na base do modelo supracitado. Os japoneses usavam o italiano Fiat Tipo 3 como eixo para produzirem o Model A.
Por ter de ser feito a mão, só 22 unidades foram feitas e sua produção logo foi interrompida. O Model A tinha 31 cavalos e 2765 cilindradas.
Produção no Brasil
A Mitsubishi Motors chegou ao Brasil em 1991, sendo uma das primeiras marcas internacionais a se instalar por aqui. Assim, nasceu a Mitsubishi Motors do Brasil, um braço nacional da empresa japonesa. Logo em 1997, a empresa inaugurou uma sede em Goiás, na cidade de Catalão. Com isso, se tornou a primeira fábrica automotiva no país com capital 100% nacional.
Em julho do ano seguinte, saía de Catalão o primeiro Mitsubishi genuinamente brasileiro. O carro em questão era uma L200 cabine dupla, a diesel e tração nas 4 rodas.
Atualmente, a Mitsubishi Motors do Brasil emprega mais de 2500 funcionários que produzem diariamente mais de 200 carros.
Unidades Vendidas
Segundo dados da “Future Transport”, a marca japonesa vendeu mais de 1 milhão e 200 mil veículos no mundo todo. Já no Brasil, a montadora não chega em 30 mil carros por ano.
Mundo Esportivo
A Mitsubishi Motors aposta o sucesso de seus carros também no mundo competitivo. O rally mais famoso do mundo, o Rally Dakar, é super tradicional e acontece todos os anos desde 1979 (exceção feita ao ano de 2008, quando a prova foi cancelada por motivos de segurança). O Pajero, principal carro de competição da marca, já faturou o primeiro lugar 12 vezes – fazendo da Mitsubishi a montadora com mais títulos – além de figurar no pódio mais 26 vezes. A empresa japonesa dá aula quando o assunto é rally de velocidade.
Além da imponência no rally mais famoso do mundo, a Mitsubishi também faz bonito em eventos nacionais. O “Rally dos Sertões” é o mais famoso e completo rally de velocidades em solo brasileiro. A marca japonesa também ostenta prêmios por aqui. Em 2019, a Mitsubishi foi a maior campeã e foi a melhor em 4 categorias. Outra conquista simbólica da marca estava no grid, 60% dos carros que participaram da prova tinham o diamante triplo na frente do carro.
Curiosidade
A montadora japonesa tem no Shopping Cidade Jardim, zona Sul de São paulo, uma cafeteria chamada Mit Café. Lá, os clientes podem se sentir no meio de uma típica trilha devido a arrojada arquitetura do espaço, além, é claro, de se deliciar com bebidas quentes e doces da Chocolat Du Jour.
Principais Modelos Mitsubishi Off-Road
L200 Triton
Começou como Mitsubishi Forte, em 1978, e manteve este nome até 86. Montada apenas na Tailândia e no Brasil, a L200 é a única picape em produção da fabricante japonesa. Com motor 2.4 diesel e 190 cavalos, tem o sistema eletrônico de tração mais moderno da categoria.
L200 Savana
Começou como Mitsubishi Forte, em 1978, e manteve este nome até 86. Montada apenas na Tailândia e no Brasil, a L200 é a única picape em produção da fabricante japonesa. Com motor 2.4 diesel e 190 cavalos, tem o sistema eletrônico de tração mais moderno da categoria.
L200 Outdoor
Começou como Mitsubishi Forte, em 1978, e manteve este nome até 86. Montada apenas na Tailândia e no Brasil, a L200 é a única picape em produção da fabricante japonesa. Com motor 2.4 diesel e 190 cavalos, tem o sistema eletrônico de tração mais moderno da categoria.
Pajero Sport
O reformulado Pajero Sport não abandonou suas raízes de carro off-road, mas carrega agora tecnologias que deixam o percurso mais agradável. O primeiro SUV a usar motor diesel 2.4 alumínio no mundo também dota de 8 velocidades cambiais e um modo de tração off road muito mais simples.
Pajero Full
A versão mais potente da família Pajero vem com câmbio automático de 5 marchas, motor 3.2 diesel ou 3.8 gasolina, tração com até 20 combinações diferentes e melhorias no chassi para deixar seu passeio fora de estrada confortável, mas sem perder a aventura.
Pajero Full 3D
A versão 3 portas do Pajero Full ostenta um motor 3.2 diesel de 200 cavalos e muito conforto. Acessórios como câmera de ré e sistema de suspensão independente são alguns dos itens que agregam valor a esse carro.
Pajero TR4
Sem dúvidas ou exageros, um dos principais carros da marca e que marcou gerações, mas deixou de ser produzida em todo o mundo. O Brasil, inclusive, foi o último a interromper sua produção. Sucessora da Pajero Io, chega às ruas no começo do milênio e ganha o público off road e o público urbano. Um carro capaz de agradar públicos tão heterogêneos merece uma menção aqui. (veja mais)
Pajero Dakar
Anunciado em 2009, o Pajero Dakar tinha como diferencial capacidade de acomodar até 7 passageiros e brigava com a Toyota Hilux e Chevrolet Trailblazer por espaço no mercado. Com uma frente bem similar a da L200 Triton, era pensado para os terrenos fora de estrada. Com motor turbo diesel e tração nas 4 rodas, o Dakar dotava de várias comodidades e tecnologias em seu interior. O modelo foi descontinuado no fim de 2017 para ceder espaço ao Pajero Sport.